Pesquisa Nibelung´s Alliance

Carregando...

terça-feira, 12 de julho de 2011

Simbolos Odinistas

Olá pessoal vamos a mais um post sobre Odinismo, depois de tantos posts sobre a cultura eu já estava pensando no que faltava falar sobre o Odinismo então pensei em algo q deixei passar os símbolos ligados a religião Odinista não vou me aprofundar demais neles vou explicar de maneira clara o significado de cada símbolo ligado ao Odinismo, mas se alguém tiver algum interesse em um determinado símbolo e quiser saber mais comunique-se conosco e forneceremos mais informações assim que possível.

O Primeiro e mais famoso de todos os símbolos Odinistas o Mjöllnir (Martelo de Thor) hoje em dia todos que escutam alguma coisa da cultura Odinista ou viking tem um Mjöllnir, algo q representa uma crença de certa forma uma modinha pra alguns que usam sem saber seu valor ou cultuar o grande deus Þhórr o Mjöllnir é o símbolo de Thor, os antigos escandinavos usavam como proteção, Thor é o protetor de Midgardr então sendo assim o deus mais famoso entre os antigos e até acreditasse mais venerado, o amuleto do martelo surgiu devido ao fato do Mjöllnir ser um martelo de guerra de cabo curto algo bem incomum que foi causado por Loki que quebrou seu cabo quando estava sendo criado pelos Dvergar, Thor com sua incrível força era o único que conseguia usar o martelo e quando não o estava usando em determinadas vezes pendurava o martelo em seu pescoço, assim surgiu o fato dos antigos pendurarem o amuleto em seu pescoço para imitar o ato do Deus e pedir por sua proteção.


Odin em seu trono com o Coração de Hrungnir
representado logo atras.
Segundo símbolo a falarmos e também um dos mais conhecidos é o Valknutt símbolo ligado a Oðinn, nossa fonte pra esse símbolo é o Skáldskaparmál, após o deus Thor confrontarse com o gigante Hrungnir, é descrito que este último teria um coração de pedra dura com três pontas, igual às inscrições gravadas de nome Hrungnishjarta (coração de Hrungnir). Apesar de o símbolo aparecer em histórias envolvendo o deus Thor é um símbolo do domínio de Odin, o coração de Hrungnir é associado também a triquetra símbolo celta, mas sua forma mais comum seria a de três triângulos laçados que foi posteriormente chamado de Valknut (nó dos mortos), segundo alguns pesquisadores o Valknut simbolizaria a conexão as deidades, o cosmo e o destino humano assim, o valknut simbolizaria o destino inevitável que existe entre o deus supremo e cada indivíduo, como diz no poema de hoje titulado Beowulf  “ wyrd biõ ful aræd” O destino é inexorável.

 A espiral é outro simbolo também associado ao Odinismo o símbolo da espiral que não é mais tão mencionado nos dias de hoje tinha ligação a Odin usado em rituais ao deus na era viking, podemos ver claramente isso na imagem abaixo:


Um guerreiro porta um escudo com motivos espiralados, ao lado de uma valquíria, triskelion(coração de Hrungnir) e valknut, ao lado de dois símbolos diretos de Odin ligamos a espiral diretamente ao deus também, o que nos leva a mais um símbolo o Fylfot ( suástica) um símbolo muito antigo mas devido a acontecimentos ‘recentes’ se tornou muito difundido, esse símbolo é ligado ao Mjolnir de Thor mas também pode ser visto como uma derivação da Espiral.

Pedra do século IX encontrada na Suécia
 com o Fylfot gravado.
Outros símbolos freqüentes no Odinismo são os símbolos rúnicos sendo tanto as próprias Runas utilizadas em talismãs, etc, como também símbolos derivados delas. O mais famoso entre eles é o Ægishjálmur, era usado pelos Vikings principalmente na testa para assustar seus inimigos, um símbolo q aparece no livro Galðrabók escrito por volta de 1600, possui variações no total resultam em 9. Esse símbolo mágico também era usado para afastar doenças no gado, para ganhar o amor de uma mulher, purificar-se num banho, dispersar a fúria, contra a fúria e para obter vitória quando encontrar um inimigo. Os estudiosos associam esse símbolo a Þórr mais do que com Ægir, por tal deus assustar seus inimigos e transpor barreiras.



e abaixo algumas variações do simbolo:

Variações simples do Ægishjálmur.
Ægishjálmur envolto em runas também chamado de  circulo runico. 


Os símbolos e talismãs rúnicos são usado como magia e geralmente preces utilizadas para invocar o poder dos Deuses uma  prece que encontrei:

Der zweite Merseburger Zaubersprunch – século X, origem anterior

Phol ende Uondan vuorem zi holza.
Dû uuart demo Balderes volon sîn vuoz birenkit.
Thû biguolen Sinthgunt, Sunna era suister
Thû biguolen Frîja; Volla era suister

Thû biguolen Uuodan sô hê uuola conda:
Sôse bênrenkî, sôse bluotrenkî, sôse lidirenkî
Bên zi bêna, bluout zi bluoda,
Lid zi gelidin, sôse gelîmida sîn!

Tradução:

Vol e Wotan foram ao bosque.
Ai o potro de Baldur torceu a pata.
Neste lugar rezaram sobre ele Sinthgunt e Sonne, sua irmã
Neste lugar rezaram sobre ele Frija e Volla, sua irmã
Neste lugar rezou sobre ele Wotan, tão bem quanto pode:
Seja torção de pé, seja de sangue, seja dos membros
Osso a osso, sangue a sangue,
Membro a membro, como se fossem colados.

Essa é uma prece que invoca os poderes do Deus pai Odin para cura usada com talismãs rúnicos de cura, percebe-se que na prece repete-se sentenças três vezes numero de Odin associado ao valknut outro fator que comprova a ligação da prece ao Deus.
Agora vejamos alguns talismãs rúnicos:




Simbolo rúnico pra proteção contra magias inimigas usadas durante uma batalha. Conhecida também como o homem de braços e pernas abertos, representa equilíbrio.



Proteção contra temporais e naufrágios.Era usado pelos marinheiros escandinavos para que seus barcos não fossem apanhados por tempestades.




Cruz Rúnica traz proteção contra maus espíritos, e duendes. Certas vezes essa cruz rúnica é ligada a Tyr mas não tem nada que comprove essa ligação.

Simbolo ligado a Freya para atrair o amor.



Talismã utilizado pelos antigos para cura de enfermidades de mente ou espirito, sua forma representa o equilíbrio entre físico e espirito.





Esses são alguns dos símbolos rúnicos existem milhares de variações e de junções de Runas que podem ser usadas como amuletos assim sendo existem muitos talismãs pessoais que se tratam da união de certas Runas e amonização do seu significado.


Encerrando com mais um simbolo usado no Odinismo o Quadrefólio conhecido atualmente como Shieldknot, um simbolo antigo na Escandinávia usado até hoje na região em placas de sinalização em antigos patrimônios nórdicos. Para o siginificado do simbolo teria duas hipóteses, significar o infinito sendo uma variação do Oroboro ou vice-versa, ou ser uma variação visual da serpente do mundo Jörmungandr, sendo relativa em imagens a pesca da serpente por Thor.


Bom galera esse foi meu post da vez, espero que ter agradado aqui Tiago Maglor e até a próxima.



Hagl Æsene og Vanene



16 comentários:

  1. Quais são os nomes desses talismãs runicos? Gostaria de obter mais informações sobre eles

    ResponderExcluir
  2. Os simbolos acima sao junçoes atuais formados com base nos simbolos antigos nao possuem nome proprio ligado a eles, mas existem simbolos runicos ligados a magia que poderia lhe ajudar, procuro pelo Manuscrito Huld, tentarei disponibiliza-lo no blog mas até pode lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  3. hagl maglor parabens pelo blog fantastico
    queria saber qual é realmente o martelo que thor usa.
    o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erik, me desculpe mas nao entendi direito sua pergunta, vou responder da maneira que entendi e me corrija se estiver errado, o simbolo do Mjöllnir tem muitas formas, possui desde formas reconstituindo a dos antigos através de achados, como Mjöllnir com designer contemporâneo, Todos estes símbolos são uma forma de aproximação com o Deus Thor e pedido de proteção tomando o simbolo do Martelo. Acredito que quis saber qual seria o designer de Mjöllnir que o deus usa!? Nenhum desses Thor possui o Martelo de guerra Mjöllnir um Martelo de cabo curto que certas vezes o pendurava sobre o peito pelo seu tamanho, e usamos o pingente simbolo do Mjöllnir para simular este ato.

      Excluir
  4. gostaria de conhecer melhor as runas pode indicar livro ou curso moro no rio de janeiro, sou umbandista estou estudando os orixás quero associar os deuses rúnicos a eles.
    Rita Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas qualquer curso teria influencia wicca ou cigana, e voce ainda iria misturar com a umbanda, sou contra essa mistura, cada crença tem seus costumes não devem ser comparadas e nem misturadas como a wicca faz, por essas questões nao recomendarei nada, peço desculpas mas iria contra o que acredito.

      peço que entenda Obrigado.

      Excluir
  5. Opa gostei bastante do post, mas segundo o Livro magia das Runas de Michael Howard, a descrição do significado da primeira runa "de odin para cura" esta trocado com a a descrição do ultimo simbolo (proteção contra magias inimigas)... de uma olhada nesses signicados e simbolos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esta trocado, muito Obrigado pelo aviso Rodrigo, provavelmente aconteceu um erro ao inserir as imagens, já arrumarei e o elogio pelo alerta a equipe.

      Excluir
  6. Boa tarde Tiago. Vc pode descrever o q significa os três símbolos acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas a que símbolos você se refere? o logo simboliza os 3 autores se for a isso que se refere.

      Excluir
    2. Boa tarde Tiago. Obrigado por responder. São os três símbolos abaixo das palavras Hagl Æsene og Vanene

      Excluir
    3. Imaginei, é como eu disse mesmo é um simbolo que usamos abaixo das postagens como simbolo do blog, é um marco dos 3 autores, o valknutt, a triskle e o mjolnir.

      Excluir
  7. ai cara gostei do post muito legal mesmo, hoje em dia é dificil encontrar informarçoes confiaveis sobre a cultura nordica, eu gostaria de sober mais sobre a aplicaçao das runas como forma de escrita, quero dizer é só pegar a tabela de relação com o alfabeto romamo e sai por ai tradusindo pro portugues ou tem q escrever em dinamarques antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a parte mágica das runas é uma prática q deve ser estudada e trabalhada mas a parte escrita é só usar a tabela fonética q aproximas o alfabeto runico ao nosso e utiliza-la normalmente, o fato de usar em nórdico arcaico é completamente desnecessário, como sempre digo os deuses não tem nacionalidade, o fato de os antigos escreverem em nórdico é pq eram nordicos haha mas pode-se usar qualquer lingua.

      Excluir
  8. Valknutt seria a mesma coisa que o triple horn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o valkunutt é uma variação do Hrungnishjarta (coração de Hrungnir) que é conhecido por alguns como triple horn(nome não tradicional).

      Excluir