Olá galera encerrarei os posts de magia falando sobre a Magia Rúnica, espero que gostem e que ajude a muitos.
As Runas são uma forma de escrita que serve tanto para fins utilitários quanto para fórmulas mágicas. A magia rúnica era a principal atividade mágica da época Viking, cada Runa tem seu próprio fundamento mágico, sendo símbolos independentes, mas que também são poderosos em conjunto. As Runas na época viking eram uma arte para elite os (jars) ou (earls). Existiam escolas para se aprender a arte rúnica, sendo o especialista em Runas chamado Rúna-meistari. As Runas não foram uma arte mágica de parâmetro no paganismo nórdico, por exemplo, na Inglaterra, até hoje nunca foi encontrado um só texto rúnico com propriedades mágicas, mostrando assim a Runa de fim utilitário.
Existiam diversos tipo de encantamentos rúnicos,os principais são para encantar armas, cura, cicatrizar feridas, obter o amor de uma mulher e claro o delírio do futuro, leitura das varetas de runas para prever acontecimentos futuros era o mais comum de todos na época, mas claro uma arte muito complexa realizada por Rúna-meistari ou Skålds, alem das runas existem variações de símbolos rúnicos, nomeados como runas sendo eles: runas da vitória (sigrrúmar), esculpida em espadas e machados; runas da cerveja (ölrúnar), usadas sobre os Drink horns ou sobre os barris de cerveja; runas de proteção (bjargrúnar), inscritas sobre a cabeça do assistente de parto; runas das ondas (brimrúnar), inscritas nos mastros dos navios para proteção; runas de ramos (limrúnar) feitas para favorecer curas, cinzeladas na madeira; runas de sentido (hugrúnar), para facilitar a compreensão: “ Eu gravo as runas que curam, eu gravo as runas que salvam, uma vez para os elfos, uma vez para os trolls, uma vês para os Þurs”. A utilização da mágica das runas também era chamada de Valgalldr, derivando o nome da magia Galdr, inclusive se vocês lerem o post de magia e odinismo vocês poderão notar certa semelhança de encantamentos Galdr com magias rúnicas, de certo todas as magias estão conectadas então podem existir varias magias sendo usadas para um mesmo propósito e a junção de diversas magias podem ser uma combinação poderosa e perigosa. Veja alguns símbolos Rúnicos como o da runa das ondas AQUI.
Odin, mestre das Runas. |
Outro de utilização das runas que encontrei no trabalho disponibilizado no NEVE são as Runas Secretas, confesso que desconheço esse tipo de leitura, mas é algo que parece seguir um padrão simples para mestres da arte, essas runas possuíam dos tipos distintos: as “Runas suspensas” (tjaldrúnir), e as Runas de “ligadura” (Kvistrúnir), essas runas eram usadas para ações de alto sigilo assim como seu próprio nome diz ‘Runas Secretas’, tratavam-se de ações militares, manuscritos de magia, etc. O padrão utilizado nesse tipo de runa, o mais comum que já vi, trata-se em decorar a ordem do alfabeto rúnico e escrever palavras utilizando runas, mas na leitura ler uma runa antes da que escreveu, por exemplo: pegando o alfabeto de hoje, escrevendo uma palavra se usaria a letra “C” para ler o “B” e a letra “B” para ler o “A”, era algo simples, mas que só saberiam ler as pessoas que criaram o padrão.
Algo que insisto em dizer é que hoje em dia a crença anda se perdendo, devido a diversos fatos as mais antigas tradições vem se perdendo com o tempo, mesmo com a pratica recontrucionista do Odinismo a falta de informação confiável, existem diversos sites que postam informações erronias, um exemplo disse são os dias da semana dedicados aos Deuses, sites pegar o calendário semanal Greco-Romano e através de comparações decidem um calendário nórdico. Não se podem comparar crenças só por algumas semelhanças, são tradições diferentes, assim como também na Wicca. A Wicca se adapta facilmente a diversas crenças, alem de pegar diversos tipos de magias de variadas crenças pagãs e adaptar para si, e na hora do publico ver aprende sua crença já modificada, não sabendo assim como são as tradições originais.
Jogo de runas com Runa em Branco |
As runas do alfabeto antigo totalizavam 24 símbolos, que segundo os historiadores desapareceram até o século IX, sendo posteriormente adotados ao “Novo Furthak” 16 símbolos sendo chamados de Furthak Jovem, com suas variações dinamarquesas e sueco-norueguesas. Entretanto no Furthak jovem existem 12 símbolos que sobreviveram do Alfabeto antigo sendo eles: Fé, Úr, Þurs, Óss, Reið, Nauð, Iss, Tyr, Bjarkan Lögur, Sól e Maðr. Infelizmente devido à falta de registros historiadors so conseguiram comprovar atividades mágicas usando as 16 runas do Furthak Jovem, encontrado em espadas e machados. Atualmente existem 3.000 runestones sendp que em nenhma sobreviva as 12 runas do antigo alfabeto rúnico.
Vou encerrando por aqui deixando pra vocês uma tabela feita segundo Larger:
É isso ai Galera espero que tenham gostado, até o próximo post.
Hagl Oðin! far til alle magi!