Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mistérios do Odinismo



Ola a todos! Hoje darei continuidade ao meu post anterior  O Elmo Torslunda e divergências no Odinismo focando em divergências que encontramos na crença quando comparamos tribos e Kindreds, como eu disse no post anterior esses post declaram um ponto de vista “Meu e do meu Kindred” não tendo a ver com a Nibelungs Alliance sim com o Allmáttki Áss, meu Kindred e a mim Tiago Maglor.
Bom cada kindred possui formas particulares de ver certos acontecimentos e até formas de culto particulares, hoje me focarei em falar alguns fatos da crença Odinista da forma de ver do Allmáttki Áss, e vocês poderão comparar com a forma que conhecem e até de outros grupos. Abaixo alguns fatos mais questionados no ponto de vista do meu Kindred e meu:

Ragnarökr



O Ragnarökr, por exemplo, é visto de diferentes formas entre Kindreds e Tribos, nos últimos anos presenciei certas visões diferentes e Allmáttki Áss tem a sua, existem grupos que acreditam que vivemos num mundo pós Ragnarökr, e é fácil reconhecermos pessoas assim por exmplo pelo seu modo de se referir aos Deuses e divindade no passado, já existem pessoas que seguem a forma mais comum de Ragnarökr  seguindo a descrição de profecia mais comum, onde o Ragnarökr ainda esta por acontecer e ocorrera uma grande guerra onde grande parte dos Deuses perecem, essa a que grande parte das pessoas dentro da fé Odinista e Asatru seguem.
Mas, o que Allmáttki Áss segue em relação ao Ragnarökr? O Ragnarökr aconteceu ou acontecera?
Allmáttki Áss tem uma visão em relação ao Ragnarökr baseada no Grande grupo Irmandade de Odin, acessem e conheçam mais sobre esse Kindred. Continuando a visão Ragnarökr do meu Kindred o Ragnarökr já aconteceu e ainda acontecerá, deixe-me explicar, Ragnarökr é o termos para o fim dos tempos, o fim do universo como conhecemos assim como outros universo desapareceu para o nossa surgir o nosso desaparecerá e outro surgirá de seus restos, reconhecemos a grande guerra mas a morte dos Deuses e os acontecimentos para nós são mitificados, coisa que nossa crença sofreu demais com o tempo e influencia cristã nos últimos dois mil anos, o que conhecemos seria um profecia o que não adotamos como destino, afinal o grande Pai-Oðinn está acima de tudo com sua sabedoria infinita o que nos leva a crer que seria difícil tomar a morte de alguém que já sabe o que evitar e como se defender não é? Não cremos na morte dos Deuses nessa transição que destruirá nosso universo isso é o que difere nossos pensamentos.

Valhalla “Valhöll”


Como eu disse acima muitos fatos na nossa Crença (e em muitas outras como o próprio cristianismo) foram mitificados com o tempo por diversos fatores como o modo dos Skalds descreverem certos atos e figuras de linguagens usadas para elevar reis e heróis, o Valhalla também sofreu bastantes alterações com o passar dos séculos a visão do salão de Oðinn como um lugar de batalhas eternas, muita bebida, comida, mulheres é algo que foi mitificado pelos antigos, vejam bem, antigamente o posto mais disputado pelos homens era o de Guerreiro, e qual seria o “paraíso” o maior desejo desses guerreiros amantes da batalha? O Valhalla conhecido hoje, onde apenas os que morrem de forma honrada podem adentrar o que fez surgir outro ato mitificado com o tempo “A morte com espada em mãos” creio que a expressão surgiu para enobrecer o ato de Morrer em Batalha morte mais honrada para um guerreiro, morrer fazendo seu trabalho, mas essa expressão foi tomada por mais importante do que possui pelo passar dos anos e os cânticos dos skalds, a ideia é ser Honrado e sua vida deverá ter mais valor do que sua morte.


Esses são os principais pontos no Odinismo em que existem muitas divergências e fatos que foram mitificados, como exemplos menores podemos tomar os cânticos aos heróis como até mesmo Ragnar Lóðbrk´, um grande guerreiro Rei da Noruega que veio a conquistar a França e seus herdeiros que também conquistaram enorme renome, na Saga Ragnar Loðbrokar matou um Dragão, mas especulações indicam que seria um guerreiro conhecido assim, talvez por sua marca ou estandarte e os skalds de suas épocas cantaram a queda do Dragão e assim ficou com o passar dos anos.
Existem diversas outras opiniões pessoais do Kindred Allmáttki Áss e minha própria não vou me aprofundar muito, tanto não posso revelar muito como também existem muitos fatos a se discutir, mas espero que esse pequeno exemplo acima tenha mostrado o ponto em que eu quis chegar em mostrar as divergências da crença e sabermos também tirar mitificações da crença(de todas na verdade) mostrando também meu modo de ver a vocês, obrigado e até o próximo post.


Hagl Allmáttki Áss!

3 comentários:

  1. Salve Tiago, gostei muito do tema abordado e do modo como o fez...
    Acho que o maior desafio pra mim é o Ragnarok, ainda fica na minha cabeça que esse texto tenha sido alterado por monges cristão(o que era comum na época) , não entra na minha cabeça que os Regins simplesmente vão morrer... parece mais uma tentativa do cristianismo da época para querer enfraquecer a figura dos Deuses.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a semelhança entre o Ragnarökr conhecido com o apocalipse é imensa o que nos leva a desconsiderar esta profecia conhecida do fim dos tempos. Obrigado pelo comentário e continue nos acompanhando. Hagl!

    ResponderExcluir
  3. Hagl!
    Uma dúvida!
    Para ir á Valhala é obrigado morrer em batalhas?

    ResponderExcluir