Pesquisa Nibelung´s Alliance

sábado, 14 de janeiro de 2012

Rito de Passagem - Funeral Celta


Olá galera hoje vou falar sobre o ultimo Rito de Passagem que um Celta passa, seja ele ligado a um clã ou não, todos nós acreditamos na imortalidade de nossas almas e por vezes isso gera um pequeno conflito entre clãs diferentes (mesmo os que moram no mesmo país, por assim dizer).

Para não adentrar em muitos detalhes, vamos dizer que praticamente os Celtas se dividam em dois grupos em relação a este assunto: os que se prepararam para outro Mundo e os que se preparam para uma futura reencarnação, mas em ambas essas ultimo Rito de Passagem é de certa forma parecida.


A morte não deve ser encarada com tristeza e sim com alegria, aquele nosso companheiro de vida, seja ele novo ou velho, homem ou mulher, presente em nossas vidas o tempo todo ou por alguns dias ou meses, estará se libertando da carne que o carregou durante sua vida para poder desfrutar de lugares e experiências que ainda não estamos prontos para conhecer.

Na época medieval era comum que certas tribos queimassem os corpos de seus mortos em enormes piras de madeira em respeito ao morto e houve casos em que o morto era posto em um pequeno barco e a certa distancia da margem do rio eram ateadas fechas com fogo, levando o morto para a liberdade do vento e seus restos para as profundezas da água.Já os Celtas não praticavam deste costume, todos aqueles que partiam desta vida para a outra deviam estar preparados e cada Clã cuidava disso a sua maneira (por este motivo, mais uma vez não vou me aprofundar nesta parte). Ao longo dos séculos, sítios arqueológicos mostraram ao mundo alguns dos costumes célticos tais como eles viverão a tanto tempo atrás e como a civilização próxima aos sítios mantiveram ou aboliram os costumes.

Para o morto era e em alguns lugares continua sendo preparado um tumulo adornada com objetos que serão necessárias á ele seja no Outro Mundo ou para a próxima vida. Guerreiros eram enterrados com suas armas e pintados como se fossem para o campo de batalha ao invés do tumulo, os homens comuns, por assim dizer, eram enterrados com seus facões ou foices, mulheres comuns com utensílios domésticos como panelas de barro, os sacerdotes, tanto homens quanto mulheres, com seus instrumentos mágicos, athames, bastões e cajados, e os que eram considerados como príncipes e princesas, reis e rainhas eram enterrados com seus ouros e seus objetos valiosos.
Antes de o morto ser entregue ao seu tumulo era muito comum que sua cabeça fosse cortada e esmagada ou simplesmente enterrada há certa distância como prevenção de que seguissem o ciclo da forma correta e não ficassem presos a este Mundo.
Muitas lendas cresceram e foram adaptadas para as culturas existentes, mas uma lenda brasileira, contada pelos Índios sobre a existência da Mandioca deve-se ao fato de flores de sabugueiro sempre estarem presentes nos Ritos Funerários Celtas e estes acreditavam que quando uma muda desta arvore, plantado próximo a um tumulo, crescesse a alma daquele companheiro enterrado estava já em Outro Mundo ou se preparando para sua próxima vida.
Bom galera, este foi o ultimo post sobre os Ritos de Passagem e meu primeiro post deste ano. Estou muito feliz com a aceitação de todos vocês e agradeço a todos que vem nos ajudando estes meses. Qualquer duvida ou sugestão deixe nos comentários.


"Acreditamos ficar tristes pela morte de uma pessoa, 
Quando na verdade é apenas a morte que nos impressiona."

Nenhum comentário:

Postar um comentário