Pesquisa Nibelung´s Alliance

quinta-feira, 17 de março de 2011

Calendário Odinista


Ai galera hoje vou apresentar a vocês algumas datas comemorativas no Odinismo.
Ao todo apresentarei 33 comemorações importantes adaptadas para o hemisfério Sul. Todas essas informações foram tiradas de livros e fontes confiáveis.
E como eu disse antes a religião Odinista é uma crença reconstrutiva , então todos precisam fazer sua parte sempre pesquisar mais e mais.
Lembrando que datas como Solstícios e Equinócios tem uma variação de um dia a cada ano.

Calendário de Celebrações Odinistas

Janeiro
- 09 de Janeiro – Dia da morte de Raud o Forte, assassinado por Olaf o Gordo quando se recusou a se converter ao cristianismo.

Fevereiro

- 02 de Fevereiro – Freyrfaxi (Festa à Frey) ou Loafmass (Festa do Pão), em agradecimento às colheitas ceifadas. Ou Loaf-Feast (Festa do Pão)
- 09 de Fevereiro – Dia da morte de Eyvind Kinnif, assassinado por Olaf o Gordo quando se recusou a se converter ao cristianismo.

Março

- 09 de Março – Dia de Olvir, que organizava ritos públicos pagãos desafiando Olaf. Foi morto e seus cúmplices torturados por Olaf.
- 20 de Março – Harvest: Princípio de Outono e Chegada de Inverno. Ou Haustablót.
- 28 de Março – Dia de Ragnar Lodbrok, que conquistou Paris, França.

Abril

- 09 de Abril – Dia de Hakoon Sigurdson O Grande, defensor da Forn Sed na Noruega.
- 12-15 (ou 30 dependendo da tradição) de Abril – Wétturnaettr: Noites de Inverno – fim das colheitas e bendição pelas entidades como elfos, Dísir e Freyr, para a sobrevivência. Início da Caçada Selvagem.

Maio

- 09 de Maio – Dia de Gurod de Gudbrandsdal, assassinado por Olaf o Gordo por negar-se a conversão ao cristianismo. Teve a língua cortada por pregar a Forn Sidr.
- 22 de Maio – Celebração dos Vikings: comemora-se o início das ocupações vikings pela Europa.
- 30 de Maio – Celebração dos Aesir: festa em honra aos Deuses dos Homens.

Junho

- 01 de Junho – Dia de Ullr, Rei do Inverno: marca o fim das estações de calor e começo dos meses de inverno.
- 09 de Junho – Dia de Sigurd (Siegfried) Völsung, por seu heroísmo e vitória sobre a simbologia que o Dragão Fafnir representa.
- 21 de Junho – Mídwinterblót: Solstício de Inverno. Inicio do inverno e renascimento do sol.
- 23 de Junho – Yule: festa em comemoração ao ano novo nórdico e todos seus atributos. Celebração das Mães, das Dísir pedindo bênçãos para o novo ano (normalmente ocorre na noite anterior ao Yule no caso dia 22 virando para 23). Ano novo nórdico.
- 24 de Junho – Festa de Vali, Festa da Família ou Festa de Vingança de Sangue.

Julho

- 09 de Julho – Dia de Unn a de Mente Profunda, que estabeleceu dinastias nas ilhas Orcadas, Feroe e na Islândia.
- 19 de Julho – Dia da morte de Olaf o Gordo e fim da opressão cristã.
- 24 de Julho – Thórrablót – Sacrifício a Thor: Proteção para o inverno.
- 31 de Julho – Disablót ou Álfablót: Sacrifício das Mães ou Sacrifício dos Elfos. Pedindo bênçãos como: proteção, saúde e cura a estes seres femininos do Clã. São louvadas as Dísir, Idesir, Walkyrjor e Norns no Disablót, ou os Elfos no Álbablót.

Agosto
- 09 de Agosto – Dia do Rei Radbod da Frísia, que se negou a converter-se ao cristianismo.

Setembro

- 09 de Setembro – Dia de Hermann o Cheriscan, representante da liberdade do tribalismo germânico contra os romanos.
- 23 de Setembro – Eostr ou Ostara: Equinócio de Primavera. Início dos degelos, quando o mundo chora para o retorno do sol e sorri quando ganha poder cada vez mais. Ou Idunnablót.

Outubro

- 08 de Outubro – Dia de Erik o Ruivo, por suas expedições à Groelândia e vitórias sobre o mar.
- 09 de Outubro – Dia de Leif Eriksson e sua irmã Freydis Eriksdottir, por sua descoberta à América.
- 13 de Outubro – Sumarsdag ou Sigrblót (Dia de Verão ou Sacrifício de Vitória) – Sacrifícios a Odin para assegurar a chegada do verão e as vitórias nas batalhas.
- 31 de Outubro – Sumarmál: princípio de verão. Também chamado de Noite de Walburga.

Novembro

- 01 de Novembro – Enherjarsdáegr: Dia dos Heróis Mortos, em honra aos Enherjar do Clã e suas virtudes.
- 09 de Novembro – Dia da Rainha Sigrid da Suécia, que organizou o complô para Olaf o Gordo da Noruega cair do governo e cessar a tirania do cristianismo.
- 23 de Novembro – Weyland Smith ou Völundrsdaegr: dia de Weyland ou Völundr. Relembra seu mito e vitória.
- 30 de Novembro – Festa dos Vanir: celebração aos deuses da terra e da natureza.

Dezembro

- 09 de Dezembro – Dia de Egill Skallagrimsson, skáld, guerreiro, poeta e mago rúnico.
- 25 de Dezembro – Mídsummarblót (Sacrifício de Meio de Verão): solstício de verão. Festa de Baldr.

Espero ter ajudado iniciantes na crença e ate quem já é introduzido mas não conhecia algo^^
Bom gente é isso nos vemos próxima segunda se alguém tiver algo especifico que queira saber diga num comentário e tentarei introduzir no próximo post .
Wassail



13 comentários:

  1. oi obrigado pelo post achei muito bom e informativo não conhecia todas essas datas, ja ouvi falar de algumas e se não fosse incomodar eu queria pedir q me explicasse o o significado de algumas delas o Yule,Winternaettr, Freyrfaxi, Yule e se possivel dizer hj o Haustablót
    obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Oi galera eu sei que o Uhtred ja viu mas para pessoas q tiverem a mesma duvida nos meus próximos posts eu expliquei mais detalhadamente o significado de cada comemoração.
    Obrigados e continuem de olho no blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo post Tiago, muito bom mesmo! Esse tipo de informação é muito útil para nós heathen do hemisferio sul. Só lhe peço encarecidamente que, caso possivel, post, ou me envie por a-mail/msn/facebook(guidocampagnes@hotmail.com http://www.facebook.com/#!/guidocampagnes), as fontes onde você colheu esses dados. Não que eu não confie na informação postada, mas sim para ter como fonte para estudos futuros. Há uma busca constante por fontes confiaveis para o estudo das antigas tradições germanicas. Wassail! Guido Campagnani

    ResponderExcluir
  4. Guido, as fontes exata nao vou conseguir te mandar pois é um post antigo e sempre pesquiso de diversos lugares q adapto, alem de comparar todos, mas asseguro q são fontes confiáveis, peguei arquivos de um amigo que traduz textos das linguás nórdicas, Eddas, etc.

    ResponderExcluir
  5. Qyeria saber sobre algumas regras do odinismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola o Odinismo é uma fé, acredito que o termo regras nao se encaixam perfeitamente nisso e nao é possivel afirmar regras para seguir uma, existe uma linha em que seguimos nossa fé mas nao chegando a denominar "leis" talvez se ouviu falar disso deve ser Leis ou Regras referentes algum Kindred, tribo especifica.

      Excluir
    2. Acreditamos que não foi tua intenção, mas deverias usar outro termo para definir o caminho do "Asatrú Vanatrú", como é preferível chamar. Afinal "fé" é algo que vai contra o princípio da laboriosidade, uma das nove nobre virtudes! Afinal como uma filosofia emergente devemos nos unir, difundindo os mesmos conceitos! Diretamente dos teus irmãos Brasileiros na intendência asatruísta da islândia, um abraço!

      Excluir
  6. Ola pessoal, gostei muito, mas eu tenho uma pequena dúvida, como é feito o juramento de sangue

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu sou cristã mas sempre gostei da cultura nórdica e principalmente de sua mitologia, esse ano tenho me interessado mais e vou olhar mais coisas nesse site. Eu queria saber se os Vikings comemoram o 1° de Abril, dia da mentira, já que eu ouvi falar que ele também é chamado de "Dia de Loki" e Loki é um deus nórdico.

    ResponderExcluir