Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 21 de junho de 2011

Yule Celta


21 de Junho, um dia muito esperado para os celtas. Nosso Deus morre e nos faz refletir no que é importante para nós neste momento e nos ajuda a decidir também o que fazermos com nossos planos e projetos em andamento ou inicio.
Como já expliquei em um post anterior o que é e o que representa mesmo o Yule para os Celtas, vou apenas deixar algumas receitas do que fazemos em nossas comemorações para o oferecimento aos Deuses.

Bolo de Yule

Ingredientes:
1 xícara de mel
1 xícara de açúcar
1 xícara de manteiga
5 ovos
2 xícaras de farinha de trigo
3 colheres de sopa de iogurte
Casca de um limão ralado
1 pitada de manjericão
1 colher de sobremesa de fermento
2 maçãs cortadas em rodelas no sentido horizontal e com casca

Preparação:

Bata bem o mel, o açúcar e a manteiga, acrescentando posteriormente os ovos. Misture a farinha de trigo e os outros ingredientes da receita (exceto as maçãs). Unte com uma forma com manteiga e polvilhe-a com uma mistura de açúcar e canela em pó, colocando em cima dessa mistura as rodelas de maçã e, sobre elas, a massa do bolo. Leve ao forno pré-aquecido para assar.

Vinho Quente

Ingredientes:
6 Ovos
1 litro de água
250 g de açúcar
2,5 litro de vinho verde tinto
2,5 litro de vinho Madeira tinto ou Moscatel
2,5 litro de vinho do Porto (tinto doce)
pão duro
sal

Preparação:

Batem-se as gemas com açúcar até se obter uma boa gemada.
Entretanto, leva-se ao lume 1 l de água a que se juntam umas pedrinhas de sal. Deixa-se levantar fervura. Retira-se do calor, juntam-se os vinhos verdes e Madeira (ou moscatel) e leva-se novamente ao lume para levantar fervura.
Depois, adiciona-se o líquido, a pouco e pouco, à gemada. Volta a ir ao lume apenas para ferver. Os ovos ficaram assim cozidos.

Fora do calor, adiciona-se o vinho do Porto que já não vai ao lume. Mexe-se e, se for necessário, junta-se um pouco mais de açúcar.
Na altura de servir, aquece-se o vinho em banho-maria e serve-se em chávenas com bocadinhos de pão fazendo sopas.

Chocolate Quente com Amêndoa

Ingredientes:
100 g de chocolate de leite
5 colheres de sopa de amêndoas picadas grosseiramente
1 chávena de chá de leite
5 colheres de sopa de leite condensado
4 colheres de sopa de Amaretto

Preparação:

Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve.
Bata no liquidificador as amêndoas, o leite, o leite condensado e o Amaretto por 2 minutos, ou até obter um creme homogéneo. Despeje numa panela e leve ao lume por 4 minutos, ou até ferver. Junte o chocolate, misture e retire do lume.
Despeje a bebida em 2 canecas ou copos. Se preferir, decore com bocados de amêndoas.

Bom essas são algumas das receitas que eu utilizo para comemorar esse dia, esse momento. Espero que tenham gostado do post e Uma Ótima Celebração à Todos.

“Se o inverno chegou, a primavera não estará distante.

Um comentário:

  1. ola gostaria de falar com o responsável sobre esse post sei que e antigo mas preciso de um pequena ajuda sobre culinária nórdica e que eu pratico esgrima medieval nordica aqui em campinas e esto abrindo uma ceção de estudo das culinárias para que servia o prato eo que representa se vcs poderem me ajudar fico agradecido mande por meu email htadashi@gmail.com

    ResponderExcluir