Pesquisa Nibelung´s Alliance

Mostrando postagens com marcador Thor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Thor. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Hymiskviða Parte 2




Ao morder a isca certeira, Thor, puxou para cima a serpente de Midgard e prontamente golpeou sua cabeça, o estrondo ecoou por toda terra antiga até que a serpente afundou novamente, emburrada com a cena Hymir remou de volta à costa e com raiva perguntou ao filho de Odin se o trabalho braçal seria dividido, Thor com toda ignorância que cabia em seu corpo agarrou o barco pela proa e o levantou, levou ambos barco e remos sobre as colinas até o salão dos Jotun.

Ainda muito aborrecido com o ocorrido Hymir desafia Thor com as palavras "Embora um homem possa remar, ele não é tão forte e poderoso a menos que consiga quebrar o cálice, usando da "astúcia" Thor esmagou colunas de pedra com o calice, mesmo após atira-lo contra pilares o cálice foi trazido intacto para Hymir. Por um momento a amável e bondosa esposa de Hymir fala a Thor que a cabeça de Hymir é dura que qualquer cálice existente, Thor novamente com toda sua "delicadeza" se levantou e, enquanto Hymir se deleitava com a comida, o marido de Sif o golpeou ferozmente com a cálice na cabeça, o crânio do gigante ficou inteiro mas o cálice se quebrou, repetidas vezes Hymir lamentou sua perda, "Uma coisa muito querida de mim se foi agora que meu cálice está em ruína na minha frente" e "Eu nunca poderei dizer novamente: Me prepare alguma cerveja!"

Ainda cabisbaixo o gigante continuou a desafiar a força de Thor: "Mas agora nós veremos se você moverá o caldeirão de hidromel de nosso templo.". Por duas vezes Tyr tentou levanta-lo mas o caldeirão nem se abalou, Thor segurando o arco do caldeirão afundou seus pés no chão ao levanta-lo acima da cabeça como se aquilo nada fosse, imediatamente, vendo a oportunidade, ambos Aesir correram com o caldeirão e fugiram montados na biga puxada por bodes de Thor, após muito correrem Thor olhou para traz e viu um exercito de gigantes de múltiplas cabeças os perseguindo sendo liderados por Hymir, com uma mão Thor apoiou o caldeirão em seus ombros e com a outra mão atirou o martelo Mjolnir derrubando todo exercito de gigantes, em meio ao caminho um os bodes caiu semi-morto por estar manco e uma das patas por culpa de Loki, os dois Aesir entregaram o caldeirão a Aegir, e quando Thor chegou na assembleia o hidromel estava pronto e todos beberam juntos.

Fim! Semana que vem tem mais! 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hymiskviða parte 1

Todo Aesir deve comer, para que todo Aesir coma deve haver comida, para haver comida deve-se caçar... Em um belo dia Thor e seus amigos caçavam, depois de coletar dúzias de javalis os Tivar decidiram que gostariam de tomar um bom hidromel antes do jantar. Não muito longe dali estava Aegir, Deus dos mares e Jotun amigável aos deuses, que era o único responsável pela preparação do hidromel dos Aesir, sentado perto de seus caldeirões descansando feliz da vida quando viu se aproximarem os Tivar. Thor se aproximou do amigável Jotun e lhe exclamou "Tu deves preparar frequentemente hidromel aos Aesir".

Aegir muito irritado com o comentário desnecessário do filho de Odin, pensou em vingar-se e logo pediu a Sif que manda-se seu marido buscar um grande caldeirão, um suficiente para preparar muito hidromel aos Tivar, mas Thor fora incapaz de conseguir a encomenda de Aegir. 

Tyr, ao ver seu nobre irmão sofrer, aconselha Thor sobre a localização de um caldeirão descrito pelo Jotun "Ao leste de Élivágar o sábio Hymir habita no fim do céu, meu feroz pai tem um caldeirão lá, esse espaçoso recipiente tem uma légua de profundidade.", no mesmo instante Thor o questiona se é possível concluir a tarefa e prontamente Tyr lhe responde que apenas se a astucia for usada. Ambos dirigiram-se a casa de Egil. Tomaram para si os bodes com chifres mais esplendidos e dirigiram-se a casa de Hymir.

Lá Tyr conheceu sua avó e detestou, a velha tinha novecentas cabeças, Frilla mãe de Tyr com as sobrancelhas espantadas e coberta em ouro lhe trouxe hidromel já pedindo que ambos se escondessem atrás de um caldeirão, pois seu marido costumava ser muito grosseiro e mal humorado com convidados. 

Logo o gigante de coração frio, Hymir, chega de sua caçada com pingentes de gelo em seu pescoço e a barba congelada, Frilla lhe fala "Salve Hymir, o de pensamentos felizes! Seu filho veio ao seu salão. Por quem nós esperamos está de volta depois de uma longa jornada. O amigo dos homens chamado Véurr o acompanha."
No olhar do gigante o pilar se quebrou em dois, oito caldeirões se destroçaram ao cair do pilar, apenas um de ferro se manteve inteiro, então eles deram um passo a frente e o velho jotun contemplou seus inimigos, ficou inquieto ao ver Thor em seu rescindo, conhecido como a tristeza dos Gýgjur, o deus que esmada todos os gigantes de gelo que encontra, mas logo mandou matar três bois e que fossem assados, Thor comeu dois bois inteiros antes de dormir, a fome do Tivar parecia muito grande para o amigo de Hrungnir. Hrungnir fora convidado para Asgard após perder em uma corrida de cavalos para Odin, onde ficou bêbado folgado, os Aesir cansados dos abusos chamou Thor para esmagar o gigante amigo de Hymir. 

Ao notar a fome do filho de Odin, o anfitrião, exclamou "Nós teremos que ir caçar, se nós três esperamos ter algo para comer ao entardecer!" Thor prontamente lhe disse que gostaria de pescar e que entraria prontamente no oceano se o Jotun lhe desse uma boa isca, "Vá até o rebanho, se você ousa, e procure uma isca, destruidor dos gigantes das montanhas, é isso que espero, eu acho que será fácil para você conseguir uma isca de meus bois" disse Hymir, e Thor rapidamente foi para a floresta onde encontrou um boi negro e o domicílio dos chifres ele arrancou, ao ver a isca escolhida pelo Tivar foi exclamado pelo gigante "seu trabalho parece muito pior, mestre do barco, que quando tu estavas sentado." O senhor dos bodes mandou que o parente dos macacos guiasse o cavalo das ondas mais longe possível, mas Hymir tinha pouca vontade de remar demais, e mal humorado o Jotun jogou sua isca no mar e logo puxou duas baleio em apenas um único anzol, mais a popa o filho de Odin astuciosamente preparou seu equipamento de pesca, afirmou a cabeça do boi no anzol, aquele que o Tivar odeia e se posiciona abaixo circulando todas as terras mordeu o anzol, o guardião dos homens corajosamente puxou para cima a serpente venenosa a bordo do barco e lhe golpeou violentamente o alto da cabeça com seu martelo.

(Nessa Edda, Hymiskviða, Tyr diz ser filho de um Jotun mas em Snorri Tyr é dito como filho de Odin)
(Elivágar é um dos os rios venenosos que correm da fonte Hvergelmir no Ginnungagap)

Continua...

terça-feira, 17 de abril de 2012

Thor, Þórr, Donar







Olá a todos, a pedido de um leitor que não se identificou, elaborei este Breve texto como apresentação a iniciantes sobre o Deus Thor, espero matar duvidas.


þórr é seu nome Verdadeiro, Thor nome Latino mais usado por nós, nome Germânico Donar que significa Trovão, Conhecido por muitos nomes, e muitos Adjetivos foram dados ao Deus com os anos, chamado freqüentemente de Thor, o Poderoso e Thor, o Vermelho.


Thor é o filho mais velho de Odin e Jörd (Terra), é marido de Sif a Deusa dos cabelos de Ouro, Pai de Magni (Força), Módi (Fúria), Thurdr (Poder), e Pai de Nove Nornis, As Nornes são as Fiandeiras do Destinos sendo elas Urdr, Verdandi e Skuld, são deusas que governam o Destino, algumas Tribos diziam que elas eram as Três sabia Nornes e que existiam varias Nornes, sendo elas Deusas Æsir, Álfar (elfos), ou Dvergar (Anões), acreditava-se que cada vez que uma criança nasce juntamente com ela nascia uma Norn para cuidar do destino daquela criança, assim existindo diversas Nornis, mas também havia Kindreds que defendia a idéia de Apenas as Três sabias Nornes decidirem o Destino de Todos em seu local de Julgamento onde apenas Thor entre os Deuses poderia adentrar e Julgar o destino dos homens, assim como Kindreds que via o Destino de outra forma, formando diversos pontos de vista, mas voltando, seguindo de maneira a varias Nornis é dito que Thor seria pai de Nove e que na verdade as Nove seriam apenas um ser.

Thor possui seu Grande Salão chamado Bilskínir, um salão enorme e Belo, mas Thor quase não fica ali, pois como sendo o único Deus Einheri, ou seja, membro do Einherjar, exército de Odin, que aguarda em Valhalla (Valhöl) para lutar no Ragnarök, ele passa seu tempo festejando e litando no grande Salão, Thor também podia opinar em quem entraria em Valhalla, tarefa dos Einheri, das Valkyrjur (plural de Valkyrja) de Odin e do próprio Odin.



Thor é o Deus mais Forte entre todos os Deuses, o único capaz de manejar o poderoso martelo de guerra Mjöllnir, este que é tido como principal símbolo na religião Odinista, pois devido a sua grande força, e o Martelo ter sido quebrado ao ser feito, assim possuindo um cabo curto para um Martelo de guerra, Thor após lutas pendurava Mjöllnir em seu pescoço, dessa forma nasceu o símbolo do martelo de todos os seguidores Odinista pendurarem amuletos do Martelo em seu pescoço, pedindo assim a proteção de Thor. Thor é o Desu Guardião de Midgardr, nosso mundo, assim sendo o Deus a quem mais pedimos por proteção. Na antiga Escandinávia Thor era Mais famoso e mais cultuado do que o Próprio Odin, era considerado até mais importante. Hoje existem Kindreds que honram a um Deus especifico, mas todos nós sabemos a importância de Odin e sua soberania. Eu por Exemplo honro a Þórr em Especial, mas faço minhas oferendas a Oðinn e a Týr como iguais.


Simbolo do Mjöllnir.
(Esse é meu!)
O amuleto do martelo Mjöllnir, por ser um amuleto de proteção era freqüentemente usado no dia-a-dia dos antigos, usavam para pedir todo tipo de proteção, inclusive era usado para proteção em partos, era desenhado sobre a testa da criança pelo pai ao ser nomeado, entre outros.

 O Ægishjámul, é outro símbolo que foi associado a Thor, é um símbolo curativo, também usado para repelir espíritos malignos, mas foi muito usado pelos antigos desenhado na testa para assustar seus inimigos, e associado a Thor pelo poderoso Deus amedrontar a todos em campo de batalha. 


Thor por sua força descomunal e grande habilidade em batalha é considerado por muitos pouco sábio, mas ai que estão enganados, Þórr é um deus Belo, e muito sábio, não sendo comparado a Oðinn pai da sabedoria, mas ainda sim muito sábio, grandes exemplos disso encontramos na Edda Alvíssmál, quando Thor confundi Alvíss e o transforma em pedra. Thor também vence Odin num duelo de Sabedoria na Gautreks Saga, onde ambos duelam para decidir o destino de Starkadr, favorito de Odin e inimigo de Thor. Odin concede a Starkadr Três gerações humana de vida, e Thor o concede proezas fúteis em todas. Odin deu a ele as melhores armas, e Thor não o deixou ter sua própria terra. Odin deu a ele riquezas e Thor não permitiu que fosse satisfeito com o que possuía. Odin deu a ele o dom da poesia, e Thor fez com que ele esquecesse tudo o que ele escrevesse. Thor em sua sabedoria Vence Odin em um duelo.

 Quanto ao Ragnarök é dito que Thor morrerá ao enfrentar a grande Serpente Jormungardr, que permanece presa nas profundezas do Oceano, formando a estrutura de Midgardr, por isso certas vezes a Serpente é chamada assim confundindo seu nome com o nome do nosso mundo, e certas vezes é confundida com o dragão-serpente Nidhogg que rói as raízes de Yggdrasil em Niflhein, Nidhogg era chamado pelos antigos de A Serpente-estripadora-de-cadaveres, talvez por isso associada à Jormungardr. O Ragnarök gera muitas divergências entre Kindreds e pessoas seguidoras da fé, pois alguns dizem que estamos num mundo pós Ragnarok outros que ele ainda há de acontecer, Eu particularmente, não estou em nenhum desses Grupos vejo o Ragnarök por outro prisma até como sigo e repasso no Kindred que nomeei, mas não vou me aprofundar para deixar o texto mais neutro possível. Dizem que Thor já morreu, ou que morrerá após a luta contra Jormungardr no Ragnarok devido ao veneno da fera. Eu acredito que Thor esta vivo e prevalecerá ao Ragnarök, mas se quiserem saber o meu ponto de vista me procurem e respondo fora do Blog que é mais adequado, pois na Nibelung’s Alliance não tomamos opiniões próprias, ou dificilmente tomamos. 



Thor enfrentando Jormungardr.

Aqui encerro o texto sobre Thor, espero ter esclarecido muitas duvidas a Respeito do Deus e Admito que foi um grande Prazer escrever sobre o Deus a quem Honro, Espero que o leitor pedinte esteja satisfeito com o texto e obrigado por acessar Nibelung’s Alliance. Quem quiser me encontrar por interesse sobre o ponto de vista do meu kindred, pode me contatar pelo facebook no Grupo da Nibelung’s Alliance.



Hagl Þórr! Salve Thor o Poderoso!


sábado, 7 de janeiro de 2012

Dogmatismo dogmatico

Me desculpando por tanta ausência, em minha primeira declaração após ferias forçadas, gostaria de lhes mostrar algumas preces e dogmas que desejo a vocês!



Lord Odin e Lady Frigga,
Nós damos nossos cumprimentos a vós.
Por favor Abençoem esta farta refeição aqui diante de nós
E apreciem esta boa comida conosco
Assim como nós a apreciaremos.
Saudações e amor para Vós.
TODOS: Saudações e amor para Vós..


Que Odin de a ti conhecimento na tua trilha,
Possa Thor conceder-te força e coragem em teu caminho,
E possa Loki conceder-te risos enquanto partes.


Odin, andarilho longínquo, conceda-me sabedoria,
Coragem, e vitória.
Amigo Thor, conceda-me tua força.
E que ambos estejam comigo.


Que o poderoso Thor proteja a ti;
Com seu braço forte e poderoso martelo,
Que a benevolente mãe Frigga;
Segura-te e te conforte,
E que todas as bênçãos estejam sobre ti,
Pequeno e frágil ser!


Possa tu estar a festejar e beber;
Em Valhalla por uma noite inteira;
Antes mesmo que o deus Kristão;
Sequer saiba que tu estejas morto.


Possa tu viver até teus Cento e Dez anos.
E que possa a minha voz ser a ultima;
Que tu escutas em teus derradeiros momentos.


Que tu possas olhar no fundo do olho do pai Magnânimo sem se sentir culpado;
A ti não seja necessário esforço para manter seu nome limpo em sua merecida gloria.


quinta-feira, 7 de abril de 2011

O Alvíssmál


Oi galera hoje postarei a vocês mais um dos Eddos poéticos traduzido, espero que gostem. Alvíssmál (As Palavras de Alvíss) é um dos poemas da Edda Poética.Acredita-se que tenha sido redigido no século 11.Esse poema conta como Þórr conseguiu livrar sua filha de se casar com um anão.Embora o nome dessa filha nunca foi nomeada,muitos acreditam que seja Þrúðr.

Alvíssmál
Alvíss disse:
01-"Para cobrir os bancos a noiva está vindo comigo
chegando ao lar nesse momento.
Parecerá para todos que eu estou impaciente com o matrimônio.
Mas longe de casa ninguém consegue descanso."

Þórr disse:
02-"Que tipo de ser você é?Por que seu nariz é tão pálido?
Passou a noite com os mortos*?
Para mim parece que você possui o corpo de um Þurs*.
Você não nasceu para a noiva."

Alvíss disse:
03-"Eu me chamo Alvíss,e vivo em baixo da terra.
Eu tenho um lar abaixo das pedras.
O senhor dos vagões* eu vim visitar.
Nenhum homem quebrará a promessa."

Þórr disse:
04-"Eu quebrarei a promessa.Como pai dela,
eu tenho mais a dizer.Eu não estava no lar
quando ela foi prometida.
E só eu,dos deuses,a posso dar para matrimônio ."

Alvíss disse:
05-"Quem é esse homem,que diz
ter autoridade sobre a bela donzela?
Andarilho!Poucos o conhecerá.
Quem trouxe os anéis* para você?"

Þórr disse:
06-"Eu sou chamado Vinþórr!Eu andei muito.
Eu sou filho de Síðgrani*.Você não terá
a jovem moça por meu consentimento,
ou minha aprovação do casamento."

Alvíss disse:
07-"Eu logo terei seu consentimento,
e conseguirei sua aprovação.
Eu quero muito ter a moça branca como a neve
que é melhor que ficar sozinha*."

Þórr disse:
08-"Eu concederei a você o amor da donzela,sábio convidado,
darei a você o que você deseja,
se você puder me dizer tudo o que quero saber
sobre todos os mundos."

09-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Terra é chamada,que se estende abaixo
dos filhos dos homens,em todos os mundos?"

Alvíss disse:
10-"É chamada de "Jörð" pelos homens,"Fold" pelos Æsir,
"Vega" pelos Vanir,
"Ígroen" pelos Jötnar*,"Gróandi" pelos Álfar*,
e os Uppregin* a chamam de "Aur"."

Þórr disse:
11-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Céu é chamado
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
12-"É chamado de "Himinn" entre os homens,"Hlýrnir" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vindófni",
"Uppheim" pelos Jötnar,"Fagraræfr" pelos Álfar,
e os Dvergar* chamam de "Drjúpansal"."

Þórr disse:
13-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Lua é chamado,que é visto
pelos filhos dos homens,em todos os mundos?"

Alvíss disse:
14-"É chamado de "Máni" entre os homens,"Mylinn" pelos Deuses,
no Hel é chamado de "Hverfanda Hvél",
"Skyndi" pelos Jötnar,e "Skin" pelos Dvergar,
e os Álfar chamam de "Ártala"."

Þórr disse:
15-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Sol é chamada,que é vista pelos filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
16-"É chamada de "Sól" entre os homens,"Sunna" pelos Deuses,
os Dvergar chamam de "Dvalins Leika",
"Eygló" pelos Jötnar,os Álfar de "Fagrahvél",
e "Alskír" pelos filhos dos Æsir."

Þórr disse:
17-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como as Nuvens são chamadas,as que trazem a chuva,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
18-"São chamadas de "Ský" pelos homens,de "Skúrván" pelos Deuses,
os Vanir chama de "Vindflot",
"Úrván" os Jötnar,os Álfar de "veðrmegin",
e no Hel são chamadas de "Hjalm Huliðs"."

Þórr disse:
19-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Vento é chamado,que viaja a distancias,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
20-"É chamado de "Vindr" pelos homens,"Váfuðr pelos Deuses,
os Ginnregin* chamam de "Gneggjuð",
"OEpi os Jötnar,os Álfar de "Dynfara",
e no Hel é chamado de "Hviðuð"."

Þórr disse:
21-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como chamam a Calma,que que repousa,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
22-"É chamada de "Logn" pelos homens,de "Loegi" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vindlot",
"Ofhlý" pelos Jötnar,"Dagsefa" pelos Álfar,
e os Dvergar chamam de "Dagsveru"

Þórr disse:
23-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Mar é chamado,onde os homens navegam,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
24-"É chamado de "Sær" pelos homens,de "Síloegja" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vág",
"Álheim" pelos Jötnar,os Álfar de "Lagastaf",
e os Dvergar de "Djúpan Mar"."

Þórr disse:
25-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Fogo é chamado,que queima perante os filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
26-"É chamado de "Eldr" pelos homens,"Funi" pelos Æsir,
os Vanir chama de "Vág",
"Frekan" pelos Jötnar,"Forbrenni" pelos Dvergar,
e no Hel é chamado de "Hröðuð"."

Þórr disse:
27-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como as Florestas são chamadas,que crescem perante os filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
28-"São chamadas de "Viðr" pelos homens,de "Vallarfax" pelos Deuses,
no Hel é chamado de "Hlíðþang",
"Eldi" pelos Jötnar,os Álfar de "Fagrlima",
os Vanir chamam de "Vönd"."

Þórr disse:
29-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Noite é chamada,que Nörvi gerou,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
30-"É chamada de "Nótt" pelos homens,de "Njól" pelos Deuses,
os Ginnregin chamam de "Grímu",
"Óljós" pelos Jötnar,os Álfar de "Svefngaman",
e os Dvergar chamam de "Draumnjörum"."

Þórr disse:
31-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como o Grão é chamado,que os filhos dos homens plantam,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
32-"É chamado de "Bygg" pelos homens,"Barr" pelos Deuses,
os Vanir chamam de "Vöxt",
"Æti os Jötnar,os Álfar de "Lagastaf",
e no Hel é chamado de "Hnipin"."

Þórr disse:
33-"Me diga Alvíss,eu acho,anão,
que você sabe,o destino de todos os seres:
Como a Cerveja é chamada,que é bebida pelos filhos dos homens,
em todos os mundos?"

Alvíss disse:
34-"É chamada de "Öl" pelos homens,os Æsir de "Bjórr",
os Vanir chamam de "Veig",
"Hreinalög" pelos Jötnar,no Hel de "Mjöð",
e os filhos de Suttung chamam de "Sumbl"."

Þórr disse:
35-"Em um único coração* eu nunca vi
tanta sabedoria antiga,
mas eu enganei* você com palavras astutas.
Na luz do dia você está,anão*,
agora a Sól está brilhando no salão."

As Notas:
02/2* Os anões e elfos negros são relacionados com o mundo da morte.
02/3* Þurs são um dos vários nomes para designar os gigantes e aqui eles são relacionados
ao mundo da morte.
03/3* Þórr é o senhor dos vagões.
05/4* Isso parece indicar que o anão deu anéis como dote aos deuses,embora é apenas
suposição.
06/2* Óðinn.
07/4* Alvíss expressa seu amor pela donzela e diz a Þórr que é melhor ela ficar com ele do
que ficar sozinha sem marido.
10/3* Jötnar são os gigantes e Álfar são os elfos.
10/4* Uppregin são os deuses.
12/4* Dvergar são os anões.
20/2* Ginnregin são os deuses.
35/1* Indicando o ser,"Em um único ser eu nunca vi...".
35/3* Esse poema mostra que Þórr possui sua sabedoria.
35/4* Os anões se transformam em pedra em contato com a luz da Sol.

Significado dos Nomes:
1)Nomes da Terra -
Jörð=Terra,Fold=Campo,Vega=Caminhos,Ígroen=Esverdeada,Gróandi=Fértil,Aur=Argila.
2)Nomes do Céu
Himinn=Céu,Hlýrnir=Firmamento,Vindófni=Tecelão dos Ventos,Uppheim=Mundo
Superior,Fagraræfr=Teto Formoso,Drjúpansal=Salão das Chuvas.
3)Nomes da Lua
Máni=Lua,Mylinn=Avermelhado,Hverfanda Hvél=Roda Giratória,Skyndi=Veloz
,Skin=Brilhante,Ártala=Contador dos Anos.
4)Nomes da Sol
Sól=Sol,Sunna=Sol,Dvalins Leika=Brinquedo de Dvalin,Eygló=Sempre Ardente
,Fagrahvél=Bela Roda,Alskír=Toda-Brilhante.
5)Nomes das Nuvens
Ský=Nuvens,Skúrván=Esperança de Chuvas,Vindflot=Bolsa dos Ventos,Úrván=Esperança
de Chuvas,Veðrmegin=Tempo Poderoso,Hjalm Huliðs=Elmo da Invisibilidade.
6)Nomes do Vento
Vintr=Vento,Váfuðr=Oscilador,Gneggjuð=Sussurrante,OEpi=Rugido,Dynfara=Estrondo
Viajante,Hviðuð=Tempestuoso.
7)Nomes da Calma
Logn=Calma,Loegi=Quietude,Vindlot=Vento Tranqüilizante,Ofhlý=Morno,
Dagsefa=Sossega do Dia,Dagsveru=Abrigo do Dia.
8)Nomes Do Mar
Sær=Mar,Síloegja=Planície sem Fim,Vág=Onda,Álheim=Lar da Enguia,Lagastaf=Provedor
das Águas,Djúpan Mar=Mar Profundo.
9)Nomes do Fogo
Eldr=Fogo,Funi=Flama,Vág=Oscilante,Frekan=Ganancioso,Forbrenni=Ardido,
Hröðuð=Rápido.
10)Nomes das Florestas
Viðr=Floresta,Vallarfax=Juba dos Campos,Hlíðþang=Alga das Montanhas
,Eldi=Combustível,Fagrlima=Ramo Formoso,Vönd=Vara.
11)Nomes da Noite
Nótt=Noite,Njól=Negra,Grímu=Encapuzada,Óljós=Sem Luz,Svefngaman=Prazer do
Sono,Draumnjörun=Tecelã do Sonho.
12)Nomes do Grão
Bygg=Cevada,Barr=trigo,Vöxt=Vegetação,Æti=Comida,Lagastaf=Provedor da natureza
,Hnipin=Caule Esbelto.
13)Nomes da Cerveja
Öl=Cerveja,Bjórr=Malte,Veig=Espumante,Hreinalög=Brilhante Bebida,Mjöð=Hidromel
,Sumbl=Banquete.

Trabalho de Tradução Marcio A. Moreira.



segunda-feira, 4 de abril de 2011

A Cruz de Thorvald (Þorvald)

Oi galera hoje deixarei para você um trabalho de Marcio Moreira poéticas espero que gostem e que seja bem utilizado por todos.  

                             
Þórr=Thor.
Uma Representação de Þórr?
A Cruz que se encontra em Kirk Andreas na ilha de Man,e chamada de "Cruz de
Þorvald",tem cenas mitológicas envolvendo Deuses Nórdicos.Ela é provavelmente do
início do século 10.Numa das faces dessa cruz,podemos ver a luta do Deus Óðinn contra o
lobo Fenrir,seu tradicional inimigo.Na face A (da cruz) podemos ver Óðinn sendo devorado
por Fenrir e símbolos do Deus são vistos ao seu lado,ex:a suástica,a lança virada para baixo
indicando sua derrota,e uma águia pousada nos seus ombros.Alguns acreditam que essa
representação seria Víðarr matando Fenrir e não Óðinn.Mas como a evidencia de um culto
a Víðarr é escasso,podemos sugerir que essa imagem seja realmente Óðinn e o lobo.
Na face B,o que é hoje visto,quase que por todos os pesquisadores,como sendo
representação de cristo vitorioso sobre o paganismo,é na verdade Þórr.Se analisarmos
detalhadamente essa Face B,poderemos chegar nessa conclusão.O que a igreja vê sendo
como cristo segurando a cruz,com uma bíblia e vencendo satã é realmente Þórr enfrentando
Jörmungandr segurando seu martelo e parece segurar algo na outra mão.Þórr está com seu
cinto mágico e parece ter nas mãos a tábua das leis dos Deuses (ou o xadrez dos
Deuses),narrado no Völuspá.Essa tábua continha as leis Divinas e será encontrada
novamente após o Ragnarökr na planície Iðavöllr,e nada melhor do que representado nas
mãos de Þórr o protetor do mundo,que mantém a Lei e a Ordem no Universo.A Gautrekr
Saga relata que Þórr tinha poder sobre o Destino,sendo assim não é absurdo,o Deus ter nas
mãos as tábuas das leis.A serpente Miðgarðr (Jörmungandr) esta de acordo com os mitos,ou
seja,esta representada enrolada e a suástica (também símbolo de Þórr) é visto na
imagem.Ao lado de Þórr,podemos ver um peixe que também é um dos outros símbolos do
Deus.Os mitos confirmam isso:Þórr captura Loki disfarçado de salmão,Þórr pescava peixes
a mão como é dito numa saga,Þórr carrega duas baleias para a casa de Hymir,Þórr envia
uma baleia morta para seus seguidores que passavam fome em outra saga,Þórr come oito
salmões no castelo de Þrymr...
A serpente é representada duas vezes mais a explicação é obvia:abaixo de Þórr vemos a
serpente se levantando do mar e em seguida ela esta acima de Þórr mostrando o momento
em que os dois vão se enfrentar.Isso também esta de acordo com o que é narrado no
Völuspá,a serpente se levanta do mar e vai ao encontro de Þórr.As sagas nos conta que Þórr
era o maior rival do cristianismo e de cristo e até seu símbolo (o martelo) era o maior rival
da cruz,sendo assim é provável que missionários antigos transformaram o monumento
pagão em monumento cristão fazendo a antiga representação de Þórr numa representação
de cristo.A evidencia também nos mostra que os símbolos de Þórr e cristo eram
semelhantes.Como Þórr era o mais amado dos Deuses,o cristianismo usou a imagem do
Deus para colocar a de cristo em seu lugar,apagando assim seus vestígios.Essa dissertação
não visa ofender e nem denegrir a imagem do cristianismo,mas sim mostrar estudos sérios com fatos verdadeiros.


Face B: Þórr e Jormungandr.
Face A: Oðinn e Fenrir.