Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 12 de julho de 2011

Simbolos Odinistas

Olá pessoal vamos a mais um post sobre Odinismo, depois de tantos posts sobre a cultura eu já estava pensando no que faltava falar sobre o Odinismo então pensei em algo q deixei passar os símbolos ligados a religião Odinista não vou me aprofundar demais neles vou explicar de maneira clara o significado de cada símbolo ligado ao Odinismo, mas se alguém tiver algum interesse em um determinado símbolo e quiser saber mais comunique-se conosco e forneceremos mais informações assim que possível.

O Primeiro e mais famoso de todos os símbolos Odinistas o Mjöllnir (Martelo de Thor) hoje em dia todos que escutam alguma coisa da cultura Odinista ou viking tem um Mjöllnir, algo q representa uma crença de certa forma uma modinha pra alguns que usam sem saber seu valor ou cultuar o grande deus Þhórr o Mjöllnir é o símbolo de Thor, os antigos escandinavos usavam como proteção, Thor é o protetor de Midgardr então sendo assim o deus mais famoso entre os antigos e até acreditasse mais venerado, o amuleto do martelo surgiu devido ao fato do Mjöllnir ser um martelo de guerra de cabo curto algo bem incomum que foi causado por Loki que quebrou seu cabo quando estava sendo criado pelos Dvergar, Thor com sua incrível força era o único que conseguia usar o martelo e quando não o estava usando em determinadas vezes pendurava o martelo em seu pescoço, assim surgiu o fato dos antigos pendurarem o amuleto em seu pescoço para imitar o ato do Deus e pedir por sua proteção.


Odin em seu trono com o Coração de Hrungnir
representado logo atras.
Segundo símbolo a falarmos e também um dos mais conhecidos é o Valknutt símbolo ligado a Oðinn, nossa fonte pra esse símbolo é o Skáldskaparmál, após o deus Thor confrontarse com o gigante Hrungnir, é descrito que este último teria um coração de pedra dura com três pontas, igual às inscrições gravadas de nome Hrungnishjarta (coração de Hrungnir). Apesar de o símbolo aparecer em histórias envolvendo o deus Thor é um símbolo do domínio de Odin, o coração de Hrungnir é associado também a triquetra símbolo celta, mas sua forma mais comum seria a de três triângulos laçados que foi posteriormente chamado de Valknut (nó dos mortos), segundo alguns pesquisadores o Valknut simbolizaria a conexão as deidades, o cosmo e o destino humano assim, o valknut simbolizaria o destino inevitável que existe entre o deus supremo e cada indivíduo, como diz no poema de hoje titulado Beowulf  “ wyrd biõ ful aræd” O destino é inexorável.

 A espiral é outro simbolo também associado ao Odinismo o símbolo da espiral que não é mais tão mencionado nos dias de hoje tinha ligação a Odin usado em rituais ao deus na era viking, podemos ver claramente isso na imagem abaixo:


Um guerreiro porta um escudo com motivos espiralados, ao lado de uma valquíria, triskelion(coração de Hrungnir) e valknut, ao lado de dois símbolos diretos de Odin ligamos a espiral diretamente ao deus também, o que nos leva a mais um símbolo o Fylfot ( suástica) um símbolo muito antigo mas devido a acontecimentos ‘recentes’ se tornou muito difundido, esse símbolo é ligado ao Mjolnir de Thor mas também pode ser visto como uma derivação da Espiral.

Pedra do século IX encontrada na Suécia
 com o Fylfot gravado.
Outros símbolos freqüentes no Odinismo são os símbolos rúnicos sendo tanto as próprias Runas utilizadas em talismãs, etc, como também símbolos derivados delas. O mais famoso entre eles é o Ægishjálmur, era usado pelos Vikings principalmente na testa para assustar seus inimigos, um símbolo q aparece no livro Galðrabók escrito por volta de 1600, possui variações no total resultam em 9. Esse símbolo mágico também era usado para afastar doenças no gado, para ganhar o amor de uma mulher, purificar-se num banho, dispersar a fúria, contra a fúria e para obter vitória quando encontrar um inimigo. Os estudiosos associam esse símbolo a Þórr mais do que com Ægir, por tal deus assustar seus inimigos e transpor barreiras.



e abaixo algumas variações do simbolo:

Variações simples do Ægishjálmur.
Ægishjálmur envolto em runas também chamado de  circulo runico. 


Os símbolos e talismãs rúnicos são usado como magia e geralmente preces utilizadas para invocar o poder dos Deuses uma  prece que encontrei:

Der zweite Merseburger Zaubersprunch – século X, origem anterior

Phol ende Uondan vuorem zi holza.
Dû uuart demo Balderes volon sîn vuoz birenkit.
Thû biguolen Sinthgunt, Sunna era suister
Thû biguolen Frîja; Volla era suister

Thû biguolen Uuodan sô hê uuola conda:
Sôse bênrenkî, sôse bluotrenkî, sôse lidirenkî
Bên zi bêna, bluout zi bluoda,
Lid zi gelidin, sôse gelîmida sîn!

Tradução:

Vol e Wotan foram ao bosque.
Ai o potro de Baldur torceu a pata.
Neste lugar rezaram sobre ele Sinthgunt e Sonne, sua irmã
Neste lugar rezaram sobre ele Frija e Volla, sua irmã
Neste lugar rezou sobre ele Wotan, tão bem quanto pode:
Seja torção de pé, seja de sangue, seja dos membros
Osso a osso, sangue a sangue,
Membro a membro, como se fossem colados.

Essa é uma prece que invoca os poderes do Deus pai Odin para cura usada com talismãs rúnicos de cura, percebe-se que na prece repete-se sentenças três vezes numero de Odin associado ao valknut outro fator que comprova a ligação da prece ao Deus.
Agora vejamos alguns talismãs rúnicos:




Simbolo rúnico pra proteção contra magias inimigas usadas durante uma batalha. Conhecida também como o homem de braços e pernas abertos, representa equilíbrio.



Proteção contra temporais e naufrágios.Era usado pelos marinheiros escandinavos para que seus barcos não fossem apanhados por tempestades.




Cruz Rúnica traz proteção contra maus espíritos, e duendes. Certas vezes essa cruz rúnica é ligada a Tyr mas não tem nada que comprove essa ligação.

Simbolo ligado a Freya para atrair o amor.



Talismã utilizado pelos antigos para cura de enfermidades de mente ou espirito, sua forma representa o equilíbrio entre físico e espirito.





Esses são alguns dos símbolos rúnicos existem milhares de variações e de junções de Runas que podem ser usadas como amuletos assim sendo existem muitos talismãs pessoais que se tratam da união de certas Runas e amonização do seu significado.


Encerrando com mais um simbolo usado no Odinismo o Quadrefólio conhecido atualmente como Shieldknot, um simbolo antigo na Escandinávia usado até hoje na região em placas de sinalização em antigos patrimônios nórdicos. Para o siginificado do simbolo teria duas hipóteses, significar o infinito sendo uma variação do Oroboro ou vice-versa, ou ser uma variação visual da serpente do mundo Jörmungandr, sendo relativa em imagens a pesca da serpente por Thor.


Bom galera esse foi meu post da vez, espero que ter agradado aqui Tiago Maglor e até a próxima.



Hagl Æsene og Vanene



46 comentários:

  1. Quais são os nomes desses talismãs runicos? Gostaria de obter mais informações sobre eles

    ResponderExcluir
  2. Os simbolos acima sao junçoes atuais formados com base nos simbolos antigos nao possuem nome proprio ligado a eles, mas existem simbolos runicos ligados a magia que poderia lhe ajudar, procuro pelo Manuscrito Huld, tentarei disponibiliza-lo no blog mas até pode lhe ajudar.

    ResponderExcluir
  3. hagl maglor parabens pelo blog fantastico
    queria saber qual é realmente o martelo que thor usa.
    o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erik, me desculpe mas nao entendi direito sua pergunta, vou responder da maneira que entendi e me corrija se estiver errado, o simbolo do Mjöllnir tem muitas formas, possui desde formas reconstituindo a dos antigos através de achados, como Mjöllnir com designer contemporâneo, Todos estes símbolos são uma forma de aproximação com o Deus Thor e pedido de proteção tomando o simbolo do Martelo. Acredito que quis saber qual seria o designer de Mjöllnir que o deus usa!? Nenhum desses Thor possui o Martelo de guerra Mjöllnir um Martelo de cabo curto que certas vezes o pendurava sobre o peito pelo seu tamanho, e usamos o pingente simbolo do Mjöllnir para simular este ato.

      Excluir
  4. gostaria de conhecer melhor as runas pode indicar livro ou curso moro no rio de janeiro, sou umbandista estou estudando os orixás quero associar os deuses rúnicos a eles.
    Rita Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas qualquer curso teria influencia wicca ou cigana, e voce ainda iria misturar com a umbanda, sou contra essa mistura, cada crença tem seus costumes não devem ser comparadas e nem misturadas como a wicca faz, por essas questões nao recomendarei nada, peço desculpas mas iria contra o que acredito.

      peço que entenda Obrigado.

      Excluir
  5. Opa gostei bastante do post, mas segundo o Livro magia das Runas de Michael Howard, a descrição do significado da primeira runa "de odin para cura" esta trocado com a a descrição do ultimo simbolo (proteção contra magias inimigas)... de uma olhada nesses signicados e simbolos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esta trocado, muito Obrigado pelo aviso Rodrigo, provavelmente aconteceu um erro ao inserir as imagens, já arrumarei e o elogio pelo alerta a equipe.

      Excluir
  6. Boa tarde Tiago. Vc pode descrever o q significa os três símbolos acima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas a que símbolos você se refere? o logo simboliza os 3 autores se for a isso que se refere.

      Excluir
    2. Boa tarde Tiago. Obrigado por responder. São os três símbolos abaixo das palavras Hagl Æsene og Vanene

      Excluir
    3. Imaginei, é como eu disse mesmo é um simbolo que usamos abaixo das postagens como simbolo do blog, é um marco dos 3 autores, o valknutt, a triskle e o mjolnir.

      Excluir
  7. ai cara gostei do post muito legal mesmo, hoje em dia é dificil encontrar informarçoes confiaveis sobre a cultura nordica, eu gostaria de sober mais sobre a aplicaçao das runas como forma de escrita, quero dizer é só pegar a tabela de relação com o alfabeto romamo e sai por ai tradusindo pro portugues ou tem q escrever em dinamarques antigo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a parte mágica das runas é uma prática q deve ser estudada e trabalhada mas a parte escrita é só usar a tabela fonética q aproximas o alfabeto runico ao nosso e utiliza-la normalmente, o fato de usar em nórdico arcaico é completamente desnecessário, como sempre digo os deuses não tem nacionalidade, o fato de os antigos escreverem em nórdico é pq eram nordicos haha mas pode-se usar qualquer lingua.

      Excluir
  8. Valknutt seria a mesma coisa que o triple horn?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o valkunutt é uma variação do Hrungnishjarta (coração de Hrungnir) que é conhecido por alguns como triple horn(nome não tradicional).

      Excluir
  9. Vocês poderia me ajudar, quero saber qual é o simbolo de Sif, a esposa do Thor.
    Muito obrigado pela atenção e ótimo blog

    ResponderExcluir
  10. Legal demais, tirou algumas dúvidas que eu tinha, mas não encontrei o que eu queria, eu sou um grande apreciador das lendas do deus Tyr , mas infelizmente ele não é tão valorizado como deveria, único simbolo que eu encontrei relacionado a ele sempre foi esse cruz rúnica, mas como vocês bem disseram, nunca vi nenhuma História que ela estivesse ligado a Tyr de nenhuma forma, sempre que se referem simbolicamente a Tyr, sempre é utilizado uma lança e um escudo, mas o que eu gostaria de saber é se não tem nenhum símbolo claro que seja a representação de Tyr. Alguém sabe me dizer se existe algo assim, se tiver podem postar ?

    ResponderExcluir
  11. Queria saber melhor sobre a diferença entre a triqutra celta e a valknut ? Queria saber se os dois são o mesmo ? A triquetra está ligado a odin porque ?

    ResponderExcluir
  12. Parabéns! Gostei muito sobre esse post. Você poderia apresentar alguns símbolos diretamente ligados a Odin? e também se possível algum bom livro sobre runas. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. tem algum problema negros gostarem da cultura nordica e usarem simbolos como martelo de Thor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum problema. A cultura nordica não e formada apenas de homens brancos como e retratado nos filmes. Existiam tribos de negros naquela região escandinava.

      Excluir
    2. Companheiro se vc curte e tem interesse nisso vc pode e deve usar esses símbolos independente da etnia ... Seria mais estranho um evangélico fazer isso pela questão religiosa ..

      Excluir
  14. Parabéns pelo Post!!
    Adorei seu trabalho!

    Pode me ajudar com uma questão?


    Queria saber sobre a Valquíria Nórdica. Assisti um filme que um símbolo de proteção (asas) era tatuado na pessoa. Queria saber sobre esse símbolo e Obrigado pela atenção!

    ResponderExcluir
  15. Parabéns por este belo trabalho. Olha ! acredito muito nas Runas.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite. Gostei muito das informações sobre as runas, gostaria de saber se o Triskelion faz parte das tradições nórdicas, uma vez que esse é usada em tradições Wicca? Grata.

    ResponderExcluir
  17. Preciso de algo mais sobre a magia com runas, como se faz e oque se usa para traçar se alguém puder me ajudar meu número do whats é 12 982457734

    ResponderExcluir
  18. bom, notei que na primeira estrofe da prece esta Uondan porem na segunda esta Uuodan, porem ambos foram traduzidos para Wotan, esta certo, o foi escrito errado?

    ResponderExcluir
  19. Olá, gostaria de tatuar um Valknut com escritas runicas circundando. Tenho o alfabeto rúnico porém creio que precisaria traduzir do portugues para o noruegues e depois para o rúnico, é isto? Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não recomendaria vc tatuar tal símbolo, os vikings marcavam aqueles que morreram e que eram dignos de "receber" o Valknut. Não cabe a vc decidir se é digno ou não

      Excluir
  20. Cara adorei seu blog! Muito completo!

    ResponderExcluir
  21. Buscava entender mais sobre símbolos Vikings e aí fui ficando por aqui, lendo, lendo e lendo...devorando tudo!

    ResponderExcluir
  22. Estava pensando em tatuar 2 triangulos interligados (igual a 1* foto la em cima) mas estou com medo pois nao entendi se isso significa algo ruim ja que vi em outros blogs que significa morte. Me ajuda gente ������

    ResponderExcluir
  23. Me aconteceria algo ruim ou algum tipo de energia negativa se usasse o símbolo do Aegisjalmur como um amuleto?

    ResponderExcluir
  24. Ola, poderia me falar mais da wicca? Acredito que a wicca nao seja uma religiao celta, mas gostaria de ter embasamento cientifico para isso, poderia me ajudar? Alem disso poderia me dizer sobre a mistura de crenças europeias que a wicca faz? Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. Olá eu tenho interese sobre a cultura dos vikings e tenho uma frase que pesquisei da cultura deles só que está na língua deles gostaria de saber se eu mandasse pra vc ver. Se vc consegue traduzir lá.

    ResponderExcluir
  26. Olá eu tenho interese sobre a cultura dos vikings e tenho uma frase que pesquisei da cultura deles só que está na língua deles gostaria de saber se eu mandasse pra vc ver. Se vc consegue traduzir lá.

    ResponderExcluir
  27. Olá eu tenho interese sobre a cultura dos vikings e tenho uma frase que pesquisei da cultura deles só que está na língua deles gostaria de saber se eu mandasse pra vc ver. Se vc consegue traduzir lá.

    ResponderExcluir
  28. Olá eu tenho interese sobre a cultura dos vikings e tenho uma frase que pesquisei da cultura deles só que está na língua deles gostaria de saber se eu mandasse pra vc ver. Se vc consegue traduzir lá.

    ResponderExcluir
  29. Olá eu tenho interese sobre a cultura dos vikings e tenho uma frase que pesquisei da cultura deles só que está na língua deles gostaria de saber se eu mandasse pra vc ver. Se vc consegue traduzir lá.

    ResponderExcluir
  30. Saberia me dizer o significado das três folhas sobrepostas?
    Elas parecem o símbolo da interseção em matemática.
    Normalmente cunhada no mjollnir, no trono de Odin e no piso do palácio de Asgard.

    ResponderExcluir