Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 14 de março de 2011

Modo de vida Odinista


Olá, hoje vou dar uma introdução do modo de vida Odinista espero que gostem.
Ser Odinista é seguir a religiosidade do paganismo nórdico e estar disposto a aceitar uma causa reconstrucionista, pois o odinismo é a busca dos antigos costumes vikings. Transformar a si mesmo em odinista é um processo lento e trabalhoso.
A maior dificuldade do odinista hoje é a falta de informação e falta de fontes de referência para estudos, ou de pessoas qualificadas e experientes, para desenvolver a espiritualidade do seguidor.
É essencial o uso das virtudes na busca desta religiosidade. As nove nobres virtudes que são:

Coragem
Honra
Verdade
Fidelidade/Lealdade
Disciplina
Hospitalidade
Laboriosidade
Independência
Perseverança

Odinismo é bem aceito tanto para famílias e grupos, quanto para a espiritualidade individual. A vivência fraterna dentro de um clã é essencial para experimentar as virtudes da família e enriquecer sua espiritualidade.
Aceitar a fé de primeiro momento pode parecer fácil, pois não é uma religião de muita exigente, mas esse fato não a diminui pelo contrário, ao meu ver, a enobrece.
O Odinismo não é uma religião que tenha uma iniciação. Os povos nórdicos não tinham costumes iniciativos em sua religião. Tudo era sagrado e a vida estava inevitavelmente no meio disto; e tomar a vida como algo mágico era natural e simples aos olhos de qualquer pagão. Não eram necessárias apresentações formais para adentrar o universo ritualístico, era uma religião muito aberta e acolhedora a quem era fiel aos deuses nórdicos.
Qualquer um poderia ser sacerdote ou fazer magia, pois o conhecimento era algo comum, repassado dentro das tribos (kindred) para os mais novos como parte do aprendizado e lições sobre a vida humana. A função de sacerdócio era responsabilidade do chefe da família ou do mais experiente dentro de um determinado kindred.
No Odinismo moderno a entrada para a religião pode ser marcada pela afirmação pessoal do praticante diante da afirmação de incorporação total da espiritualidade Odinista, bem como diante da adoção das virtudes no seu cotidiano.
Em um grupo, família ou kindred, o procedimento pode ser mais formal. Um juramento de lealdade é solicitado pelo grupo ao novo integrante. Este juramento, conhecido como Eidr, é o marco da passagem de uma pessoa para dentro de uma irmandade Odinista. Nem de longe se compara a alguma iniciação, pois o juramento só possui validade diante de um grupo Odinista, uma vez que o juramento é sobre uma questão de lealdade às pessoas que ali estão presentes. O praticante não tem necessidade dessa formalidade, mas pode praticar o rito de Juramento, que não é uma iniciação mas apenas um juramento de fidelidade aos deuses.

Exemplo de Juramento:

Segure um objeto (pode ser qualquer coisa uma pedra, um pingente, mas o mais recomendado é um anel) e parado na frente do Altar, diga: "Eu [nome], juro pelo símbolo do martelo sempre honrar a bandeira de Asgard e seguir o caminho do norte, agindo sempre com honra, coragem e responsabilidade, fiel aos Aesir e Vanir! Que esse anel (ou outro objeto) seja o símbolo da minha aliança com os Deuses!"

Depois do ritual pode ser feita uma libação com nove rodadas dedicadas aos nove valores.
Mas atenção tal solenidade não deve ser feita antes de ter absoluta certeza de sua fé no Odinismo, pois alguém que descumpre um juramento é considerado um nada, um covarde em todos os aspectos de sua vida.

Como eu disse anteriormente os juramentos são normalmente exigidos por kindred e assim sendo, podem variar de kindred para kindred.

Bom galera acredito que ficou claro o modo de vida Odinista e os princípios do Odinismo. Até o próximo post.



34 comentários:

  1. Cara muito bom, realmente é difícil achar informações mas ja vi q esse site vai ser minha fonte preferida hahaha ótima sua explicação do modo de vida, gostei muito estava procurando por isso
    vlww

    ResponderExcluir
  2. Não existia iniciação, mas existia uma espécie de batismo que era no fervor da batalha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauricio, eu preciso falar com você urgentemente ... entre em contato, por favor !
      Eu preciso de seu conhecimento e ensinamentos ...

      Excluir
  3. Na verdade os nórdicos não usavam a palavra batismo é algo fora do vocabulário deles, mas existia algo similar que se tratava de banhar-se com o sangue de seus inimigos, mas percebe-se q naum era para odinistas e sim para guerreiros. =)

    ResponderExcluir
  4. Bom, o juramento que fiz foi feito com 2 objetos, o pingente de Mjölnir e um anel com runas; Quanto outro assunto, odinistas sofrem um pouco de preconceito por ser uma religião politeísta, tem um fato também de que é díficil encontrar Odinistas fiéis e originais, a maioria charlatões e muito deles, seguem uma mentira. O Odinismo é muito mais que seguir os Deuses, é uma doutrina, uma filosofia, um modo de vida, é cultura.
    Tenho sangue norueguês e com orgulho.
    Existe também um problema; odinismo agora é moda, pessoas que sabem o nome de um ou dois deuses e já acham que são odinistas renomoados, fora o fato de que eles estão sujando nossa imagem, fazendo-nos parecer retardados mentais que acreditam em qualquer coisa...
    Sieg Heil, Heil, Heil, Heil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você a corrupião da cultura e da crença principalmente por parte da musica hoje viking metal e por parte de filmes e outras formas mais comuns de apresentar a crença de forma distorcida são os principais fatores a essa moda expandida, eu fiz meu juramento aos Deuses, o que disse acima é um exemplo mas juramentos podem ser diferentes ate como você citou a si mesmo jurou com dois Objetos, Na Cultura em si havia Divergências de opiniões cada tribo e Kindred possuía um Deus como predileto a quem honravam em especial e possuíam formas de ver a doutrina, hoje isso acarreta em varias pessoas que NÃO conhecem a verdadeira crença dizerem sobre o que ouvem ou leem como equivocadamente e nisso a informação verdadeira vai se perdendo, hoje digo que a wicca é o principal fator, pois moldam fatos a sua visão e repassam assim tornando algo errôneo. Mas é bom ver e conhecer pessoas Que seguem a fio a tradição e buscam a todos custo reviver os antigos costumes.
      Hagl!

      Excluir
    2. "Suspenso na Árvore assolada pelo vento,
      Durante nove dias e nove noites fiquei.
      Trespassado por uma lança, uma oferenda para Odin,
      Eu mesmo me sacrificando-me oferecendo-me a mim.
      Amarrado e suspenso estive naquela Árvore
      Cujas as raízes têm uma origem desconhecida aos homens
      Ninguém me deu pão para comer,
      Ninguém me deu algo para beber.
      Ao espreitar as profundezas abaixo de mim,
      Agarrei avidamente as runas,
      E apossei-me delas, dando um grito feroz.
      Depois eu caí da Árvore, perdendo os sentidos
      (...)
      Bem-estar eu alcancei com as runas, sabedoria também,
      Amadureci e alegrei-me com o meu crescimento.
      Cada palavra conduziu-me a novas palavras,
      Cada ato proporcionou-me novos atos e escolhas."
      "Havamal", estrofes 138 e 139
      Alguns verão nisso uma história triste
      E outros verão nisso uma história de superação, este é um trecho antigo, que diz sobre as runas, porém não é apenas uma história, é uma motivação, é a força de vontade e o espírito pagão passando por cima de seus inimigos, dito em algumas tribos antigas como Peso do Martelo, é quando apesar de todos os problemas você passa por cima com todas as garras e revoltas, e faz com que este teu inimigo seja derrotado e arruinado em seus própios pensamentos. Aqueles que simplesmente seguem uma doutrina que mente, ou fingem ser algo que não são nunca verão o real sentido das estrofes... Espero então que o mundo possa abrir os olhos, e deixe de seguir especulações e simples mentiras, e pesquisar de verdade. Admito que é o único site de religião nórdica que leio, pois minha preferência sãos os livros, em que tenho mais confiança.
      Obrigado por fazerem este site, e que continuem postando coisas reais e fidedignas, e que Thor esteja com vós.
      Boa sorte! Hail.

      Excluir
    3. Muito Obrigado pela confiança, e nos acompanhar, é muito bom saber que possuímos leitores sérios e que estamos nos saindo bem, creio eu que todo Odinista deve passar seu conhecimento adiante e é bom saber que tem pessoas seria o recebendo. Isso é o que nos motiva a continuar e saber mais. "Que o poderoso Thor o Proteja com seu forte Braço e seu martelo elimine suas barreiras até chegar ao templo de seus pensamentos."

      Excluir
    4. Olá Maglor, sou o leitor que escreveu aqueles dois longos textos... Bom, gostaria que me adiciona-se no Facebook, quero pedir algumas opiniões e conversar sobre algumas coisas que postou; esclarecer...
      Obrigado. Facebook meu: http://www.facebook.com/profile.php?id=100003405428279

      Excluir
  5. Quando irão postar mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Logo, Ulsfar voltou recentemente, Eu por razões pessoais estou com problemas para postar, o tempo esta curto e tenho muito o que fazer, mas creio que até o final da semana já estarei postando novamente.

      Excluir
  6. Oque você acha do Satanismo? Pois há uma confusão quando me refiro que sou contra o Deus dos cristãos.
    Existe realmente alguma relação? Mito ou fato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.
      Já faz 9 anos desse comentário, mas vou te responder, Camarada. Existem alguns "odinistas"/"pagãos" que são ou gnósticos ou satanistas, mas eu rejeito a ambos.
      O Odinismo surgiu MUITO ANTES da existência de qualquer conceito de "Satanás". Portanto, criar uma religião fundamentada no "Satanismo" é criar uma religião subordinada ao Cristianismo (ou "Monoteísmo").
      No caso, é JUSTAMENTE O OPOSTO. Nós viemos muito antes. Por isso, nós não estamos subordinados a eles (ou a quaisquer noções criadas por eles), por assim dizer.

      Excluir
    2. Enfim, espero ter ajudado, Camarada.
      Fortíssimo abraço.

      Excluir
  7. Mito, Não existe nenhuma relação entre crenças, veja bem o Odinismo é uma crença que surgiu na Europa nos godos próximos ao território germânico e Noruegues, existem runas datadas de 12 mil anos Atras, o cristianismo é uma crença cultuada a menos de dois mil anos e que sua profecia de tradição judaica segundo o calendário judeu possui aproximadamente 5 mil anos, o termo pagão ja é algo errado pois é so um termo cristão pra denominar todos fora de suas crendices, comparações são completamente errônea, existem muitos fatos que a Igreja cristã do culto pós cristo teria roubado de Tradições "pagãs" como no post sobre magia mesmo dou a magia-do-canto por exemplo, haveria o deus q na verdade é tres roubado do culto a Deusa Brigth, entre muito mais, minha opinião é que independente da crença cultuar o fim de tudo, implorar por catástrofes é ridículo, nao conheço muito do Satanismo pra falar ao certo, mas acho que seria o mesmo que eu aprender Odinismo pra cultuar Fenrir e o fim do mundo e de todos. essa é minha opinião e a verdade de que comparações são completamente erradas nesse termo.

    ResponderExcluir
  8. pode postar algo + detalhado sobre thor? pois nunca vi algo q realmente detalha ou diz alguma coisa sobre ele... só sei o marvel n o thor verdadeiro
    pode postar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, posso preparar algo, e dentro do cronograma do Blog, estar postando sim, se quiser pode deixar seu e-mail e pedido na nossa pagina de contato e te passo informações por e-mail se quiser algo mais urgente.

      Excluir
  9. Hagl, parabens pelo blog finalmente achei.
    Como seria o altar assatrú para o juramento??

    ResponderExcluir
  10. Olá, um altar seria montado com o que possui para focar adaptável a todos, aconselho a construir o seu próprio pode gravar preces nele e Runas ao seu Deus Regente, possuir uma figura(estatua) dos Æsir, ja seria seu altar depois pode colocar seus Objetos como o cifre de libação, taça de libação, um Mjolnir e o que possuir.

    ResponderExcluir
  11. Hagl, cara voce acredita que estamos no pós-ragnarok ou que o ragnarok vai acontecer??
    Hagl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wassail! Acredito que o Ragnarökr aconteceu e vai acontecer como explico no ultimo post feito sobre minha visão e do meu kindred, alem de outros fatos que aponto meu ponto de vista http://nibelungsalliance.blogspot.com.br/2012/06/misterios-do-odinismo.html

      Excluir
  12. hail, Maglor qual a relaçao entre gnomos na mitologia nordica?
    vlw!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor, os gnomos nao possuem influencia nenhuma no Odinismo, sao criaturas com aspectos mais presentes na Wicca,mas como a Wicca só copia, eles sao mais vividos na crença Celta onde eram vistos como seres brincalhões protetores do lar, e até visto em cantos mágicos para proteção do lar.

      Excluir
  13. Olá Victor, esse termo "gnomo" é algo realmente mais new age, no entanto está diretamente ligado ao Celtismo tradicional, onde a presença de "seres mágicos" faziam parte do dia-a-dia dos Celtas. em muitos contos encontramos referência sobre fadas que levavam homens a loucura como a Banshee, já outros seres que ajudavam os Celtas (e todos aqueles que mereciam) com influências de que forma cultivar melhor algo ou na inspiração para suas canções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tiago e Stephanie Hagl
      muito obrigado eu ja vi muitAS VEZES em sites flando qui gnomos sao da cultura nordica, ai fiquei na duvida
      hagl hagl

      Excluir
  14. maglor hail
    ceu vi em um livro que os berserkers se banhavam com o sangue dos inimigos depois da batalha como seria ser um guerreiro ja que vc disse que isso na era para odinistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu disse que nao se encaixa pois nao pode ser generalizado, em muitas tribos guerreiros como berserkers que vc mesmo citou aderiam a este ato de banhar-se no sangue do inimigo, uns banhavam-se no sangue de sacrifícios pré-batalha, a questão é que nem todas esta tribos ou guerreis seguiam o Odinismo então este ato nao pode ser considerado exclusivo a Odinistas.

      Excluir
  15. Olá, gostaria de saber mais a respeito sobre se preciso descender de povo germânico/nórdico para cultuar os deuses, algumas fontes na internet dizem que não, porém quando faço contato com pessoas de mesma fé sempre exaltam sua descendência e perguntam o mesmo. Estou aprendendo tudo sozinho em base, livros, sites, qualquer coisa que possa saber mais sobre os deuses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia estes posts, lhe esclarecerão perfeitamente como é seguir o odinismo.
      http://nibelungsalliance.blogspot.com.br/2012/11/seguindo-o-odinismo.html

      http://nibelungsalliance.blogspot.com.br/2013/01/odinismo-tribalista-e-suas-limitacoes.html

      Excluir
  16. Colares com pingente de crânio servem pra fazer o juramento?

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber um pouco mais sobre a cultura Odinista janaynna0rufino@gmail.com meu email caso alguém queira me ajudar.

    ResponderExcluir