Páginas

sexta-feira, 25 de março de 2011

Caoineag ou Banshee: O Grito da morte!

Oi, galera! sexta feira e encerramos a nossa semana com mais um post sobre criaturas ou seres da cultura celta.
No post de hoje iremos falar sobre uma das fadas que povoam a cultura celta, mais precisamente o folclore irlândes.
Diferente da nossa primeira musa, a Baobhan Sith, que aparecia com sua forma majestosa e bela, hoje traremos fada Caoneag.
Também conhecida como Banshee, a Caoneag, é uma entidade das ravinas, aparecendo em qualquer momento, com sua pele branca, seu corpo esquelético,
seus olhos negros e seus lábios pálidos. Muito parecida com uma senhora de idade avançada, trajando de trapos à roupas fúnebres, com suas marcas de sangue.

Ela se posiciona no alto de um monte e lança seu temível grito agourento. Muitas lendas correm de como se nasce ou se vira uma Banshee, mas carece de fontes.
Com o passar dos tempos adquiriu inumeras versões, como a de uma donzela que chorava junto de córregos ou cachoeiras, ou mesmo a de um menino franzino que
murmurava aos quatro ventos, mas sua característica mais marcante é a da famosa velha irlandesa que se posiciona nas ravinas.
A Caoineag, seria a versão que daria a origem ao estereótipo de agouros de morte e as bruxas da idade das trevas.
Mulheres velhas, feias, misteriosas e com urros, gritos ou gargalhadas, já que durante a era das trevas, nenhum homem ou mulher poderia gargalhar, ou fazer qualquer coisa que " desestruturasse os valores canônicos"




Durante a caça as bruxas, que se extendeu por muito tempo, as mulheres que eram pegas e postas nas fogueiras da inquisição gritando de desespero
(é claro, seus corpos queimavam e o calor do fogo faria qualquer um gritar), essas "queima de bruxas" além de constantes eram um atrativo para a população que se
reunia para ver as mulheres queimarem, mas, na Irlanda e em alguns países onde o folclore celta deixara resquícios, a população era alertada à tampar os ouvidos ou
interromper a atenção do grito das mulheres, pois poderiam ser uma Caoineag que estaria gritando, lançando a todos uma maldição.
Mas é Óbvio, que a Caoineag não transmitia maldições, ou uma morte, mas apenas seu aviso, direcionado para aqueles que a ouvissem ou para um próximo à eles.
Para os povos irlandeses da era pré-cristã, antes de partirem para uma batalha os guerreiros saberiam se teriam êxito ou não e mesmo que na noite anterior ouvissem o grito de Caoineag, lutavam destemidamente para serem dignos das lágrimas de tal Fada.

Ok galera, e esse foi um post de sexta, um ótimo final de semana para todos e ouvidos atentos para qualquer grito estridente!


3 comentários:

  1. Parabéns pelo post, me ajudou em uma pesquisa sobre as banshees.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que pudemos ajudar.
    Qualquer duvida ou se precisar de ajuda é só pedir ^^

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante, a marca da minha bicicleta, q é sinonimo de resistencia, uma referencia nesse quesito, se trata da Banshee CO, marca canadense voltada ao ciclismo extremo.
    Isso me despertou a curiosidade em saber sobre a origem do nome da marca.

    Muito interessante.

    ResponderExcluir