Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Magia Rúnica - As Runas de Odin





 Olá galera encerrarei os posts de magia falando sobre a Magia Rúnica, espero que gostem e que ajude a muitos.


 As Runas são uma forma de escrita que serve tanto para fins utilitários quanto para fórmulas mágicas. A magia rúnica era a principal atividade mágica da época Viking, cada Runa tem seu próprio fundamento mágico, sendo símbolos independentes, mas que também são poderosos em conjunto. As Runas na época viking eram uma arte para elite os (jars) ou (earls). Existiam escolas para se aprender a arte rúnica, sendo o especialista em Runas chamado Rúna-meistari. As Runas não foram uma arte mágica de parâmetro no paganismo nórdico, por exemplo, na Inglaterra, até hoje nunca foi encontrado um só texto rúnico com propriedades mágicas, mostrando assim a Runa de fim utilitário.

 Existiam diversos tipo de encantamentos rúnicos,os principais são para encantar armas, cura, cicatrizar feridas, obter o amor de uma mulher e claro o delírio do futuro, leitura das varetas de runas para prever acontecimentos futuros era o mais comum de todos na época, mas claro uma arte muito complexa realizada por Rúna-meistari ou Skålds, alem das runas existem variações de símbolos rúnicos, nomeados como runas sendo eles: runas da vitória (sigrrúmar), esculpida em espadas e machados; runas da cerveja (ölrúnar), usadas sobre os Drink horns ou sobre os barris de cerveja; runas de proteção (bjargrúnar), inscritas sobre a cabeça do assistente de parto; runas das ondas (brimrúnar), inscritas nos mastros dos navios para proteção; runas de ramos (limrúnar) feitas para favorecer curas, cinzeladas na madeira; runas de sentido (hugrúnar), para facilitar a compreensão: “ Eu gravo as runas que curam, eu gravo as runas que salvam, uma vez para os elfos, uma vez para os trolls, uma vês para os Þurs”. A utilização da mágica das runas também era chamada de Valgalldr, derivando o nome da magia Galdr, inclusive se vocês lerem o post de magia e odinismo vocês poderão notar certa semelhança de encantamentos Galdr com magias rúnicas, de certo todas as magias estão conectadas então podem existir varias magias sendo usadas para um mesmo propósito e a junção de diversas magias podem ser uma combinação poderosa e perigosa. Veja alguns símbolos Rúnicos como o da runa das ondas AQUI.

Odin, mestre das Runas.
 Outro de utilização das runas que encontrei no trabalho disponibilizado no NEVE são as Runas Secretas, confesso que desconheço esse tipo de leitura, mas é algo que parece seguir um padrão simples para mestres da arte, essas runas possuíam dos tipos distintos: as “Runas suspensas” (tjaldrúnir), e as Runas de “ligadura” (Kvistrúnir), essas runas eram usadas para ações de alto sigilo assim como seu próprio nome diz ‘Runas Secretas’, tratavam-se de ações militares, manuscritos de magia, etc. O padrão utilizado nesse tipo de runa, o mais comum que já vi, trata-se em decorar a ordem do alfabeto rúnico e escrever palavras utilizando runas, mas na leitura ler uma runa antes da que escreveu, por exemplo: pegando o alfabeto de hoje, escrevendo uma palavra se usaria a letra “C” para ler o “B” e a letra “B” para ler o “A”, era algo simples, mas que só saberiam ler as pessoas que criaram o padrão.
  
 Algo que insisto em dizer é que hoje em dia a crença anda se perdendo, devido a diversos fatos as mais antigas tradições vem se perdendo com o tempo, mesmo com a pratica recontrucionista do Odinismo a falta de informação confiável, existem diversos sites que postam informações erronias, um exemplo disse são os dias da semana dedicados aos Deuses, sites pegar o calendário semanal Greco-Romano e através de comparações decidem um calendário nórdico. Não se podem comparar crenças só por algumas semelhanças, são tradições diferentes, assim como também na Wicca. A Wicca se adapta facilmente a diversas crenças, alem de pegar diversos tipos de magias de variadas crenças pagãs e adaptar para si, e na hora do publico ver aprende sua crença já modificada, não sabendo assim como são as tradições originais.

Jogo de runas com Runa em Branco
Como o tema do post é a Magia Rúnica vou dar o exemplo de como a arte rúnica se modificou, com o tempo, As Runas de Odin é uma tradição odinista dadas aos homens pelo próprio Odin, e hoje esta muito diferente de como era, existem as chamadas runas ciganas, e outros tipos de variações, a tiragem da runas através da cruz Celta e até a chamada “Runa em branco” são invenções contemporâneas segundo Nasstrom.

 As runas do alfabeto antigo totalizavam 24 símbolos, que segundo os historiadores desapareceram até o século IX, sendo posteriormente adotados ao “Novo Furthak” 16 símbolos sendo chamados de Furthak Jovem, com suas variações dinamarquesas e sueco-norueguesas. Entretanto no Furthak jovem existem 12 símbolos que sobreviveram do Alfabeto antigo sendo eles: Fé, Úr, Þurs, Óss, Reið, Nauð, Iss, Tyr, Bjarkan Lögur, Sól e Maðr. Infelizmente devido à falta de registros historiadors so conseguiram comprovar atividades mágicas usando as 16 runas do Furthak Jovem, encontrado em espadas e machados. Atualmente existem 3.000 runestones sendp que em nenhma sobreviva as 12 runas do antigo alfabeto rúnico.

Vou encerrando por aqui deixando pra vocês uma tabela feita segundo Larger:


É isso ai Galera espero que tenham gostado, até o próximo post.


Hagl Oðin! far til alle magi!


                                                       

13 comentários:

  1. Meu primeiro contato com o tema. Muito bem explicado. vlw!

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado! Espero que tenha gostado e que esse primeiro contato desperte seu interesse e continue sempre a nos acompanhar.

    Hails Æsir og Vanir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola gostaria de saber, sé vc podem me ajudar quero traduzir meu nome. mais não consigo
      podem me ajudar (cezar)meu nome grato...

      Excluir
  3. Fala Gente blz...kurti muito o blog de vcs....queria saber se topam uam parceria....

    da um confere no meu blog ae...sobre vikings e bandas de viking metal...

    www.valhalaways.blogspot.com

    qualquer coisa entra em contato comigo: wegotovalhala@hotmail.com

    valeu

    ResponderExcluir
  4. Só de passagem pre lhes dar meus parabéns pelo Blog. Maglor, os posts de magia foram realmente ótimos, este ultimo sobre mágia rúnica expetacular! Ques os Deuses iluminem os caminhos de vocês.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado a todos você que nos acompanham e nos motivam a sempre melhorar!

    Que as fiandeiras tecam longos fios dourados a todos nós!

    ResponderExcluir
  6. Maglor como eu poderia tipo enfeitiçar alguem ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há diversos modos, como Sedr, Galdr e símbolos mágicos mas aprender e dominar a arte da magia é um caminho árduo e longo como uma Volva que se dedica desde nova a magia Galdr por exemplo, mesmo que você fosse apresentado a informação a aplicação de tudo seria impossível a alguém sem treino algum.

      Excluir
  7. É a primeira vez que eu encontro um site assim. Baseado no esoterismo (perdão se estou utilizando o termo erroneamente) que fala tão bem explicadamente, sobre as Runas. Pode parecer exagero, mas eu consigo fazer sonetos, letras de canções, cartas e até mensagens, todas em Novo Furthak. Desde os meus dezesseis, venho despertando um grnade interesse pelo antigo alfabeto, tanto é que eu já o ensinei para várias pessoas na minha escola, acredito eu, estar mantendo viva uma cultura que como acabei de ler, está se perdendo lentamente, mesmo com o ressurgimento do Odinismo. Espero que esta cultura jamais desapareça. Sou Cristão mas algo dentro de mim, diz que o Valhalla vive em algum lugar...

    Heil Asgard!

    Assinado: Patrinny Red Stone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de aprender, alguém se interessa em me ensinar?
      deixa o face aqui... Vlw

      Excluir
  8. Quero muito fazer uma tatto do meu nome em runas, não sei seé uma boa idéia, mas tenho essa vontade....

    ResponderExcluir
  9. tenho duvida da letra Q em rúnico alguém poderia me confirmar pois há muitas divergência de escritas, por favor obrigado

    ResponderExcluir
  10. estou a algum tempo estudando magias e as runas são elementos que também e preciso estudar, estou tentando fazer dominação Elemental e as runas são de ótima ajuda

    ResponderExcluir