Pesquisa Nibelung´s Alliance

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Odinismo no século XXI



Olá a todos, em primeiro lugar peço desculpas pela ausência realmente tive alguns problemas e não pude postar, hoje depois de ver alguns comentários no blog sobre o assunto, irei falar um pouco do Odinismo nos dias de hoje. Isso é algo que gera muita discussão e em certos momentos terá muito do meu ponto de vista, mas espero que apreciem e que comentem sobre qualquer ponto de vista e opiniões próprias.

 Hoje é muito fácil alguém se autodenominar Odinista, mas ser um Odinista é se dedicar a reconstrução dos antigos costumes e seguir a tradição a risca, é lastimável dizer, mas nos dias atuais o Odinismo tem se tornado uma moda para os fãs de Viking/Folk Metal e todos que lêem um pouco sobre a cultura nórdica já se autodenominam Odinistas ou Ásatruares. O que é meio controverso do meu ponto de vista, pois o Ásatru formado recentemente em base a religião Odinista Antiga, defende uma supremacia nórdica, ou seja, para cultuar os Deuses “Nórdicos” deve-se ter sangue Nórdico.
Thor, Deus mais cultuado
pelos Antigos.

 No Odinismo, principalmente em como aprendi, a linhagem de sangue não é algo necessário para ser Odinista, e não creio realmente que seja, primeiro, os Deuses não são Nórdicos, claro que são chamados assim hoje, pois o principal foco da crença no passado foi o território nórdico e Escandinavo, os Deuses são criadores de Midgardr, todo o mundo que hoje é chamado de Terra, todos aqueles que pisam nesse mundo, que tem sua Fé nos Æsir e nos Vanir, No Deus-pai Oðinn, e seguem as tradições e honram os Deuses são Odinistas.

 O Odinista contemporâneo pode seguir uma fé tanto individual quanto num grupo, eu sinceramente não conheço muitos Kindreds, assim sendo a forma predileta do Odinista hoje é o caminho individual. Existem mais do que só alguns grupos por ai, mas de pessoas que não levam consigo o verdadeiro fundamento da crença, o Odinismo é sim uma religião, que não te prende muito a lugares e cultos como outras religiões, mas isso não quer dizer que é só você comprar um Mjöllnir e por no pescoço que você pode sair por ai se declarando um gódhir, formando grupos e repassando informações sem fundamento, pois como eu insisto em dizer cada Kindred possui suas tradições e modos de seguir a Fé. Imaginem só, várias pessoas que leram o mínimo da religiosidade formando grupos com pessoas da “moda Viking” e repassarem a informação que sabem de forma distorcida, imaginem o que isso vira.

 Hoje a principal dificuldade é a falta de informação confiável, ainda mais para quem desconhece qualquer língua européia, as fontes escritas mais confiáveis hoje são as Eddas e também jamais desmerecer os velhos-sábios, nossa Religião sempre foi repassada de forma oral e ainda é a principal forma de aprendizado, ainda mais para quem frequenta um Kindred. Para aqueles que trilham esse caminho sozinhos devem sempre procurar informações confiáveis, comparar informações, tentar conversar com seguidores da mesma fé que realmente conheçam e sigam a tradição, principalmente usas das Virtudes no seu dia-a-dia, buscar utilizá-las no seu trabalho, em todos lugares que você freqüenta pra sempre exercitar sua espiritualidade, a vida num Kindred é ideal para isso e mais adequada pois você cria laços maiores. É essencial o uso das Virtudes e deve ser algo que esteja a todo instante e em primeiro lugar em sua vida, pois através delas você se eleva. 

As nove nobres virtudes.



Galera vou ficando por aqui, pois tem muito a ser falado e não irei tomar o tempo de vocês, quem quiser deixar sua opinião falar de um assunto especifico no Odinismo em relação aos dias de hoje deixe seu comentário, lembrando que podem nos contatar via e-mail pela página do blog Contato.


PS:  E PELAS BARBAS DE ODIN! NEM DEEM ATENÇÃO A QUEM GRITA "HAIL AND KILL"!


Hagl Æsene og Vanene!


26 comentários:

  1. "O que é meio controverso do meu ponto de vista, pois o Ásatru formado recentemente em base a religião Odinista Antiga, defende uma supremacia nórdica, ou seja, para cultuar os Deuses “Nórdicos” deve-se ter sangue Nórdico."

    Não é bem assim não... A esses não chamamos de Asatruáres, chamamos de idiotas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ENTÃO QUER DIZER Q PARA SER CRISTÃO TEM Q TER SANGUE JUDEU OU COISA ASSIM !!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Concordo, para mim esse seria o nome mas quando foi criado o Ásatru a ideia do povo islandês era justamente defender essa supremacia dos países ao Norte... Mas como eu mesmo disse, os Deuses criaram Midgardr e todos que pisam sobre esta terra pode ser Odinista se honra-los nao é!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Negros, asiáticos, índios, brancos, pardos, amarelos, mulatos. Todos os que pisarem sobre esta Terra, e adotarem a fé, crença ou simplesmente a Filosofia de vida e as 9 virtudes. Afinal, todos são pessoas não é ?

      Excluir
    2. e se vor um Extra terrestre?

      Excluir
  3. Concordo, ja cansei de ver esse metaleiros que por ouvirem musicas Viking Metal se acham seguidores dessa fé e poluem nossa crença com informaçoes tiradas de letras de musicas, acha que sair por ai gritando Hail o torna um de nós, isso é ridiculo.

    ResponderExcluir
  4. Realmente hoje o Ásatru/Odinismo esta virando uma moda o que degrine nossa imagem Hoje. Quanto ao Asatru, concordo com o que foi dito, e digo que hoje no Brasil o Asatru nao é nada parecido com o Ásatru nos outros países que o reconhecem pois devido a falta de informação mencionada o distorceu todo e hoje é mais comum ver um seguidor da MODA VIKING se chamar Asatru do que De Odinista, acredito que foi o motivo da separação do Tiago e de ele colocar o Odinismo acima do Asatru pois sao diferentes, no que foi dito Supremacia de sangue esta correto havia sim e ainda há em alguns lugares essa supremacia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "acredito que foi o motivo da separação do Tiago e de ele colocar o Odinismo acima do Asatru pois sao diferentes".

      Realmente são diferentes mas nao estou dizendo o pior ou melhor, pois cada um acredita em algo, é o mesmo que eu dizer que seu Kindred Cultua de forma errada, apenas exponho a verdade que o Ásatru esta poluído no Brasil, e é minha Opinião acho o Odinismo a forma mais correta de Cultuar os Deuses e reviver as Tradições, pois o Asatru é baseado no Odinismo antigo e alem de ter sido de certa forma "adaptado" tem visões que nao concordo, pode ser que algum Kindred com seu proprio ponto de vista se nomeie Asatru mas nao siga alguns pontos, como exigir a descendência Nórdica, ou sigam as Tradições revivendo as formas dos antigos cultos.

      Excluir
  5. eu queria saber mais, desde de bem jovem sofro influencias por uma primo meu pela cultura dos povos do norte, no qual eu também penso em fazer historia, mas nunca acho ninguém que conhece o assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Weverton você esta no lugar certo, aqui no blog tem muita informação relevante voce poderá encontrar tudo que procura aqui, alem de poder baixar as Eddas que é a principal fonte existente do Odinismo, se quiser saber mais e conversar sobre o assunto entre no nosso grupo do Facebook linkado acima na pagina Facebook.

      Excluir
  6. acredito que pra ser membro de qualquer religião é preciso fé naquilo q a mesma prega, tal fé se demonstra pelas atitudes que no odinismo sao as 9 virtudes. o problema é que dificilmente se ve alguem q busca ou possua tais virtudes e mais dificilmente alguem que creia na mitologia nordica como algo alem de fabulas, eu gosto muito de mitologia seja nordica, grega, egipcia, cristianismo ... a questao é: algum de vcs realmente acreditas na existencia desses deuses??? se a resposta é nao, vcs sao tao odinistas quanto os "metaleiros retardados" ou tao crentes quanto "as crentes do rabo quente"

    ResponderExcluir
  7. Comecei a me interessar pelo Odinismo recentemente, e achei interessante... ao menos o pouco que eu tive contato, gostaria de pedir que alguem me informasse sobre algum material para estudo e assim obter um maior contato com esta crença !

    ResponderExcluir
  8. Tenho òdio do partido nacional socialista que destorceu a imagem dos nòrdicos
    Agora fontes e pessoas de mente fechada enssistem em dizer que os vikings são rascistas...

    ResponderExcluir
  9. Realmente para seguir a cultura nordica nao é neceasario ter sangue nordico. Pois quem sabe um pouco da antiga cultura viking, sabe que eles traziam escravos de seus "saques" e muitas vezes eram libertos e viviam normalmente em colonias vikings

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. vc acha q quem é nordico ou descendente d nordico(meu caso),pode adortar o odinismo mais facilmente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é descendente de nórdico porém tem sobrenome português
      ??? não entendi

      Excluir
  12. Os odinistas realmente acreditam que Odin, Thor, Loki e o Valhala existem de verdade?

    ResponderExcluir
  13. Olá,meu nome é Gustavo e tenho interesse desde os meu 10 anis de idade ,venho lendo e buscando mais sobre a cultura escandinava e mesmo sendo ateu resolvi por amor aos deuses adotar o asatru e seus princípios como minha religião,hj com 23 tenho buscado algum kindreds perto da minha região(taquara/jacarepagua) existe algum que eu possa entrar? E teria problema uma vez que em minha concepção de mundo eu seja ateu?

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber mais sobre a religião e a vivência dela nos dias de hj.
    É realmente mt difícil encontrar fontes confiáveis pela Internet, fica tudo muito perdido. Queria saber se tem alguém ou algum grupo que possa me ensinar mais e seja confiável

    ResponderExcluir
  15. Eu gostaria de não poder ligar para os mesmos que dizem que alguém tem que ter sangue nórdico para seguirá religião. Porém não consigo calar, pois os mesmos são incoerentes.

    ResponderExcluir