Pesquisa Nibelung´s Alliance

quinta-feira, 24 de março de 2011

Música e Dança






A música e a dança celta vêm sendo mantidas e preservadas pelos povos em que a influência dos celtas é mais visível, como nos sete países mais celtas: Escócia, Irlanda, Pais de Gales, Bretanha (região da França), Espanha, Inglaterra e a Grã Bretanha , assim como os países que sofreram influência desses povos, tais como os EUA e o Canadá (em sua região Norte). Muitos confundem às vezes a new age com a música celta, mas o fato é que esse estilo tem muito pouco em comum com a música tradicional.
As danças celtas mais conhecidas são as reels, as jigas, valsas, marchas, entre outras. Vou falar aqui sobre as duas principais e mais bonitas (na minha opinião), que são as Reels e as Jigas .

Reels: caracterizada pela formação de roda e utilização a figura do oito. Com a adaptação do nome para "rilo" a dança foi apreciada nos salões brasileiros nos séculos passados e depois levada meios rurais do Rio Grande do Sul. No entanto não tem exatamente trajes típicos para serem dançada, apenas roupas coloridas.



Jigas: se trata de uma dança barroca, de origem irlandesa. São danças mais leves e densas de movimento rítmico continuo e circulatório. E saltitante. Os trajes nos fazem recordar o século retrasado, as mulheres utilizando vestidos coloridos e os homens bem vestidos normalmente de preto.
Já os instrumentos utilizados nas musicais celtas são: violinos, acordeons, flauta, banjo (usado mais nos EUA), gaitas de foles, bodhran (instrumento de percussão), etc.

Violino: é um instrumento de cordas de quadro cordas, sendo elas E (Mi), A (La), D (Ré) e G (Sol) e timbre muito agudo.

Acordeon: há quem o chame de sanfona, seu som é produzido pelo ar que entra entre duas paletas chamadas de castelo, que soam mais grave ou agudo de acordo com a distancia entre elas. Possui também um teclado vertical no lado direito e botões chamados de baixos no lado esquerdo.

Flauta: conhecida também como PennywhistleI, é uma pequena flauta normalmente de madeira, mas também se encontra de latão ou estanho. O que a diferencia das demais flautas é seu timbre que é mais agudo e claro e tem apenas seis furos, já que existem flautas com até 10 furos.

Banjo: instrumento de corda de corpo redondo e com uma abertura circular em sua frente, um longo e fino braço e cordas metálicas, podendo ter quatro ou seis cordas. Ele é mais utilizado por grupos de folk americanos.

Gaita-de-fole: Com certeza este é o instrumento musical mais utilizado nas musicas celtas e folks em geral. Ele é composto por um tubo melódico e um insuflador ligados a uma bolsa de ar. Mesmo sendo um instrumento de ar como uma gaita normal, não há necessidade do musico ter que interromper a melodia para respirar, já que no Fole já haverá ar suficiente para uma breve respiração.

Bom galera por hora é isso, semana que vem estarei falando sobre bandas e grupos dedicados ao celtismo.

“É na música que nos aproximamos mais de nossos Deuses.”

3 comentários:

  1. Gostei uum pouco desse comentário. Sobre a dança de 'jigas' mais tou fazendo um trabalho e ñ tenho certeza se é mesmo esse tipo de dança que se mostra aqui na foto de mulheres de vestidos rosas.

    ResponderExcluir
  2. Olá, atualizei este post com uma nova imagem para demostrar exatamente qual é a Dança Jiga.

    ResponderExcluir
  3. Oi! adorei o blog. parabéns! sabe onde se pode aprender essas danças aki no Brasil? ou se tem dvds?
    Beth

    ResponderExcluir