Pesquisa Nibelung´s Alliance

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Vafþrúðnismá - Os Dizeres de Vafþrúðnirl

Trago pra vocês a Edda Poetica Vafþrúðnismál, espero que gostem!
Vafþrúðnismál (Os Dizeres de Vafþrúðnir) é o terceiro poema da Edda Poética.No inicio temos os diálogos de Óðinn e Frigg e depois Óðinn e o gigante


Odinn e Frigg
Óðinn disse:
01-"Me de seu conselho agora Frigg,porque eu desejo ir
até o sábio Vafþrúðnir.
Eu estou muito ansioso para trocar velhos conhecimentos
com o todo-sábio jötunn."

Frigg disse:
02-"Eu aconselho você ficar em casa,Herjaföðr*,
na terra nos deuses,
pelo que sei nenhum jötunn
é tão poderoso como Vafþrúðnir."

Óðinn disse:
03-"Eu tenho amplamente vagado,ousando muitas proezas,
freqüentemente desafiando os Regin*;
agora Eu preciso saber
como Vafþrúðnir vive em seu salão."

Frigg disse:
04-"Então viaje em segurança e retorne depois em segurança,
fique em segurança na estrada.
Possa oeði o servir,Aldaföðr*,
quando você for falar com o jötunn."

05-Óðinn seguiu viagem para testar a sabedoria das palavras
do todo-sábio jötunn.
Ele chegou no salão do pai de Ím*,
e lá Yggr* imediatamente entrou."

Óðinn disse:
06-"Salve Vafþrúðnir!Eu vim em seu salão agora
para ver você pessoalmente.
Primeiro de tudo Eu queria saber se você é sábio,
jötunn,se você é todo-sábio."

Vafþrúðnir disse:
07-"Que homem é esse?
quem desfere palavras
para mim em meu salão?
Você não partirá a menos que você seja mais sábio."

Óðinn disse:
08-"Gagnráðr*,Eu sou chamado,
e Eu estou sedento da minha viagem
para seu salão.Eu preciso de um acolhimento,jötunn,
e sua recepção,por Eu ter viajado tão longe."

Vafþrúðnir disse:
09-"Por que então,Gagnráðr,você fala do fundo do recinto?
Tome um assento no salão,
então nós veremos se o convidado
ou o velho sábio tem maior inteligência."

Óðinn disse:
10-"Deixe o pobre homem que visita o homem rico
dizer o que é necessário e segurar sua língua.
Falar demais trará a ele,Eu acho,
nenhum bem,quando visitar um homem austero."

Vafþrúðnir disse:
11-"Me diga Gagnráðr,desde que você quer
testar seu poder aí do fundo do recinto:
qual é o nome do cavalo,
que puxa Dagr* acima da humanidade?"

Óðinn disse:
12-"Skinfaxi,ele é chamado,que puxa Dagr
através do céu e acima da humanidade todo dia.
Para os Hreiðgotum* ele parece o melhor.
A juba desse cavalo brilha."

Vafþrúðnir disse:
13-"Me diga Gagnráðr,desde que você quer
testar seu poder aí do fundo do recinto:
Como eles chamam o cavalo
que puxa Nótt* do leste para os bons Regin?"

Óðinn disse:
14-"Hrímfaxi ele é chamado,
quem assim traz novamente Nótt para os Regin.
Ele baba espuma toda manhã;
desse modo vem os orvalhos para os vales."

Vafþrúðnir disse:
15-"Me diga Gagnráðr,desde que você quer
testar seu poder aí do fundo do recinto:
Como é chamado o rio,que divide o reino
dos deuses do reino dos filhos dos Jötnar?"

Óðinn disse:
16-"Ífingr,esse rio é chamado,
que divide o reino dos filhos dos Jötnar
do reino dos deuses.
Sempre correrá,e nunca congelará."

Vafþrúðnir disse:
17-"Me diga Gagnráðr,desde que você quer
testar seu poder aí do fundo do recinto:
Como eles chamam o campo,onde Surtr
e os amados deuses se encontraram em guerra?"

Óðinn disse:
18-"Vígriðr o campo é chamado,
onde Surtr e os amados deuses se encontraram em guerra.
O campo que os dividira está
a cem léguas em todas as direções.
Para eles esse campo está predestinado."

Vafþrúðnir disse:
19-"Você é totalmente instruído,meu convidado.Agora venha
para o banco do jötunn,e nos deixe falar sentado.
Nós dois apostaremos nossas cabeças no salão
meu convidado,em sabedoria."

Óðinn disse:
20-"Me diga em primeiro,Vafþrúðnir,
se oeði o serve,e você sabe:
Como a Jörð e os Upphiminn*
vieram a existir,oh sábio jötunn?"

Vafþrúðnir disse:
21-"A Jörð foi formada da carne de Ymir,
as montanhas de suas pernas,e os Upphiminn
do crânio gelado do jötunn,
e o mar de seu sangue."

Óðinn disse:
22-"Me diga em segundo,Vafþrúðnir,
se oeði o serve,e você sabe:
Como Máni* viaja sobre os homens,
e também como a Sól,veio a existir?"

Vafþrúðnir disse:
23-"O pai de Máni
é chamado Mundilfari.
Ele é também o pai da Sól.
Eles viajam pelos céus todo dia para contar o tempo."

Óðinn disse:
24-"Me diga em terceiro,Vafþrúðnir,por eles dizerem
que você é sábio,e você sabe:
Como Dagr viaja acima dos homens,a Nótt,
e as fases da lua vieram a existir?"

Vafþrúðnir disse:
25-"Dellingr* é chamado o pai de Dagr.
Nótt foi nascida de Nörvi*.Os Regin
moldaram as luas nova e minguante
para contar o tempo."

Óðinn disse:
26-"Me diga em quarto,desde que eles dizem,Vafþrúðnir,
que você é sábio,e você sabe:
Como o Vetr e o caloroso Sumar*
vieram a existir entre os sábios Regin?"

Vafþrúðnir disse:
27-"Vindsvalr ele é chamado,que é o pai do Vetr,
e Svásuðr teve Sumar".

Óðinn disse:
28-"Me diga em quinto,desde que eles dizem,Vafþrúðnir,
que você é sábio,e você sabe:
Quem é o mais velho dos gigantes,
descendentes de Ymir,no inicio dos tempos?"

Vafþrúðnir disse:
29-"Durante incontáveis invernos,
antes da terra ser formada,
Bergelmir nasceu,seu pai era Þrúðgelmir,
e seu pai era Aurgelmir*."

Óðinn disse:
30-"Me diga em sexto,Vafþrúðnir,
desde que eles dizem que você é sábio,e você sabe:
de onde veio Aurgelmir e os filhos dos Jötnar
de inicio,sábio jötunn?"

Vafþrúðnir disse:
31-"Gotas de veneno saltaram de Élivagar
e aumentou até que um jötunn nasceu.
De lá vem toda nossa tribo,
e nossa ferocidade."

Óðinn disse:
32-"Me diga em sétimo,Vafþrúðnir,
desde que eles dizem que você é sábio,e você sabe:
Como fez o incontrolável jötunn para ter crianças
quando ele não teve o prazer de uma gýgr*?"

Vafþrúðnir disse:
33-"Abaixo do braço do Hrímþurs*
eles dizem que uma filha e um filho junto nasceram.
De um pé junto ao outro,o sábio jötunn
teve um filho de seis cabeças."

Óðinn disse:
34-"Me diga em oitavo,Vafþrúðnir,
desde que eles dizem que você é sábio,e você sabe:
Qual é sua mais antiga memória,seu mais antigo conhecimento,
desde que você é sábio,jötunn?"

Vafþrúðnir disse:
35-"Em incontáveis invernos,
antes da formação do mundo,
Bergelmir* nasceu.A primeira coisa que eu recordo
é o sábio jötunn sendo colocado em um barco."

Óðinn disse:
36-"Me diga em nono,Vafþrúðnir,
desde que eles dizem que você é sábio,e você sabe:
De onde vem o Vindr* que viaja
sobre as ondas,mas é invisível pelo homem?"

Vafþrúðnir disse:
37-"Ele é chamado Hræsvelgr,que senta no fim do céu,
um jötunn na forma de águia.
Eles dizem que o vento se origina de suas
asas e acima da humanidade."

Óðinn disse:
38-"Me diga em décimo,Vafþrúðnir,
desde que você sabe as proezas de todos os Tívar*:
Como Njörðr veio a ficar entre os filhos do Æsir?
Seus templos e santuários são numerosos,
mas ele não foi gerado entre os Æsir."

Vafþrúðnir disse:
39-"Ele foi criado em Vanaheimr pelos sábios Regin
que o deram como refém para os deuses.
Na última era ele retornará
ao lar dos sábios Vanir."

Óðinn disse:
40-"Me diga em décimo primeiro:
Quem são os homens que viajam
para os campos para matar
um ao outro todo dia?"

Vafþrúðnir disse:
41-"Todos os Einherjar* matam um ao outro
no campo de Óðinn todo dia.
Eles escolhem os mortos,então cavalgam de volta do combate,
e se sentam como amigos."

Óðinn disse:
42-"Me diga em décimo segundo,as proezas
de todos os Tívar,Vafþrúðnir,desde que você sabe.
Desde que dizem que você é o mais sábio nas runas
dos Jötnar e todos os deuses,
todo-sábio jötunn."

Vafþrúðnir disse:
43-"Das runas dos Jötnar e todos os deuses
eu posso falar a verdade,
porque eu estive no mundo.
Eu andei nos nove mundos,e abaixo do Níflhel
para onde os homens mortos vão para Hel."

Óðinn disse:
44-"Longe Eu tenho viajado,muito eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
Quais Homens viverão,quando o grande Fimbulvetr*
chegar para a Humanidade?"

Vafþrúðnir disse:
45-"Líf e Leifþrasir,se esconderão
nos bosques de Hoddmímir*.
Eles terão o orvalho das manhãs como sua comida
Assim deve a humanidade ser nutrida."

Óðinn disse:
46-"Longe Eu tenho viajado,muito Eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
Como virá a Sól para suavizar o céu
uma vez que foi morta por Fenrir*?"

Vafþrúðnir disse:
47-"Alfröðull* dará à luz a uma filha
antes dela ser morta por Fenrir.
Quando os Regin morrer,essa donzela cavalgará
o caminho de sua mãe*."

Óðinn disse:
48-"Longe Eu tenho viajado,muito Eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
Quem são as donzelas de mentes sábias
que viajam acima do mar?"

Vafþrúðnir disse:
49-"Três tribos de donzelas descendem
da vila de Mögþrasir.
Elas trazem Hamingjur* para seus lares,
embora eles são parentes dos Jötnar."

Óðinn disse:
50-"Longe Eu tenho viajado,muito Eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
Quais os Æsir que governarão a terra
quando o fogo de Surtr se extinguir?"

Vafþrúðnir disse:
51-"Víðarr e Váli* habitarão no santuário dos deuses
quando o fogo de Surtr se extinguir.
Móði e Magni* receberão o Mjöllnir
quando Vingnir* terminar o combate."

Óðinn disse:
52-"Longe Eu tenho viajado,muito Eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
Quem trará a morte de Óðinn
quando os Regin forem arruinados?"

Vafþrúðnir disse:
53-"O lobo irá tragar o Aldaföðr,
Mas Viðarr irá vinga-lo.
Ele partirá a fria mandíbula
do lobo em combate."

Óðinn disse:
54-"Longe Eu tenho viajado,muito Eu tenho ousado,
freqüentemente Eu tenho desafiado os Regin.
O que Óðinn disse ao ouvido de seu filho
antes que ele fosse levado a pira*?"

Vafþrúðnir disse:
55-"Nenhum homem sabe o que você falou
para seu filho no inicio dos tempos.
E foi com a boca condenada
que eu falei velhos contos e falei do Ragnarökr.
Agora eu troquei minha sabedoria
em palavras com Óðinn.Você é o mais sábio."

As Notas:
02/1* Herjaföðr é outro nome de Óðinn.
03/2* Regin são os deuses.
04/3* O oeði é a inspiração,e Aldaföðr é outro nome de Óðinn.
05/3* Vafþrúðnir é pai de Ím.
05/4* Yggr é outro nome de Óðinn.
08/1* Óðinn usou esse nome de disfarce.
11/4* Dagr é o dia.
12/3* Não se sabe ao certo quem são os Hreiðgotum.
13/4* Nótt é a noite.
20/3* Jörð é a Terra e os Upphiminn é os Céus.
22/3* Máni é a lua.
25/1* Dellingr é da família dos Æsir,segundo Snorri.
25/2* Nörvi é um gigante.
26/3* Vetr é o inverno e Sumar o verão.
27/3* Bugge acrescentou duas frases da Edda de Snorri:
("Vindsvalr foi nascido de Vasuð.)
(que é de família de coração frio.").
29/4* Aurgelmir é outro nome de Ymir.
32/4* Gýgr significa giganta.
33/1* Hrímþurs é outro nome para se referir a Ymir.
35/3* Bergelmir é o gigante que se salvou do sangue de Ymir quando ele foi morto pelos
deuses.
36/3* Vindr é o vento.
38/2* Tívar são os deuses.
41/1* Einherjar são os guerreiros de Óðinn.
44/3* Fimbulvetr é o grande inverno que anuncia o Ragnarökr.
45/2* Hoddmímir holt é (aparentemente) outro nome de Yggdrasil (?).
46/4* Sköll é dito devorar a Sól na Edda em prosa.
47/1* Alfröðull é outro nome da Sol.
47/4* Ela fará o mesmo curso que sua mãe fazia.
49/3* Pensa-se que 'Elas' são as Nornir mas isso é incerto.Hamingjur é a força mágica
móvel muito parecida com o 'mana' de outras tradições.Hamingja muitas vezes é definida
como 'sorte' ou 'espírito guardião'.
51/1* Víðarr e Váli são filhos de Óðinn.
51/3* Móði e Magni são filhos de Þórr.
51/4* Vingnir é outro nome de Þórr.
53/1* Aldaföðr é outro nome de Óðinn.
54/4* Esse filho sem dúvida é Baldr,possivelmente Óðinn contou a ele sobre a chegada do Ragnarökr e seu significado de renascimento...Há também a possibilidade de que Baldr ficou no Hel para se proteger do fim e esse seria o plano real de Óðinn,enfim são apenas suposições.

Trabalho de Tradução Márcio A. Moreira


Um comentário:

  1. boa prosa!!!!
    mas achei que as três videntes é que soubesem do ragnarok!

    ResponderExcluir