Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 31 de maio de 2011

Os nove mundos


Oi galera estive um tempo ausentado, mas já estou de volta com os posts sobre cultura Odinista, hoje decidi fixar ao blog as informações sobre os nove mundos como é a Visão dos Odinistas (nossa visão) do universo.
O registro que usamos como base para essa visão é o poema Eddaico O Völuspá que em uma de suas passagens confirma a existência de nove mundos, nos quais muitos são fáceis de até quem não conhece o nome saber que é um dos mundos pela presença da palavra ‘heim’ no nome ‘heim’ significa mundo.

Asgarð: O mais famoso dos mundos, a morada dos Deuses também conhecida como Ásaheim, foi contruida pelos deuses no inicio dos tempos tem como centro as planícies Iðavöllr, onde ocorre conferencias dos deuses assim como em Glaðsheimr onde os doze deuses possuem seus assentos para digamos reuniões. Todos sabemos que os deuses moram em Asgarð, mas vamos aprofundar um pouco, todos possuem seus próprios recantos, suas próprias habitações, Odin o deus pai possui o palácio Valaskjálf onde está o seu alto trono Hliðskjálf, o palácio Glaðsheimr onde fica o salão Valhalla outro lugar muito famoso e muito cobiçado pelos Odinistas, Thor possui seu lugar chamado Þrúðheimr no salão Bilskirnir. Heimdallr habita no Himinbjörg onde esta a ponte Bifröst, essa é a ponte que liga asgard à miðgard e a outros mundos e lugares, os deuses usam essa ponte também para chegar a outro importante lugar de Asgard a fonte de Urðr, onde as Nornes moram e os Deuses julgam, Baldr habita no Breiðablik, Viðarr habita em Viði, Njörðr habita no Nóatún, os vikings acreditavam que todos que morriam no mar habitariam a morada de njorð na vida-pós-morte. As deusas habitavm seu próprio lugar em Asgard, Vingólf, Frigg habita em Fensalir, Freyja habita Fólkvangr no palácio Sessrúmnir onde metade dos guerreiros mortos iam após a morte, a outra metade habitaria Valhalla.

Vanaheimr: A morada dos Vanir, também chamada de Vanland, é um mundo cortado pelo rio Tanakvísl, esse lugar é o lar original de Njord governante dos Vanir, Os deuses Vanir eram descritos como sábios, ligados a magia deuses mais liberais e comumente caminhavam por Midgard.

Álfheimr: É o lar dos Ljósálfar o povo élfico, um povo belo é brilhante, esse mundo é governado por Freyr que ganhou esse mundo como dádiva do dente, é conhecido assim por ser dado a Frey como presente quando caiu seu primeiro dente. O Völundarkviða,a Þiðreks Saga e Hrólfs Saga kraka contam que os Álfar tinham a aparência e altura de homens só que mais belos e mais pálidos. Posteriormente nos folclore escandinavo,os Álfar passaram a ter tamanho pequeno (e as vezes com asas),talvez por confundi-los com outros seres.Eles adoram a dança,o amanhecer e as florestas. Os Álfar mais conhcidos são Iðunn esposa de Baldr e guardiã das maças de ouro que preservam a juventude dos deuses, e o criado de Thor Þjálfi.

Jötunheim: Terra dos Jötnar, aqui é o local que permanece a fonte de Mimir onde esta toda sabedoria que existi. Aqui também está a cidade Útgarðr,governada por Útgarðr-Loki. De Jotunheim pode ser ver também o rio Ifing que é o rio que separa o país de Asgard e Midgard.

Miðgarðr: Nosso lar também chamado de Mannheimr terra dos homens, Lar dado ao primeiro casal Askr e Embla, criados por Odin e seus Irmãos Ve e Vili. E diz-se que a serpente Jormungandr esta aprisionada nas raízes se Midgard no fundo do Oceano, onde permanecera até o fim dos tempos, graças a essa presença o mundo também é comumente chamado de Jormundgrundr e a serpente por ser o alicerce do mundo tbm é conhecida como Midgard.

Svartálfheimr: A terra dos dvergar (anões), eles sã descritos como sujos e algumas vezes como tendo a cor de piche, após um fato ocorrido entre Alvís um dvergar e Thor a raça dos dvergar não podia mais sair a luz do sol se não se transformavam em pedra, os dvergar foram responsáveis pela criação de diversas armas e ferramentas usadas pelos deuses são elas: são:a espada Tyrfingr;a espada Gramr;o colar de Freyja,Brísingamen;o javali Hildisvín;o Martelo Mjöllnir de Þórr;o anel Draupnir de Óðinn;o javali de ouro de Freyr,Gullinbursti;a corrente Gleipnir que segura Fenrir;o navio Skíðblaðnir de Freyr;os cabelos de ouro de Sif;a lança Gungnir de Óðinn e o Hidromel dos Poetas.

Múspellsheimr: É o mundo do fogo, cujas fagulhas deram origem as estrelas e das duas maiores o Sol e a Lua, esse mundo é governado por Surtr que possui uma espada vermelha que pode queimar qualquer coisa com exceção da floresta Hodmimir.

Niflheimr: É o mundo do gelo, frio e sofrimento, aqui é onde vive o dragão-serpente Nidhogg que rói as raízes da grande arvore Yggdrasil a fim de causar o fim dos tempos, nesse mundo vão os mortos que morrem desonrados e sofrerão os tormentos da serpente estripadora de cadáveres outro nome dado a Nidhogg e ser muito temido pelos antigos escandinavos.

Niflhel: Lar da deusa Hel um mundo facilmente confundido com Niflheimr, Aqui a deusa cadáver recebe os mortos e seu cão Garm guarda a entrada.

Espero que tenham gostado continuem acompanhando o blog e até a próxima.
Iagre Æsir og Vaner


Um comentário: