Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Receita de Hidromel

Todo dia eu bebo cachaça ou whisky, mas meus ancestrais tomavam hidromel, ou Mjörd, bebida doce, delicada, dourada e "abençoada". Para aqueles que morrem em batalha, lhes é destinado viver em Valhala, onde bebem hidromel e brigam entre sí, realmente o melhor lugar para se estar. Vadiando pela internet encontrei algo MUITO interessante, a receita do hidromel, isso mesmo, vou ensina-los como preparar o elixir de Odin!

Para produzir hidromel artesanalmente, tudo que você vai precisar, além dos ingredientes descritos abaixo, é de uma garrafa vazia (preferencialmente de vidro), uma bexiga comum e um elástico.

Os ingredientes são:
- 1 xícara de mel
- Água mineral (suficiente para uma garrafa de vinho, ou cerca de 675 ml)
- 2 sachês de chá de cassis (ou outro sabor)
- Suco de 1 Limão
- 2 colheres rasas de chá de fermento biológico para pão (Saccharomyces cerevisiae)

Não é necessário levar essas proporções tão a sério. Normalmente, usa-se uma parte de mel para duas partes de água, além de outros ingredientes não obrigatórios como especiarias e frutas, dependendo do seu gosto. Neste caso, a receita é de apenas uma garrafa de hidromel acrescido de limão e chá de cassis. Comparada a outras receitas, esta usa uma grande quantidade de mel em relação à água, resultando num produto final com sabor e aroma peculiares.

Como fazer:
Primeiramente, você deve ferver a água e preparar o chá, acrescentando o suco do limão. Desligue o fogo e acrescente o mel. A essa mistura dá-se o nome de mosto.

Deixe o mosto esfriar até a temperatura ambiente antes de acrescentar o fermento biológico. Mexa-o bem e prepare-se para engarrafar. Antes, não se esqueça de higienizar a garrafa muito bem, afinal o hidromel irá permanecer nela por um longo tempo e você não quer que outros microorganismos além daqueles contidos no fermento se desenvolvam.

Feito isso, acrescente o mosto à garrafa e use a bexiga para fechar a abertura usando o elastico para prender a boca da bechiga na garrafa.

O elástico e a bexiga servirão para que o ar do ambiente não entre em contato com o interior da garrafa. Uma vez que a abertura estiver lacrada, todo o oxigênio sobressalente no interior será consumido pelos microorganismos do fermento. E é aí que a mágica acontece: nesse ponto, o fermento começará a quebrar as moléculas de açúcar do mosto em oxigênio e álcool. Assim, durante a fermentação, o nível alcoólico da bebida subirá até certo ponto, até que o processo se torne mais lento e finalmente pare.

Você saberá que está funcionando porque a bexiga irá inflar, e é importante que você não abra a garrafa durante todo o processo. Guarde-a num ambiente escuro e deixe o hidromel maturando por alguns meses. Depois de algum tempo, você perceberá que o fermento irá decantar no fundo da garrafa.

Quando você finalmente abrir a garrafa, filtros de papel podem ser utilizados para realizar a filtragem da bebida e obter um produto mais claro. Tome cuidado para que o fermento decantado não se misture novamente ao líquido, o que tornará o hidromel turvo.

Seu hidromel esta pronto. Claro que eu não fiquei lendo uma maldita receita e escrevendo tudo novamente de um jeito diferente só pra parecer que eu não copiei, então como eu sou um vagabundo alcoolatra inveterado prefiro dar os creditos de quem eu roubei isso: http://www.prooofeta.blogspot.com/2011/05/mjod-o-vinho-de-mel.html

Obrigado e até a proxima!





20 comentários:

  1. No corpo do texto a palavra receita está escrita de forma equivocada-"resseita".

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado caro leitor.
    Já está corrigida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola! A bexiga da fermentação do meu hidromel murchou no segundo mês. Oque devo fazer?

      Excluir
    2. O tempo de fermentação normal é de 8 semanas, então deu certo.

      Excluir
    3. O tempo de fermentação normal é de 8 semanas, então deu certo.

      Excluir
  3. A receita foi testada??? Pois estou procurando uma receita idônea...
    Desde já, obrigado

    ResponderExcluir
  4. Sim, Stephanie Almeida ja testou a receita e aprovou, o Ulsfar tambem!

    ResponderExcluir
  5. Gente, achei a idéia com a bexiga ótima! E tudo oásis! Estou na duvida : o tempo para a fermentação total e transformação da glicose em álcool pelas bactérias leva quanto tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente 8 semanas. Compre uma Câmara a vácuo é barato e mais eficaz do q a bexiga

      Excluir
  6. Olá Cris, olha sinceramente o tempo certo eu não sei, eu fiz essa receita apenas uma vez.

    Deixei no fundo da minha casa durante um pouco mais de um mês.

    E ficou bom.

    ResponderExcluir
  7. O tempo de fermentação vai depender da temperatura. Hoje temos vários tipos de leveduras, utilizando fermentos de vinho branco, você pode ter um hidromel mais seco (dry mead).
    Quanto ao balão, eu recomendaria o uso de um 'air lock', facilmente encontrado e lojas do ramo na internet (e muito mais barato nas gringas)!

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post anônimo ai em cima. E gente um detalhe, não são bactérias e sim leveduras, as leveduras fazem parte da família dos fungos. Gostei da receita, muito bom pra quem quer começar.

    ResponderExcluir
  9. Como vai ter certeza que dentro desta bebida não desenvolveu bacterias ...dai toma isto e sifu????

    ResponderExcluir
  10. Pra saber o tempo de fermentação é muito simples. De 30 em 30 dias você vai verificar o fundo da garrafa,vai ficar uma espécie de "borra" você deve remover apenas o líquido e separar em um recipiente. Lave e higienize a garrafa removendo toda a borra do fundo e retorne o líquido para a garrafa sem a borra. Essa borra indica que o Hidromel ainda está fermentando. Repita o processo enquanto estiver formando a borra no fundo. Geralmente são necessárias de 3 a 4 limpezas até a borra não se formar mais,isso indicará que o processo estará concluído. Depois disso o Hidromel estará pronto pra beber. O indicado é após concluído o processo de fermentação você engarrafar o Hidromel e deixar ele maturar para acentuar o sabor,quanto mais tempo maturando,mais acentuado ficará o sabor. Um bom Hidromel demora de 3 a 4 meses para fermentar e mais uns 3 a 4 meses para maturar. Durante esses processos respeite sempre a temperatura de no máximo 25 graus,ou seu Hidromel vai virar um vinagre de mel.

    ResponderExcluir
  11. Outra alternativa ao esquema do balão é construir um fermentador caseiro com uma garrafa de água mineral ( eu uso a de 5 litros) e uma garrafa pet de 600 ml,voce fura a tampa de ambas e liga elas por meio de uma mangueira de nível ( você encontra em qualquer material de construção) a garrafa de 600 serve apenas para a liberação dos gases. No YouTube você encontra tutoriais bem simples de como faze-lo. Para acelerar o processo de fermentação você pode adicionar algumas frutas como uvas,maça verde,casca de laranja e gemgibre. Lembrando que se você adicionar gengibre o seu Hidromel ficará mais seco e ácido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que quantidade de casca de laranja ralada você recomenda? Para 5 litros?

      Excluir
  12. Outra alternativa ao esquema do balão é construir um fermentador caseiro com uma garrafa de água mineral ( eu uso a de 5 litros) e uma garrafa pet de 600 ml,voce fura a tampa de ambas e liga elas por meio de uma mangueira de nível ( você encontra em qualquer material de construção) a garrafa de 600 serve apenas para a liberação dos gases. No YouTube você encontra tutoriais bem simples de como faze-lo. Para acelerar o processo de fermentação você pode adicionar algumas frutas como uvas,maça verde,casca de laranja e gemgibre. Lembrando que se você adicionar gengibre o seu Hidromel ficará mais seco e ácido.

    ResponderExcluir
  13. Tem como fazer o hidromel sem o chá e o limão? Apenas o hidromel "puro"

    ResponderExcluir