Pesquisa Nibelung´s Alliance

quinta-feira, 17 de março de 2011

Roda Do Ano Celta



Olá, hoje vou falar sobre os dias importantes para os celtas, dias de festividade e seus significados, os Sabbaths, que descreve o ciclo do ano céltico.

Os Sabbaths são divididos em oito festividades anuais, onde os quatro maiores são: Samhain, Imbolc, Beltane e Lammas, conhecidos também como “Quatro Quartos” e os quadro menores são: os Solstícios de Inverno e de Verão e os Equinócios de Primavera e Outono, conhecidos como “Quartos Cruzados”.

Representam as transformações da natureza de acordo com as estações do ano, tal como o ciclo Solar de Cernnunos, onde conta a história do Deus (em breve estarei falando mais sobre ele) em relação à Grande Mãe.

As estações de ano são diferente nos Hemisférios Norte e Sul, portanto isso deve ser levado em consideração e readaptado ao lugar onde nos encontramos.

Não vou me aprofundar muito no tema, pois isso é uma introdução, se quiserem saber mais, deixem um comentário no fim do post que eu retornarei com o assunto.

Cada Sabbath, portanto tem um significado e uma celebração. Colocarei eles de acordo com seu significado, começando por um dos mais importantes, o porquê do Dia das Bruxas.

SAMHAIN, comemorado no dia 31 de outubro no HN e no dia 30 de abril ou 1° de maio no HS, também é conhecido como o Dia Dos Mortos. Essa palavra é derivada de “Samana”, o Deus da Morte. Onde se homenageia os mortos e como acredita-se, é quando a Deusa se despede de Cornifero (Cernnunos), que deixará o mundo físico e irá para a escuridão. A morte do Deus, no entanto não é um dia de luto e sim um dia de celebração e respeito.

YULE, celebrada no dia 21 de dezembro no HN e no dia 21 de junho no HS, também conhecido como Solstício de Inverno. Comemora-se o renascimento de Cornifero do ventre da Deusa e o Deus toma forma de Sol. É um momento para se concentrar em coragem e proteção, onde são enfeitadas arvores como pinheiro ou o carvalho que são árvores sagradas para os Celtas.

IMBOLC, comemorado no dia 2 de fevereiro no HN e no dia 1° de agosto no HS, significa “em leite” e é homenageada a Deusa Brigid, Deusa do Fogo, que durante os invernos protegia aqueles que seguiam seu nome e sua crença. Também é considerado por muitos, um momento de purificação de espírito e do plano físico.

OSTARA, celebrada no dia 21 de março no HN e no dia 21 de setembro no HS, o Equinócio da Primavera. Onde Cernnunos está mais maduro e esbanja beleza e abundancia pela Natureza conhecendo a Deusa que está em seu período fértil. Momento para definir e traçar novos rumos, uma nova vida.


BELTANE, comemorado no dia 30 de abril no HN e no dia 1° de maio no HS, significa a “Fogo de Belenos” (O Deus Brilhante). Cornifero e a Deusa se apaixonam e unindo-se a Deusa engravida. É um ótimo momento para se renovar esperanças e o amor.


LITHA, celebrada no dia 21 de junho no HN e no dia 21 de dezembro no HS, o Solstício de Verão. Momento para refletir e comemorar o ápice do Sol e a Natureza. A Deusa estacada vez mais linda em sua gravidez.


LAMMAS, comemorado no dia 1º de agosto no HN e no dia 2 de fevereiro no HS, dia para homenagear o Deus Lugh e as Deusas do grão. Neste momento o Deus começa perder suas forças e o Sol também vai perdendo seu calor.


MABON, celebrado no dia 21 de setembro no HN e no dia 21 de março no HS, Equinócio de Outono. Neste período a Deusa fica triste por que sabe que o Deus deixara o mundo físico em breve e a Natureza começa a se preparar para o Inverno.

Não percam os próximos posts que teram grandes surpresas. Espero que eu tenha sido clara e direta sobre a Roda do Ano Celta, este é um assunto muito amplo, mas como eu já disse lá em cima, qualquer duvida deixe seu recado nos comentários que eu responderei logo que possível.

“Da escuridão à luz, assim seguirei meus dias para te reencontrar.”


7 comentários:

  1. como sempre ótimo seu post mal pssom esperar pela minha proxima aula de celta^^

    ResponderExcluir
  2. muito obrigado ^^
    se houver algum assunto que queira uma previa, deixe um comentário ou me manda um mail, twitt ou scrap ^^

    ResponderExcluir
  3. Sugiro pesquisarem mais sobre estes festivais, já que estão dizend que eles são CELTAS.
    Toda essa descrição e inclusive o número dos festivais está errada.
    A descrição acima são dos 8 festivais comemorados na WICCA e outras vertentes do neopaganismo.
    um erro enorme é chamar os festivais celtas de SABBATHS, novamente, estão errando e colocando uma descrição pagã moderna em festivais antigos.
    Os celtas celebravam inicialmente DOIS festivais ( SAMHAIN E BELTANE ), após a introdução da agricultura na sociedade celta eles começaram a celebrar mais DOIS festivais (IMBOLC E LUGHNASSADH).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enfim alguem que partilha da mesma certeza que eu! Concordo plenamente com o que foi dito pelo "anonimo". Antes de sair por ai afirmando qualquer coisa, vale mais a pena pesquisar pra não dizer bobagem.

      Excluir
  4. Concordo com você, hoje a Wicca faz menção desdes festivais e denomina como se fossem deles.
    Mas vale ressaltar que a Wicca, criada na Inglaterra, é uma derivação do Celtismo antigo com adaptações para a Nova Era.

    ResponderExcluir
  5. Post pra lá de interessantíssimo! Queria ver o mesmo sobre o ano nórdico.

    ResponderExcluir
  6. Olá Kellermann, temos um post sobre o ano nórdico aqui:
    http://nibelungsalliance.blogspot.com/2011/03/ai-galera-hoje-vou-apresentar-voces.html
    Aproveite!!!

    ResponderExcluir