Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 16 de março de 2011

Anões, As Mãos Que Manipulam Riquezas





Oi galera, hoje eu irei falar sobre, talvez, um dos mais conhecidos seres do universo nórdico, os anões. Certamente um de seus estereótipos mais usados é do pequeno, barbado e carrancudo homem que habita o interior de montanhas à procura de minerais preciosos para fazer seu trabalho como ourives. Seu surgimento segundo consta no Edda em prosa, livro que surgiu por volta de 1220 d.C, onde são contados por meio de prosa a gênese do universo odinista, escrito por Snorri Sturluson (1179 - 1241), se deu após vermes terem violado o corpo do gigante Ymir, daí seus corpos se contorseram e se tornaram em pequenos homens, conta-se que Alvíss, um anão, fora noivo de Thurd ( não se sabe se esse era realmente o nome dela, acredita-se que seja ) na ausência do deus Thor, que lhe prôpos uma disputa à perguntar sobre os nove mundos, por fim o anão fora enganado por Thor, fazendo assim com que sua pele petrificasse ao contato com o sol, desde então os anões foram obrigados a adentrar nas profundezas escuras da terra, para que assim, não ficassem expostos ao sol, caso contrário seriam transformados em pedra.

Em base, os anões habitam a terra de Nidavellir, um dos nove mundos criados pelos deuses (que terá seu devido post futuramente), lá a escuridão predomina, somente o barulho dos martelos pode ser escutado, as forjas derretem o metal, as mãos rechonchudas e hábeis tornam o bruto em uma arma, uma obra de arte ou mesmo em um item de suprema magia. Assim como o anel Draupnir, um dos mais cobiçados itens da literatura e cultura nórdica. Conta a história que Brook e Eitiri forjaram um anel para que este fosse oferecido ao deus Odin, tal anel possuia o poder de multiplicar as riquezas por nove á cada nove dias, todo aquele que o possuisse seria certamente o deus, ser ou criatura mais rica que já andara pelos nove mundos, no entanto, o anel fora destruído na pira fúnebre de um outro deus filho de Odin e Frigga, a qual será futuramente abordado. Os anões são vistos como arrogantes, ladrões, cretinos e de má indole, devido á fama de tomarem de volta aquilo que fora forjado por suas mãos e ganaciosos diante de qualquer metal precioso.
NOS DIAS DE HOJE
Os anões simplesmente lotam as páginas de livros, filmes, jogos eletrônicos e desenhos animados, talvez devido à sua ligação aos "contos de fada". Nos livros os personagem que talvez sejam mais conhecidos, seriam os anões Balim, Thorim, Bifur e Gimli, que vivenciam as histórias de O hobbit e O senhor dos anéis de J.R.R Tolkien. Sem esquecer é claro dos inúmeros anões que lotam os mundos dos R.P.G's ( Role Playing Game) clássicos ou não. Nos conto de fadas alemão Schneewittchen ou Branca de Neve, adaptado pelos Irmãos Grimm, os anões não são tão bonzinhos como visto na animação de 1937, os anões só permitem que a princesa viva na casa se mantivesse suas roupas lavadas, a comida pronta quando chegassem e a lareira acesa para que podessem se esquentar, de certo modo, à mantendo como escrava para manter sua casa limpa, mas no final acabam se afeiçoando pela personagem. É claro que a adaptação dos Irmãos Grimm é bem mais ligada à cultura nórdica do que o conto limpo de origem alemã. No mais é isso, espero que tenham gostado, critiquem, comentem, mande a sua opnião, te espero no próximo post.
E amanhã será dia de dual post, não percam.

3 comentários:

  1. Muito bom o post,estava esperando algo sobre isso... até mais

    ResponderExcluir
  2. A lenda de Draupnir? sem dúvida esse foi um dos contos que inspirou o nosso aclamado J.R.R. Tolkien a escrever a Saga do Anel...

    ResponderExcluir
  3. hobbits sao da mitologia nordica ou n?

    ResponderExcluir