Pesquisa Nibelung´s Alliance

quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Alvíssmál


Oi galera hoje postarei a vocês mais um dos Eddos poéticos traduzido, espero que gostem. Alvíssmál (As Palavras de Alvíss) é um dos poemas da Edda Poética.Acredita-se que tenha sido redigido no século 11.Esse poema conta como Þórr conseguiu livrar sua filha de se casar com um anão.Embora o nome dessa filha nunca foi nomeada,muitos acreditam que seja Þrúðr.

Alvíssmál
Alvíss disse:
01-"Para cobrir os bancos a noiva está vindo comigo
chegando ao lar nesse momento.
Parecerá para todos que eu estou impaciente com o matrimônio.
Mas longe de casa ninguém consegue descanso."

Þórr disse:
02-"Que tipo de ser você é?Por que seu nariz é tão pálido?
Passou a noite com os mortos*?
Para mim parece que você possui o corpo de um Þurs*.
Você não nasceu para a noiva."

Alvíss disse:
03-"Eu me chamo Alvíss,e vivo em baixo da terra.
Eu tenho um lar abaixo das pedras.
O senhor dos vagões* eu vim visitar.
Nenhum homem quebrará a promessa."

Þórr disse:
04-"Eu quebrarei a promessa.Como pai dela,
eu tenho mais a dizer.Eu não estava no lar
quando ela foi prometida.
E só eu,dos deuses,a posso dar para matrimônio ."

Alvíss disse:
05-"Quem é esse homem,que diz
ter autoridade sobre a bela donzela?
Andarilho!Poucos o conhecerá.
Quem trouxe os anéis* para você?"

Þórr disse:
06-"Eu sou chamado Vinþórr!Eu andei muito.
Eu sou filho de Síðgrani*.Você não terá
a jovem moça por meu consentimento,
ou minha aprovação do casamento."

Alvíss disse:
07-"Eu logo terei seu consentimento,
e conseguirei sua aprovação.
Eu quero muito ter a moça branca como a neve
que é melhor que ficar sozinha*."

Þórr disse:
08-"Eu concederei a você o amor da donzela,sábio convidado,
darei a você o que você deseja,
se você puder me dizer tudo o que quero saber
sobre todos os mundos."

09-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Terra é chamada,que se estende abaixo
dos filhos dos homens,em todos os mundos?"

Alvíss disse:
10-"É chamada de "Jörð" pelos homens,"Fold" pelos Æsir,
"Vega" pelos Vanir,
"Ígroen" pelos Jötnar*,"Gróandi" pelos Álfar*,
e os Uppregin* a chamam de "Aur"."

Þórr disse:
11-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Céu é chamado
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
12-"É chamado de "Himinn" entre os homens,"Hlýrnir" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vindófni",
"Uppheim" pelos Jötnar,"Fagraræfr" pelos Álfar,
e os Dvergar* chamam de "Drjúpansal"."

Þórr disse:
13-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Lua é chamado,que é visto
pelos filhos dos homens,em todos os mundos?"

Alvíss disse:
14-"É chamado de "Máni" entre os homens,"Mylinn" pelos Deuses,
no Hel é chamado de "Hverfanda Hvél",
"Skyndi" pelos Jötnar,e "Skin" pelos Dvergar,
e os Álfar chamam de "Ártala"."

Þórr disse:
15-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Sol é chamada,que é vista pelos filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
16-"É chamada de "Sól" entre os homens,"Sunna" pelos Deuses,
os Dvergar chamam de "Dvalins Leika",
"Eygló" pelos Jötnar,os Álfar de "Fagrahvél",
e "Alskír" pelos filhos dos Æsir."

Þórr disse:
17-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como as Nuvens são chamadas,as que trazem a chuva,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
18-"São chamadas de "Ský" pelos homens,de "Skúrván" pelos Deuses,
os Vanir chama de "Vindflot",
"Úrván" os Jötnar,os Álfar de "veðrmegin",
e no Hel são chamadas de "Hjalm Huliðs"."

Þórr disse:
19-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Vento é chamado,que viaja a distancias,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
20-"É chamado de "Vindr" pelos homens,"Váfuðr pelos Deuses,
os Ginnregin* chamam de "Gneggjuð",
"OEpi os Jötnar,os Álfar de "Dynfara",
e no Hel é chamado de "Hviðuð"."

Þórr disse:
21-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como chamam a Calma,que que repousa,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
22-"É chamada de "Logn" pelos homens,de "Loegi" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vindlot",
"Ofhlý" pelos Jötnar,"Dagsefa" pelos Álfar,
e os Dvergar chamam de "Dagsveru"

Þórr disse:
23-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Mar é chamado,onde os homens navegam,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
24-"É chamado de "Sær" pelos homens,de "Síloegja" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vág",
"Álheim" pelos Jötnar,os Álfar de "Lagastaf",
e os Dvergar de "Djúpan Mar"."

Þórr disse:
25-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Fogo é chamado,que queima perante os filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
26-"É chamado de "Eldr" pelos homens,"Funi" pelos Æsir,
os Vanir chama de "Vág",
"Frekan" pelos Jötnar,"Forbrenni" pelos Dvergar,
e no Hel é chamado de "Hröðuð"."

Þórr disse:
27-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como as Florestas são chamadas,que crescem perante os filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
28-"São chamadas de "Viðr" pelos homens,de "Vallarfax" pelos Deuses,
no Hel é chamado de "Hlíðþang",
"Eldi" pelos Jötnar,os Álfar de "Fagrlima",
os Vanir chamam de "Vönd"."

Þórr disse:
29-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Noite é chamada,que Nörvi gerou,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
30-"É chamada de "Nótt" pelos homens,de "Njól" pelos Deuses,
os Ginnregin chamam de "Grímu",
"Óljós" pelos Jötnar,os Álfar de "Svefngaman",
e os Dvergar chamam de "Draumnjörum"."

Þórr disse:
31-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Grão é chamado,que os filhos dos homens plantam,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
32-"É chamado de "Bygg" pelos homens,"Barr" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vöxt",
"Æti os Jötnar,os Álfar de "Lagastaf",
e no Hel é chamado de "Hnipin"."

Þórr disse:
33-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Cerveja é chamada,que é bebida pelos filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
34-"É chamada de "Öl" pelos homens,os Æsir de "Bjórr",
os Vanir chamam de "Veig",
"Hreinalög" pelos Jötnar,no Hel de "Mjöð",
e os filhos de Suttung chamam de "Sumbl"."

Þórr disse:
35-"Em um único coração* eu nunca vi
tanta sabedoria antiga,
mas eu enganei* você com palavras astutas.
Na luz do dia você está,anão*,
agora a Sól está brilhando no salão."

As Notas:
02/2* Os anões e elfos negros são relacionados com o mundo da morte.
02/3* Þurs são um dos vários nomes para designar os gigantes e aqui eles são relacionados
ao mundo da morte.
03/3* Þórr é o senhor dos vagões.
05/4* Isso parece indicar que o anão deu anéis como dote aos deuses,embora é apenas
suposição.
06/2* Óðinn.
07/4* Alvíss expressa seu amor pela donzela e diz a Þórr que é melhor ela ficar com ele do
que ficar sozinha sem marido.
10/3* Jötnar são os gigantes e Álfar são os elfos.
10/4* Uppregin são os deuses.
12/4* Dvergar são os anões.
20/2* Ginnregin são os deuses.
35/1* Indicando o ser,"Em um único ser eu nunca vi...".
35/3* Esse poema mostra que Þórr possui sua sabedoria.
35/4* Os anões se transformam em pedra em contato com a luz da Sol.

Significado dos Nomes:
1)Nomes da Terra -
Jörð=Terra,Fold=Campo,Vega=Caminhos,Ígroen=Esverdeada,Gróandi=Fértil,Aur=Argila.
2)Nomes do Céu
Himinn=Céu,Hlýrnir=Firmamento,Vindófni=Tecelão dos Ventos,Uppheim=Mundo
Superior,Fagraræfr=Teto Formoso,Drjúpansal=Salão das Chuvas.
3)Nomes da Lua
Máni=Lua,Mylinn=Avermelhado,Hverfanda Hvél=Roda Giratória,Skyndi=Veloz
,Skin=Brilhante,Ártala=Contador dos Anos.
4)Nomes da Sol
Sól=Sol,Sunna=Sol,Dvalins Leika=Brinquedo de Dvalin,Eygló=Sempre Ardente
,Fagrahvél=Bela Roda,Alskír=Toda-Brilhante.
5)Nomes das Nuvens
Ský=Nuvens,Skúrván=Esperança de Chuvas,Vindflot=Bolsa dos Ventos,Úrván=Esperança
de Chuvas,Veðrmegin=Tempo Poderoso,Hjalm Huliðs=Elmo da Invisibilidade.
6)Nomes do Vento
Vintr=Vento,Váfuðr=Oscilador,Gneggjuð=Sussurrante,OEpi=Rugido,Dynfara=Estrondo
Viajante,Hviðuð=Tempestuoso.
7)Nomes da Calma
Logn=Calma,Loegi=Quietude,Vindlot=Vento Tranqüilizante,Ofhlý=Morno,
Dagsefa=Sossega do Dia,Dagsveru=Abrigo do Dia.
8)Nomes Do Mar
Sær=Mar,Síloegja=Planície sem Fim,Vág=Onda,Álheim=Lar da Enguia,Lagastaf=Provedor
das Águas,Djúpan Mar=Mar Profundo.
9)Nomes do Fogo
Eldr=Fogo,Funi=Flama,Vág=Oscilante,Frekan=Ganancioso,Forbrenni=Ardido,
Hröðuð=Rápido.
10)Nomes das Florestas
Viðr=Floresta,Vallarfax=Juba dos Campos,Hlíðþang=Alga das Montanhas
,Eldi=Combustível,Fagrlima=Ramo Formoso,Vönd=Vara.
11)Nomes da Noite
Nótt=Noite,Njól=Negra,Grímu=Encapuzada,Óljós=Sem Luz,Svefngaman=Prazer do
Sono,Draumnjörun=Tecelã do Sonho.
12)Nomes do Grão
Bygg=Cevada,Barr=trigo,Vöxt=Vegetação,Æti=Comida,Lagastaf=Provedor da natureza
,Hnipin=Caule Esbelto.
13)Nomes da Cerveja
Öl=Cerveja,Bjórr=Malte,Veig=Espumante,Hreinalög=Brilhante Bebida,Mjöð=Hidromel
,Sumbl=Banquete.

Trabalho de Tradução Marcio A. Moreira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário