Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 22 de março de 2011

Sociedade Celta


Olá galera, mais uma terça-feira. Hoje vou falar um pouco mais sobre como era a sociedade Celta, não vou me aprofundar muito neste assunto porque senão esse post não acabará nunca.
Os Celtas viviam em uma Oppidum governada por Reis Guerreiros, por Rainhas ou Aristocratas que fosse eleito pelo povo, uma vez que estes não permitem serem dominados facilmente, mas normalmente pertencia a família do governador anterior, mas nem sempre o filho dele, como se vê em muitos casos de reinados, tal como foi em Portugal.
Tais comunidades ou aldeias por assim dizer, eram cercadas com paliçadas e fossos para defesa, e por trás dessa proteção havia uma extraordinária organização na distribuição de espaço. As casas que eram circulares, feitas de madeira ou pedra e olmo ficavam de um lado da aldeia, de outro lado havia o comercio onde também eram discutidos os planos e estratégias antes das batalhas e um lugar reservado aos Deuses, que eram preservados pelos sacerdotes, mas nada como templos, não, muito pelo contrario, os Deuses não aceitariam este tipo de homenagem, por tanto eram criados espaços com pedras grandes e próximas a matas, bosques e florestas, para ali celebrar e agradecer aos Deuses.
Praticamente, a sociedade de dividia em três partes: A Nobreza, constituída pelos melhores guerreiros, os Sacerdotes Druida, que eram os responsáveis pelas cerimonias e preparo de poções “mágicas” para cura, entre outros e os Homens considerados Livres, os ferreiros, artesãos, ou produtores de algum bem para ao grupo ao que pertencia.
Para sobreviver os Celtas cultivavam mais o trigo e criavam também gado, que era uma forma de determinas a riqueza de cada um, uma vez que não haviam valor de moeda entre eles, portando quanto mais gado você tivesse, mais rico seria. Muito criativos no artesanato foram eles que criaram o xadrez para suas vestes e criaram também o barril para transportas as bebidas.
Quanto aos seus trajes, era comum entre os homens o uso de calças, túnicas feitas de linho que iam até seus joelhos, as mulheres já usavam túnicas também de linho até os tornozelos, ambos usavam mantos ou capas de lã. Sempre com muitos broches, anéis de ouro, cintos ou faixas coloridas. Já quando os guerreiros e guerreiras iam para a batalha, eles pintavam-se de anil, para parecerem mais assustadores, usavam o cabelo comprido e raspavam os corpos que normalmente eram tatuados com desenhos estranhos ou figuras de animais, normalmente referente ao totem da tribo. Eles clareavam o cabelo com água de cal, os eriçava para o alto ou prendiam puxados para trás.
Os celtas aterrorizavam seus oponentes tanto pelas táticas e coragem diante das batalhas quanto a sua aparência, uma vez que eram altos músculos e na sua maioria loira e ruiva.
Bom galera, espero que tenham gostado e aprendido um pouco mais dessa civilização, até quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário