Pesquisa Nibelung´s Alliance

domingo, 19 de junho de 2011

Solstício de inverno

 Olá pessoal estamos chegando ao solstício de inverno então achei que seria interessante um post falando mais sobre essa passagem do ano, e a alguns leitores do blog que pediram irei postar hoje.

Solstício de inverno é um fenômeno astronômico usado para marcar o inicio do inverno. Ocorre normalmente por volta do dia 21 de junho aqui no hemisfério sul, tendo uma variação de um dia todo ano podendo ocorrer no dia 20 ou 22. O dia 21 de junho conhecido como Mídwinterblót (mais conhecido com Jól no Ásatrú) Yule é o auge do inverno conhecido como a noite mais longa, esse é um momento de reflexão de se preparar pro novo, pois depois dessa noite, mudanças ocorrerão. O Jól começa na noite do solsticio, noite das mães, dedicada a Frigg e termina na décima segunda noite que seria aproximadamente dia 2 de julho, claro que existem divergências de opiniões nas quais o Yule dura 09 dias e tem inicio no dia 23 de junho após o Mídwinterblót que é o Solstício de inverno, que é opção que eu particularmente sigo não denominando o Yule como o solstício e sim como uma comemoração ‘principal’ durante o solstício e sendo o marco do solstício o Mídwinterblót.
 E sinceramente sigo todo ano comemorando o Mídwinterblót que no caso esse ano seria 21, seguindo na noite do dia 22 a comemoração das mães honra as Dísir, então comemorando o Yule no dia 23  e fazendo durar 9 dias, não posso seguir a tradição de manter uma fogueira viva durante esses 9 dias então todos os dias faço oferendas na mesma hora, esta é minha maneira de comemorar o Yule.
 Então vamos ao significado do Yule, desculpem gente não sou preguiçoso apenas não gosto de repetir explicações então um link para o significado do Yule dentro do próprio blog: Yule.

Imagem da ressurreição de Baldr. Cristianismo
 um ladrão de cultura?
 Alem dessas explicações sobre Yule existe outra opinião clara sobre relatos da antiga Escandinávia, na qual o Yule começa com a morte de Baldr, morte arquitetada por Loki, Baldr é assassinado por seu irmão cego Hoðr que teria usado um visco existem teorias quanto se seria a planta ou uma arma chamada visco. A noite mais escura do ano marca a morte do deus e no 3° dia após a morte de Baldr após sua mãe Frigg ter chorado por três dias e três noites pela morte do Filho implorando por sua volta o visco vermelho teria ficado branco e Baldr teria ressuscitado, a partir dessa história que conhecemos o natal de hoje. O natal que seria uma festa pagã é comemorado como festa cristã alem do fato que se sugere que o cristianismo teria roubado essa parte da crença Odinista e transformado Baldr no seu chamado Jesus. Outro fato curioso que já que falei do natal gostaria de mencionar é que o “papai Noel” é uma figura roubada da imagem de Odin, pois na antiga terra germânica havia o costume deas crianças deixarem na janela uma bota cheia de açúcar para Sleipinir pois é quando Odin passa sobre midgard em sua montaria em direção a Niflhel terra dos mortos a busca de seu filho Baldr como descrito na Edda poética O Baldrs Draumar.

Então é isso gente o solstício de Inverno o Yule espero que todos comemorem essa data importante para nós com as devidas oferendas e honras aos deuses e só pra lembrar algo a mais, alguns objetos comuns para o ritual de comemoração não sendo indiscutivelmente necessários. Nem todos são usados, mas a maioria pode ser aproveitada. São eles: o Blotahorn (chifre de libação), Skál (taça de libações), Hóf (altar móvel), Hamar (martelo), Eikarlaufgat (bastão fálico) ou Runestaff (bastão rúnico), Aessirmyndar (ídolos dos Aesir), Fulltruí (objetos pessoais que são elos com as divindades patronas), Blotarkárfa (cesta para as oferendas), Öl ou Alu (cerveja inglesa, as famosas tipo Ale), Bjór (cerveja dourada), Mjóld (hidromel), ou ainda a Svartr Bjórn (cerveja escura). E se vocês não tem esses objetos não se preocupe o que vale é você lembrar-se dos deuses e fazer suas oferendas e preces a eles de corpo e alma. Até a próxima gente.



Hagl Æsene og Vanene


2 comentários:

  1. Como sempre expondo informações com maestria Hail Maglor.

    Que os Deuses o acompanhe em sua jornada.

    ResponderExcluir