Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 28 de março de 2011

Morte no Odinismo II

Oi galera hoje vou dar continuação ao post morte no Odinismo falando sobre os mundo que os mortos habitam.

Helgafjell



Helgafjell, “a montanha sagrada” era uma idéia de vida após a morte que aparecia nas fontes nórdicas do oeste. Esta montanha poderia ser uma formação montanhosa na vizinhança, e era tão sagrada que as pessoas não poderiam olhar em sua direção sem antes lavar o rosto. Na montanha sagrada, os integrantes dos clãs nórdicos levavam uma vida semelhante a que eles haviam tido vivido no mundo mortal. Alguns médiuns podiam olhar para a montanha e o que viam não era assustador, mas era um cenário com uma fogueira quente, onde bebiam e conversavam. A idéia principal seria dos que não morressem como guerreiro os cidadão comuns fossem para lá.
Niflheim


É muito comum encontrar livros e até sites que chamem esse mundo de Hel, isso se deve ao nome da giganta guardiã desse mundo Hel a deusa cadáver filha de Loki e também por muitos associarem ao que seria um “inferno” para os nórdicos.
O reino de punição era uma praia feita de cadáveres chamada Náströnd dentro de Niflheim. Seu mundo é separado do dos vivos por uma corredeira denominada Gjöll através do qual está Gjallarbrú uma ponte sobre o rio, pela qual os mortos devem passar. Os portões são pesados, e fechando atrás daqueles que passam para nunca mais retornarem. Niflheim é o destino final para aqueles que não morrem em batalha, mas por idade ou doença. No Baldrs draumar, nós lemos que Hel tinha decorado uma generosa mesa quando ela esperava por Baldr para adentrar em seu salão. Ainda, é provável que não era um destino atrativo, como as sagas contam de guerreiros que cortavam a si mesmos com lanças antes de morrer a fim de enganar Hel para pensar que haviam morrido de forma heróica em batalhas.
Valhalla


Valhalla era o destino de metade daqueles que morriam em batalha recolhidos como einherjar, uma comitiva reunida com um único propósito: manter-se apta para a batalha, em preparação para a última grande batalha: Ragnarök. Em oposição ao reino de Hel, que era um reino subterrâneo dos mortos, parece que Valhalla estava localizado em algum lugar nos céus. O reino de Odin era principalmente uma morada para os homens, e as mulheres que viviam lá eram as valquírias que pegavam os guerreiros caídos no campo de batalha e traziam-nos para o salão de Odin onde elas davam hidromel a eles. Há pouca informação para onde as mulheres iam, mas ambos Helgafjell e o reino de Hel deviam ser abertos a mulheres e os generosos presentes dados as mulheres mortas poderia demonstrar que eles entendiam haver uma vida após a morte para as mulheres também, que é a pergunta de muitos.
Fólkvangr


Fólkvangr é um salão pós-morte sob o domínio da deusa Freyja, que escolhia metade daqueles que morriam em batalha para morar com ela lá. De acordo com o poema da Poetic Edda, Grímnismál:



Fólkvangr é o nono, lá Freyja comanda
As audiências no salão.
Ela escolhe a metade dos mortos cada dia,
Mas Odin tem a outra metade.

Espero ter matado muitas duvidas hoje e espero vocês quinta pra mais um post,
valeu



4 comentários:

  1. Bom saber de pessoas no Brasil que levam o Odinismo à sério.

    Eu te saúdo, irmão.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, seus posts são ótimos, mas eu tenho que fazer uma correção.

    O Valhalla não é um dos mundos, ele é o palácio de Odin, localizado no mundo de Asgard, onde estão também os palácios dos demais deuses. ;)

    ResponderExcluir
  3. Sim no textos do Valhalla nao o coloquei como um mundo, pois como mencionou, ele nao è

    "Valhalla era o destino de metade daqueles que morriam em batalha recolhidos como einherjar"

    Esse lugares sitados acima são os 'Lugares' pós morte no caso do Niflhell e Niflheim são mundos mas outras são apenas destinos dentro dos nove mundos. Desculpe-me se foi o que dei a entender.

    ResponderExcluir