Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 23 de março de 2011

Hugin e Munin: Os corvos de Odin

Oi galera! Mais uma quarta e com ela mais um post sobre criaturas fantásticas do universo Nórdico, então hoje irei falar sobre os dois "escudeiros" do Deus Odin, os corvos Hugin e Munin.

Segundo consta nos Eddas Hugin e Munin são a representação da memória e do pensamento de Odin, estando empoleirados ao ombro de seu mestre. São dotados de fala, assim informando todas as novas que correm por toda Midgard. À noite chegavam ao lado de seu deus e começavam-lhe contando sobre tudo que acontecia em Midgard, já que por falta de um olho, Odin não teria tanta eficiência para tomar conta de Asgard e Midgard.

Caso fossem mortos, Odin pronunciaria suas Runas em seu palácio e assim revivería seus leais escudeiros.
A clara imagem de Hugin e Munin é a de dois corvos, negros de tamanho um pouco fora do normal, sempre bem saudáveis, sobrevoavam toda Midgard, sobre tudo os campos de batalha.

Teria sido daí, graças ao impulso cristão durante a conversão dos povos nórdicos, que a imagem dos corvos fora ligado à um agouro de morte, no entanto para um Nórdico que se preze a presença de um corvo em qualquer lugar é o sinal de que possivelmente Odin poderá estar lhe observando.
Corvos são de natureza onívora, ou seja, não necessariamente necrofaga, são muitas vezes vistos após chuvas e dias escuros, já que sua dieta é composta por invertebrados e pequenos roedores que geralmente preferem sair sobre esses dias chuvosos e escuros para não alertar os predadores. No Brasil a única espécie de corvo comum e exclusiva seria a da Gralha azul.

Voltando à Hugin e Munin, seu nome, hoje, esta em uma banda brasileira de Viking/Metal de
Santos, fundada recentemente por volta de 2007, suas letras são bastantes ligadas ao Nordismo, mas a banda se encaixa mais no visual Asatrú. Primeiramente a banda se chamaria Gungnir ( alusão à poderosa lança de Odin) no entanto acabou por escolher os dois corvos por conflitos autorais.
Você pode dar uma olhada nas letras e alguns videos da banda clicando AQUI!


Ok, galera, então é isso... O post quase não sai, mas finalmente veio, eu vou ficando por aqui e até Sexta com um novo post sobre criaturas Célticas. Abraços!

5 comentários:

  1. Boa noite, muito interessante o texto! Grata, paz e luz. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, muito interessante o texto! Grata, paz e luz. Abraço fraterno.

    ResponderExcluir
  3. massa, impressionante a ''maquiada'' q o cristianismo dá nas mitologias anteriores :v kkkk

    ResponderExcluir
  4. Amo a mitologia nórdica,muito mais próxima das paixões humanas...

    ResponderExcluir
  5. Vocês deveriam ouvir Heilung. É uma banda que se baseia totalmente na cultura nordica. O show deles parece rituais pagãos e as letras vem de runas antigas. É incrível. Na música Alfadhirhaiti eles invocam Hugin E Munin e quando os corvos respondem a invocação na performance é simplesmente de arrepiar! - Link para a performance no YouTube https://www.youtube.com/watch?v=2wy-W-pYlds

    ResponderExcluir