Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Magia Odinista - Galldr e Seidr os cantos mágicos


 Olá a todos, hoje darei continuidade ao post Magia e Odinismo, dessa vez falarei de duas ramificações de magia muito usadas e mais amplas que as outras, por isso precisam e merecem um post próprio.


  Essas duas ramificações importantes são muito parecidas à primeira vista, mas abrangem métodos diferentes. Cada uma delas deriva de magias diferentes criando assim suas próprias ramificações, sendo elas: Galldr/Galdur (cantos mágicos; fórmulas mágicas, mais usadas em curas e prevenção; métrica de cantos mágicos), e Seiðr (canto mágico; ritual de canto).

 O Galldr é o canto e fórmulas mágicas usadas para cura, para proteção, usadas como no caso do Niðstong mencionado no post passado para encantar amuletos, preencher um objeto de magia, para ser usado como proteção, tanto em batalha, mas também usado antigamente em partos, encantar amuletos para proteção ao dar a luz era algo muito comum e feito geralmente com um Mjolnir. A palavra Galldr seria derivada da palavra gala, “para cantar” o que sugere esse tipo de magia, efetuar cantos mágicos agudos, sempre seguindo uma métrica também podendo ser, ao invés de cantos, sons com uma métrica que possua propriedades mágicas. Essa magia originada pelos Æses é prioritária de Oðinn denominado de galldrsföður, O Pai dos encantamentos mágicos. O praticante dessa magia geralmente é chamado galldra-menn. Nesse tipo de Magia existem métricas encontradas e registradas dos antigos, mas a também aqueles que fazem suas próprias canções, sempre numa métrica e com palavras certas ou se não será um Seiðr não um Galldr, esse é um tipo de Magia que defende algo mais flexível conjurando-a tanto em Nórdico Arcaico como também em língua nativa, embora seja raro ouvir devido à dificuldade de criar uma canção em língua nativa com todas as propriedades mágicas.
  
No período cristão a igreja islandesa adotou para si a forma de magia Galldr e eliminou como pôde a prática do Seiðr que era uma prática mais popular, e voltando o Galldr só a elite da igreja. Abaixo dois exemplos de Galldr um Odinista e outro após a igreja terem roubado essa prática.

Canto Galldar:

Phol ende Uodan vuoren zi holza.
Du uuart demo Balderes volon sîn vuoz birenkit.
Thû biguolen Sinthgunt, Sunna era suister,
Thû biguolen Frîja; Volla era suister;
Thû biguolen Uuodan, sô hê uuola conda:
Sôse bênrenkî, sôse bluotrenkî, sôse lidirenkî;
Bên zi bêna, bluot zi bluoda,
Lid zi gelidin, sôse gelîmida sîn!

Tradução:

Vol e Wotan foram ao bosque.
Aí o potro de Baldur torceu a pata.
Neste lugar rezaram sobre ele Sinthgunt, e Sonne, sua irmã
Neste lugar rezaram sobre ele Frija e Volla, sua irmã
Neste lugar rezou sobre ele Wotan, tão bem quanto pode:
Seja torção de pé, seja de sangue, seja dos membros
Osso a osso, sangue a sangue,
Membro a membro, como se fossem colados.

Acima uma amostra de canto Galldar usado antigamente, pela proximidade de escrita acredita-se que seja uma canção dos antigos visigodos germânicos. Abaixo uma canção utilizada pela igreja:

Kirst, imbi ist hûcze! Nu fluic dû, vihu mînaz, hera
Fridu frenô in godês munt heim xi commone gisut.
Sizi, sizi, binâ: inbôt dir sancte Maria.
Huroleb ni habe dû: zi holce ni flûc dû,
Noh dû mir nindrinnês, noh Du mir nintuuinnês.
Sizi vilu stillo, uuirki godês uuillon.

Tradução:

Cristo, as abelhas estão em enxame! Agora, meus bichinhos, Voai para cá e para lá, pura que possais retornar sãs a casa na paz de Deus e em Sua proteção.
Senta-se, senta-se, abelha! Santa Maria assim te pede.
Não tens permissão de voar para a floresta,
Nem deves escapar de mim, nem fugir.


Aí uma prática de Magia Odinista que foi roubada pela igreja que buscou eliminar o Seiðr e deixar o Galldr exclusivo a elite da igreja tomando a prática para si. Essas canções foram extraídas do trabalho de um conjunto de historiadores disponibilizado pelo site do NEVE, Núcleo de Estudos Vikings e Escandinavos. Agora vamos à prática do Seiðr.

Imagem associada a Seiðkonur.
  Seiðr - uma das principais artes mágicas, como dito algo popular bastante usada pelo povo escandinavo, ou melhor, dizendo as mulheres escandinavas, já que era uma prática mais voltada ao publico feminino, na verdade só conheço relatos e historias de praticantes mulheres desta arte mágica. O Seðr pode ser considerado uma das principais ramificações por seu nome abranger toda magia ligada ao universo feminino voltado ao canto claro, mas diferente do Galldr sem seguir uma métrica, e na de forma aguda como o Galldr, o Seiðr chega a ser algo muito agradável de ouvir, mas seus feitos podem ser catastróficos. O Seiðr é a arte mágica ligada a Deusa Freya daí ser uma arte ligada às mulheres e também o fato das praticantes chamadas seiðkonur usarem vestes de gato, animal ligado a Deusa. O Seðr possue diversos efeitos que não chegam a serem ramificações da magia, mas vamos colocar dessa forma para melhor entendimento.

Varðlokur – Canto Mágico. (Forma de Orações ou agouros feitos em forma de canto, uma parte do Seðr que se encaixa bem no Mal-da-Lingua).

Utiseta – Técnicas para receber visões da morte. (Essa técnica geralmente requer um ritual no qual não posso dar detalhes, mas a praticante do Seiðr visita o mundo dos mortos e trás a sua comunidade respostas e profecias).

Hamhleypa – Troca de forma ou pele. (Animais de Freya: gato, javali e falcão).

Sjónhverfing – Magia de desilusão pra enganar a visão. (Magia usada para confundir o alvo, magia para manipular pessoas).

Kveldriða – Ataque mágico noturno. (Magia Hostil de ataque como o próprio nome diz, é algo que pode ter varias formas e conseqüências ao inimigo).

Huliðshjálmar – Capacete de ocultamento. (Diferente do que o nome sugere não é algo que vá torná-lo invisível, mas uma técnica de evitar que as pessoas de vejam como um caminhante das sombras).

Gørningstakkr – Camisas enfeitiçadas com proteção mágica. (Como já disse, era comum encantarem objetos, amuletos, armas e essa pratica de Seðr seria especifica para denominar isso, encantar cotas de malha para dar proteção em guerra era algo comum alem de armas e diversas outras coisas).

  Essas são as formas de Seiðr formas e conseqüência da ramificação esta mais usada para fins hostis, também era ligado ao Seiðr rituais antigos de gênero orgásticos, algo que com o tempo foi sendo perdido e esquecido, mas a prática do casamento sagrado foi sendo bem recebido em grupos fechados, sendo adotado em diversas outras crenças pagãs entre elas o chamado “Satãnismo”, o que fez com que a igreja só ficasse mais aborrecida com paganismo em geral nomeando todos não cristãos de pagãos, bastardos do Diabo e perseguindo a todos os não cristãos. Hoje o casamento Sagrado é uma prática rara, mas que ainda sobrevive em alguns grupos fechados de diversas crenças.


Volva - Völva
  Vou encerrando por aqui, deixando para vocês exemplos de Seðr registrados em sagas durante a história, e tomem cuidado, pois como a própria Edda Poética diz, as seiðkona são mulheres estremamente perigosas. Na Hrólfs Saga Kraka, o rei danes Frodi foi assassinado por uma seiðkona. Na Egils Saga 59, a rainha Gunnhildr usa a pratica de Seiðr para manipular Egil Skalagrimisson; Na Gísla Saga, Þorgrímr usa Seiðr contra seu inimigo Gísli. Na Ynglingasaga 13, a rainha Drifa usa uma seiðkona para enviar incubus para matar o rei. E também são mencionadas praticam passivas de Seiðr mesmo que essas sejam muito raras. São mencionadas na Erik Saga, que descreve uma seiðkona convocada pela comunidade da Groelândia para amenizar um período de fome, e na Landnámabók é mencionada uma völva (vidente) usando seiðr para que um estuário enchesse de peixe.

 Assim vemos que o Seiðr não é uma prática muito singular voltada só ao canto, ela abrange muito outros tipos de magia, outros efeitos e formas de usá-la, mas é uma prática amedrontadora, espero que quem veja e quem já viu nunca prove do pior lado dela. Fico por aqui e aguardem os próximos posts sobre Magia Odinista. Qui foi Tiago Maglor e até a próxima.




Poderosas são as palavras deixada a nós pelos antigos.
    

6 comentários:

  1. Fico feliz quando vejo que não sou só eu que escrevo sobre Asatrú/Odinismo e cultura nórdica, também gosto muito do trabalho de vocês

    ResponderExcluir
  2. Tambem sou adimirador do trabalho de vocês, entro pelo menos 3 ou 4 vezes por semana no blog continuem com o belo trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Ich habe Ihre Schreiben, es ist wirklich sehr junge engagierte in einer so edlen Zweck und haben schon genug Weisheit.Glückwunsch.

    Speichern Sie die Asen und Wotan Vater von Magic.

    ResponderExcluir
  4. Dirk thank you, ich versuche Ehre die Götter als ich können. Thank you die Anreiz es ist wirklich sehr wichtig zu alle uns.

    Hail Wotan!

    ResponderExcluir
  5. Caros autores,
    Gostaria muito de saber das fontes que são usadas para escrever este blog, tenho lido alguns posts e gostado. Meu interesse pela mitologia nórdica é recente e não sei se minhas pesquisas estão num bom caminho. Talvez fosse interessante um post com indicações de livros ou mesmo outros sites e blogs para pesquisas mais aprofundadas.
    No mais, parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Leitor,
    Desculpe mas não posso te informar ao certo as fontes cada post é elaborado através de diversos documentos e diversas experiencia pessoais, busco sempre manter tudo Neutro pois devido a divergências em kindreds pode variar o modo de visão de muitos itens. A ideia da Indicação de Livros e até sites já esta sendo implantada em nossa página no facebook e no grupo também na rede social, pois achamos mais fácil de interagir por lá. Desculpe por ficar te devendo as fontes pego informações muitos lugares e muitas pessoas, mas lhe asseguro que são todas bem pesadas antes de usarmos e são completamente fieis a crença Odinista. no mais entre em contato e pode me procurar na página do blog no facebook ficarei feliz em te ajudar no que puder.

    ResponderExcluir