Pesquisa Nibelung´s Alliance

terça-feira, 17 de abril de 2012

Thor, Þórr, Donar







Olá a todos, a pedido de um leitor que não se identificou, elaborei este Breve texto como apresentação a iniciantes sobre o Deus Thor, espero matar duvidas.


þórr é seu nome Verdadeiro, Thor nome Latino mais usado por nós, nome Germânico Donar que significa Trovão, Conhecido por muitos nomes, e muitos Adjetivos foram dados ao Deus com os anos, chamado freqüentemente de Thor, o Poderoso e Thor, o Vermelho.


Thor é o filho mais velho de Odin e Jörd (Terra), é marido de Sif a Deusa dos cabelos de Ouro, Pai de Magni (Força), Módi (Fúria), Thurdr (Poder), e Pai de Nove Nornis, As Nornes são as Fiandeiras do Destinos sendo elas Urdr, Verdandi e Skuld, são deusas que governam o Destino, algumas Tribos diziam que elas eram as Três sabia Nornes e que existiam varias Nornes, sendo elas Deusas Æsir, Álfar (elfos), ou Dvergar (Anões), acreditava-se que cada vez que uma criança nasce juntamente com ela nascia uma Norn para cuidar do destino daquela criança, assim existindo diversas Nornis, mas também havia Kindreds que defendia a idéia de Apenas as Três sabias Nornes decidirem o Destino de Todos em seu local de Julgamento onde apenas Thor entre os Deuses poderia adentrar e Julgar o destino dos homens, assim como Kindreds que via o Destino de outra forma, formando diversos pontos de vista, mas voltando, seguindo de maneira a varias Nornis é dito que Thor seria pai de Nove e que na verdade as Nove seriam apenas um ser.

Thor possui seu Grande Salão chamado Bilskínir, um salão enorme e Belo, mas Thor quase não fica ali, pois como sendo o único Deus Einheri, ou seja, membro do Einherjar, exército de Odin, que aguarda em Valhalla (Valhöl) para lutar no Ragnarök, ele passa seu tempo festejando e litando no grande Salão, Thor também podia opinar em quem entraria em Valhalla, tarefa dos Einheri, das Valkyrjur (plural de Valkyrja) de Odin e do próprio Odin.



Thor é o Deus mais Forte entre todos os Deuses, o único capaz de manejar o poderoso martelo de guerra Mjöllnir, este que é tido como principal símbolo na religião Odinista, pois devido a sua grande força, e o Martelo ter sido quebrado ao ser feito, assim possuindo um cabo curto para um Martelo de guerra, Thor após lutas pendurava Mjöllnir em seu pescoço, dessa forma nasceu o símbolo do martelo de todos os seguidores Odinista pendurarem amuletos do Martelo em seu pescoço, pedindo assim a proteção de Thor. Thor é o Desu Guardião de Midgardr, nosso mundo, assim sendo o Deus a quem mais pedimos por proteção. Na antiga Escandinávia Thor era Mais famoso e mais cultuado do que o Próprio Odin, era considerado até mais importante. Hoje existem Kindreds que honram a um Deus especifico, mas todos nós sabemos a importância de Odin e sua soberania. Eu por Exemplo honro a Þórr em Especial, mas faço minhas oferendas a Oðinn e a Týr como iguais.


Simbolo do Mjöllnir.
(Esse é meu!)
O amuleto do martelo Mjöllnir, por ser um amuleto de proteção era freqüentemente usado no dia-a-dia dos antigos, usavam para pedir todo tipo de proteção, inclusive era usado para proteção em partos, era desenhado sobre a testa da criança pelo pai ao ser nomeado, entre outros.

 O Ægishjámul, é outro símbolo que foi associado a Thor, é um símbolo curativo, também usado para repelir espíritos malignos, mas foi muito usado pelos antigos desenhado na testa para assustar seus inimigos, e associado a Thor pelo poderoso Deus amedrontar a todos em campo de batalha. 


Thor por sua força descomunal e grande habilidade em batalha é considerado por muitos pouco sábio, mas ai que estão enganados, Þórr é um deus Belo, e muito sábio, não sendo comparado a Oðinn pai da sabedoria, mas ainda sim muito sábio, grandes exemplos disso encontramos na Edda Alvíssmál, quando Thor confundi Alvíss e o transforma em pedra. Thor também vence Odin num duelo de Sabedoria na Gautreks Saga, onde ambos duelam para decidir o destino de Starkadr, favorito de Odin e inimigo de Thor. Odin concede a Starkadr Três gerações humana de vida, e Thor o concede proezas fúteis em todas. Odin deu a ele as melhores armas, e Thor não o deixou ter sua própria terra. Odin deu a ele riquezas e Thor não permitiu que fosse satisfeito com o que possuía. Odin deu a ele o dom da poesia, e Thor fez com que ele esquecesse tudo o que ele escrevesse. Thor em sua sabedoria Vence Odin em um duelo.

 Quanto ao Ragnarök é dito que Thor morrerá ao enfrentar a grande Serpente Jormungardr, que permanece presa nas profundezas do Oceano, formando a estrutura de Midgardr, por isso certas vezes a Serpente é chamada assim confundindo seu nome com o nome do nosso mundo, e certas vezes é confundida com o dragão-serpente Nidhogg que rói as raízes de Yggdrasil em Niflhein, Nidhogg era chamado pelos antigos de A Serpente-estripadora-de-cadaveres, talvez por isso associada à Jormungardr. O Ragnarök gera muitas divergências entre Kindreds e pessoas seguidoras da fé, pois alguns dizem que estamos num mundo pós Ragnarok outros que ele ainda há de acontecer, Eu particularmente, não estou em nenhum desses Grupos vejo o Ragnarök por outro prisma até como sigo e repasso no Kindred que nomeei, mas não vou me aprofundar para deixar o texto mais neutro possível. Dizem que Thor já morreu, ou que morrerá após a luta contra Jormungardr no Ragnarok devido ao veneno da fera. Eu acredito que Thor esta vivo e prevalecerá ao Ragnarök, mas se quiserem saber o meu ponto de vista me procurem e respondo fora do Blog que é mais adequado, pois na Nibelung’s Alliance não tomamos opiniões próprias, ou dificilmente tomamos. 



Thor enfrentando Jormungardr.

Aqui encerro o texto sobre Thor, espero ter esclarecido muitas duvidas a Respeito do Deus e Admito que foi um grande Prazer escrever sobre o Deus a quem Honro, Espero que o leitor pedinte esteja satisfeito com o texto e obrigado por acessar Nibelung’s Alliance. Quem quiser me encontrar por interesse sobre o ponto de vista do meu kindred, pode me contatar pelo facebook no Grupo da Nibelung’s Alliance.



Hagl Þórr! Salve Thor o Poderoso!


4 comentários:

  1. Pequenas informações, com grande importancia cada uma, uma visão do Deus Thor que poucos hoje compreendem ou conhecem. Hail Maglor!

    ResponderExcluir
  2. A imagem do Ragnarok ali em cima é do albun "Twilight of the Thunder God" do Amon Amarth

    ResponderExcluir
  3. eu li em alguns livros que a chuva e relacionada a frey e heimdall e thor ao trovao
    eu queria saber se tem relacao entre eles pois quando chove muitas vezes tem o raio ou trovao junto

    ResponderExcluir
  4. Sim o governante da chuva é Frey mas não há nenhuma relação entre ele e Þórr que explique essa questão da chuva com trovões.

    ResponderExcluir