Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 21 de março de 2011

Significado das Comemorações Odinistas

Atendendo um pedido em especial de um de nossos seguidores.
Em especial a comemoração de sábado (20/03) o Haustablót.

Haustablót: Equinócio de Outono, Sacrifício de Outono. A luz e as trevas se equilibram novamente e a morte adentra sua influência sobre o ano. O perecimento de todas as coisas é o tema deste festival. Freyja está no submundo atrás de seu colar. Baldr se encontra no submundo também. Sif têm seus cabelos dourados cortados por Loki. Idunn é refém de Thiassi. Um grande sacrifício é feito aos velhos deuses para proteção e reflexão neste tempo em que as coisas perecem e os estoques de alimentos e lenham devem começar a ser feitos para esperar o inverno. Os deuses e homens estão desesperados e ansiosos pelo retorno da luz.

Freyrfaxi ou Loafmass: Festa de Frey ou Festa do Pão. Celebramos a primeira colheita com um grande sumbel e oferendas para os elfos e seu senhor Frey pelas graças da colheita. Pães sagrados são feitos especialmente para esta data e os Deuses do Grão são venderados, como Frey e Sif, Byggvir, João Cevada, Jord. A paixão de Frey estimula a terra a produzir.

Winternaettr: Noites de Inverno. O véu entre os mundos fica fraco e também os quatro Senhores das Estrelas, Nordri, Austri, Sudri e Vestri abrem seus portais dos mundos e todos espíritos vagam livres por Midgard. Isto ocorre, porque no final das noites a Caçada Selvagem, das almas, irá começar. Nesta noite Odin, O Senhor dos Enforcados irá se sacrificar por nove noites em Yggdrasil, em busca do êxtase e do domínio das runas, renascendo como o Altíssimo, o Senhor da Caçada Selvagem, que têm início na madrugada da última noite. Durante os ritos, necromancia é praticada e os mortos são convidados a participar dos ritos e a descerem no Wéoh para dar conselhos, lançar encantamentos ou fazer previsões.

Yule: Solstício de Inverno. Marca o início do novo ano nórdico e também o ápice da Caçada Selvagem, quando finalmente os fantasmas encontram sua iluminação junto à Odin, de volta a Asgard. No Yule temos o retorno da luz solar e os temas refletidos nesta data são os últimos sofrimentos de Frey quando Gerda deixa o país de inverno dos gigantes para encontrá-lo, enquanto esta enverda a terra com seu manto branco de neve. Também é nesta data que acontece a luta de Heimdallr e Loki pela posse do Colar Brinsingamen de Freyja (que sofre com o inverno); e é quando Hermod descerá ao submundo e irá encontrar-se com Hel e Baldr, que é a própria iluminação revelando a ele os mistérios da morte e do retorno da luz – revelação esta que só irá se concretizar na primavera, que é quando acontece o degelo e todas as coisas choram a perda de Baldr, conforme manda Hel. Loki desce ao submundo em busca da donzela Idunn e suas maças da imortalidade, enquanto os deuses envelhecem e perecem. Durante a virada da madrugada de Yule, até que a aurora floresça, toda a escuridão irá tomar conta do mundo dos deuses e dos homens com uma promessa de vitória.

Bom esse é o significado dessas datas espero que tenha esclarecido duvidas, e lembrando que o Yule leva 09 dias.



Um comentário:

  1. *_* valeu era isso mesmo que eu queria, agora posso comemorar o Haustablót direito muito obrigado mesmo adoro esse blog
    abraço

    ResponderExcluir